A gripe espanhola de 1918 matou 50 milhões de pessoas em todo o mundo, uma referência das epidemias modernas, mas a questão se poder compará-la à epidemia do Covid-19?

Sobre as noticias, ligadas  ás medidas de combater o surto do novo vírus Corona, referendo ao presidente francês Emmanuel Macron que declarou  " considerando a mais grave crise de saúde em um século" foi à gripe espanhola que matou entre 240 e 250.000 pessoas na França entre 1918-1919.

Até agora, há uma enorme diferença entre o resultado da epidemia do século passado, milhões de pessoas morreram nos cinco continentes, as vítimas da epidemia de Corona se somam entre 3 e 5 mil. Refletindo uma diferença na natureza de dois vírus, o primeiro tipo A (H1N1)  e o segundo da família Coruna.

Freddy Fennet, especialista em geografia na Universidade de Paul Valerie do Montpellier,França, sublinhou estes diferentes cenários nos quais os dois vírus existem.

Em 2018,  foi publicou um livro sobre a história da gripe espanhola intitulado "A Grande Gripe" (publicações Vandemyer).

Outra diferença fundamental da gripe espanhola é que foi "na margem" da Primeira Guerra Mundial.

"A guerra foi nas manchetes dos grandes jornais, uma vez o caso do vírus Coruna foi o caso", considrou o especialista dos desastres e riscos naturais.

Além disso  uma reação indiferente dos países segundo Vinet assistindo pela televisão debates e comentários sendo que, durante a primeira onda do vírus em maio e julho de 1918 na Europa, as autoridades se mostraram ocupadas com outras questões e não com o problema.

Na França, por exemplo, não emergiu uma consciência sobre a gravidade da situação a não ser em outono de 1918, quando a epidemia atingiu seu clímax na sociedade. Naquela época,os procedimentos tomados forma de fechar os locais públicos, em escalas diferentes.

O resultado foi o número dos pacientes se agravou ao nível que não há como os trabalhadores nem as ferramentas serem até esterilizadas e permitir diminuir a epedemia que se alastrou.

O exército francês foi afetado, uma vez todos os países tomaram conhecimento  do impacto da epidemia e sobre o percurso da guerra.

Enfim, as únicas operações de prevenção efetivas de quarentena foram insuficientes para combater a epedemia, a excepção do exemplo de Samoa Oriental, supervisionada pela Marinha dos EUA, um dos poucos lugares que não sufriu com o vírus.

A origem desta epidemia passa a ser objeto do debate, o afectado pela primeira vez foram os Estados Unidos, março de 1918.  A ideia se este útimo virus foi origem da China,  Covid-19, mas até hoje nenhuma evidência pode confirmar tal hipótese.

O vírus gripe espanhola foi chamado assim porque foi a imprensa espanhola,  uma das primeiras divulgar sobre a doença na Europa, maio de 1918.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat - Marrocos