A EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

Introdução

O Novo Testamento (NT) contém 27 Livros, que são apresentados por uma classificação em grupos ou categorias; a saber:

1. Biografias - são os quatro Evangelhos que descrevem a vida terrena de Jesus Cristo: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros (Mateus, Marcos e Lucas) são conhecidos como Evangelhos Sinóticos, pois eles descrevem narrativas quase que idênticas sobre um mesmo fato. Vejam o exemplo abaixo:

O Batismo de Jesus

Mateus 3:13-17. Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Marcos 19-11. Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Lucas 3:21-22. E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

2. História – apenas o livro de Atos dos Apóstolos, onde registra a história da Igreja Primitiva através da orientação do Espírito Santo.

3. As Epístolas – perfazem o total de 21 Cartas (de Romanos até Judas), sendo que a autoria de 13 delas é conferida ao Apóstolo Paulo. Elas  estão assim divididas:

- 9 (Nove) são direcionadas a Igrejas (de Romanos a 2 Tessalonicenses);

- 4 (Quatro) dirigidas a pessoas (de 1 Timóteo à Filemom);

- 1 (Uma) enviada aos Hebreus cristãos;

- 7 (Sete) direcionadas indistintamente (de Tiago a Judas).

3.1 As Cartas Paulinas: Podemos também apresenta-las por grupos ou classificação.

                  Epístola                         Local da Escrita                   Ano da Escrita

          1 Tessalonicenses                         Corinto                       52 Anno Domini (A.D.)

          2 Tessalonicenses                         Corinto                                53 A.D.

          1 Coríntios                                      Éfeso                                  57 A.D.

          2 Coríntios                                 Macedônia                              57 A.D.

             Romanos                                    Corinto                           57 ou 58 A.D.

             Gálatas                                   Macedônia                         57 ou 58 A.D.

             Efésios                                    Roma (prisão)                         62 A.D.

             Colossenses                           Roma (prisão)                         62 A.D.

             Filemom                                  Roma (prisão)                         62 A.D.

             Filipenses                               Roma (prisão)                          63 A.D.

           1 Timóteo                                 Macedônia                               64 A.D.

              Tito                                        Macedônia                               64 A.D.

           2 Timóteo                                      Roma                             67 ou 68 A.D.         

4. Profecia – apenas o Apocalipse, também conhecido como o livro da Revelação. Narra acerca da volta de Cristo á terra e dos eventos que o precederão.

Desenvolvimento

Uma Epístola, no contexto teológico, é uma carta da autoria de um Apóstolo, dirigida a uma ou mais igrejas cristãs (primitivas) e que foram inseridas no Novo Testamento. Outro significado, pode ser um texto de cunho poético, escrito em formato duma carta.

Essas Epístolas são também conhecidas como o “Evangelho das Regiões Celestiais ou a Epístola do Terceiro Céu”, pois ela se eleva das profundezas da ruina até as alturas da Redenção.  E, ainda, “Os Alpes do Novo Testamento”, pois Deus ordena que subamos passo a passo em nossa caminhada, para alcançarmos o mais elevado nível possível e, assim, nos colocarmos diante de Sua  Presença.

Éfeso

Capital da província romana na Ásia (Menor). Localizada no litoral leste do Mar Mediterrâneo. Com sua boa posição geográfica, proporcionava grandes trocas comerciais, sendo considerada uma das três maiores e mais importantes cidades do mundo antigo (as outras duas eram: Antioquia da Síria e Alexandria no Egito). Era também famosa por ser um núcleo religioso.

Desde tempos antigos, era conhecida pela suntuosidade do templo de Ártemis, considerado como uma das Sete Maravilhas do Mundo, á época. As outras seis, eram: a Pirâmide de Quéops – no Egito; os Jardins Suspensos da babilônia, a Estátua de Zeus – em Olímpia; na Grécia; o Mausoléu de Halicamasso 353 a 350 a.C, na Turquia; o Colosso de Rhodes, que levou dez anos para ser construído (de  292 a 280 a.C), na Grécia e o Farol de Alexandria.  

Antes da implantação do Cristianismo, a cidade de Éfeso teve uma responsabilidade muito importante na difusão desta fé religiosa.  Paulo visitou duas vezes esta cidade: Na primeira, quando retornava de sua segunda viagem missionária:

Atos 18:18-19. E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Aqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.

Na segunda vez, estava em sua terceira viagem missionária, permanecendo em Éfeso por 2 anos:

Atos 19:7-10. E estes eram, ao todo, uns doze homens. E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola dum certo Tirano. E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos.

A vinda do Apóstolo Paulo transformou esta cidade, como sendo o principal lugar para expandir o cristianismo, alcançando a Grécia e várias cidades próximas. Quando chegou à cidade, havia uma pequena Congregação sob a liderança de Apolo, mas eles ainda não conheciam acerca da Doutrina do Batismo com o Espírito Santo. Paulo os ensina e todos são agraciados com o seu recebimento. Através de sua atuação em Éfeso, garantiu grande reputação cristã a esta cidade.

 Atos 19:1-6. E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.  Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

Autoria: da Carta: o próprio apóstolo Paulo, embora haja questionamentos acerca de sua autoria.

Biografia do Autor: Paulo nasceu provavelmente no ano 5 da Era Cristã e faleceu no ano 67 d.C. Sua terra de nascimento foi Tarso, da Cilicia, onde localiza-se atualmente a Turquia.  Foi um dos principais divulgadores da doutrina cristã. Era Filho de judeus e gozava dos privilégios da cidadania romana, recebeu dois nomes. Seu nome em hebreu era Saulo, e no idioma romano Paulo.

Atos 16:36-38. E o carcereiro transmitiu a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que fosseis soltos; agora, pois, saí e ide em paz. Mas Paulo respondeu-lhes: Açoitaram-nos publicamente sem sermos condenados, sendo cidadãos romanos, e nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? De modo nenhum será assim; mas venham eles mesmos e nos tirem.  E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras, e estes temeram quando ouviram que eles eram romanos;  

Paulo era fariseu (significa separado), uma das três seitas judaicas de grande influência á época: “E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado” (Atos 23:6).

Data da Escrita: entre os anos 61 e 62 d.C.

Antes do nascimento de Jesus Cristo, os anos são contados de forma decrescente, sendo representados com a sigla a.C. Para ilustração, ano 350 antes de Cristo (350 a.C.) ou Século I a.C. A partir de seu nascimento, mudou para Anno Domini, idioma do Latim que significa “ano do Senhor”, o que chamamos de Era Cristã ou Era Comum.

Portanto, de seu nascimento em diante, os anos são contados de forma crescente, sendo representados pela sigla d.C., isto é, depois de Cristo. Paulo foi morto provavelmente no ano 67 ou 68 depois de Cristo (67 ou 68 d.C.). A expressão Anno Domini é, por vezes, substituído pela expressão mais formal e descritiva Anno Domini Nostri Iesu Christi - Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo". É, por vezes, ainda substituído pela expressão na “Era da Graça”. A forma de datação segundo o Anno Domini foi primeiramente utilizada na Europa Ocidental durante o século VIII.

Local da Escrita: provavelmente esta epístola foi escrita em Roma, quando Paulo estava na prisão. Estima-se que tenha escrito também a Epístola aos Colossenses logo depois da de Efésios. Sendo assim, enviou essas Cartas pelas mãos de Tíquico (Efésios 6:19-21). Ele também levou as Cartas aos Colossenses e a Filemon.

Efésios 6:19-21. E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo.

Destinatários: esta Carta tem uma característica Circular, isto é, provavelmente foi escrita para alcançar muitas pessoas e igrejas localizadas na província da Ásia, de que Éfeso era a capital e, entre elas, as sete Igrejas da Ásia, registradas no Livro de Apocalipse (cap. 2 e 3).

Tema: A Unidade de Cristo com a Sua Igreja. Esta carta é uma grande exposição de uma doutrina fundamental da pregação de Paulo: A unidade de todo o universo em Cristo; do judeu e o gentio em seu corpo (a igreja) e o propósito de Deus nesse corpo para o tempo presente e para a porvir (o futuro e a eternidade).

Divisão da Epístola: ela é dividida em duas seções: dos capítulos de 1 a 3, ele aborda sobre a doutrina verdadeira de Cristo. E dos capítulos de 4 a 6, Paulo fala da prática cristã. Paulo expõe a grandeza e glória da vocação cristã.

Propósito de sua escrita: Pode-se dizer que Paulo tinha um propósito tríplice ao escrever esta Carta:

1º - Seu anseio era de que eles crescessem na Fé, Amor, Sabedoria e na Revelação do Pai da Glória, por meio de “Cristo” (Efésios 1:15-17; 3:9-12);

Efésios 1:15-17, 22-23. Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

2º - Encorajá-los profundamente a viver de forma digna no Senhor Jesus Cristo, através da “Igreja do Senhor” (Efésios 1:22-23; 3:9-12).

Efésios 1:22-23; 3:9-12. E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (...). E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.

3º - Fortalecer a Fé dos Cristãos de Éfeso, ao revelar a plenitude do propósito eterno de Deus na redenção, concedendo-lhes as Armas Celestiais ou Espirituais (Efésios: 6:9-18). Desse texto, gostariamos de destacar:

Efésios 6:10-15. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Características Especiais desta Carta:  Ela apresenta uma Tríplice Manifestação do Poder de Deus:

1ª – O poder de Deus manifestado em relação a Cristo, numa Tríplice Manifestação do Poder de Deus, por meio da ressurreição, ascensão e exaltação.

Efésios 1:17-23. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,  que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus,  muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;  e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja,  que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas. 

2ª - O Seu Poder foi manifestado com relação à humanidade inteira, envolvendo três classes de pessoas:

a) Os gentios. Com relação a Israel, eram estrangeiros; com relação aos pactos, eram estranhos, porque todos os pactos foram feitos com Israel; com relação a Deus estavam condenados. Mas agora estão próximos pelo sangue de Cristo.

Efésios 2:11-13. Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

b) Os judeus. Entre o judeu e o gentio existia uma linha de demarcação rígida com respeito à religião. No templo de Jerusalém havia um pátio especial para os gentios, separado do “pátio de Israel” por uma parede. Nesta parede havia avisos proibindo aos gentios aproximarem-se mais, sob pena de morte. Mas no templo espiritual de Deus não há mais uma linha divisória. O judeu e o gentio têm “acesso ao Pai pelo mesmo Espírito”.

Efésios 2:14-18. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,  isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;  e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 

c) A Igreja de Deus. O gentio adorava em seu templo de ídolos, enquanto o judeu no grande santuário em Jerusalém.  Ambos agora, haviam deixado esses edifícios feitos por mãos humanas para formarem .um grande templo espiritual, cuja pedra angular é Cristo, cujo fundamento é formado pelos apóstolos e profetas e cujas pedras são os cristãos individuais — o conjunto formando um grande templo habitado por Deus, através do Espírito.

Efésios 2:19-22. Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;  no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor,  no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

3ª – Paulo apresenta uma exortação de forma tríplice para a Igreja:

Uma exortação a união (cap. 4:1-16); 2. Uma exortação para vivermos uma nova vida, ou seja, abandonarmos o homem velho e nos revestirmos do novo (cap. 4:17-32). Andar de conformidade com o Plano de Deus e; 3. Uma exortação para nos comportarmos de uma maneira nova (cap. 5:1-20).

4ª – Uma Tríplice exortação para a Família:

1. Esposas e esposos (cap. 5:21-33); 2. Filhos e pais. (cap. 6:1-7) e; 3. Escravos e senhores. (6:5-9).

5ª – Uma Tríplice Expressão de Vida Espiritual:

5.1. Poder (6:10-17). Uma exortação para vestir a completa armadura de Deus, (esta figura foi sugerida provavelmente pela armadura dos soldados romanos que guardavam Paulo), para que o cristão possa receber o Seu poder e combater o bom combate.

5.2. Oração (6:18-10). O “quando”, “como” e “por quem” da oração.

5.3. Paz (6:20-24). Depois de fazer uma referência pessoal a Tíquico, o apóstolo termina com uma bênção.

Conclusão

O apóstolo  Paulo, deixa de forma nítida nesta Epístola, que o cristão é chamado para viver uma vida de bons relacionamentos vocacionais: “E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles (os seus servos), deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas” (Efésios 6:9); e também familiares: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor (...). Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:22,25).

Esses relacionamentos devem ser regidos pelos princípios duma conduta que nos distinguam dos ímpios ou descrentes. Por conseguinte, o cristão deve estar o tempo todo atento “contra as astutas ciladas do diabo e sua hostes malignas” (Efésios 6:10-20).