INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCACIONAL, SOCIAL E PROFISSIONAL LTDA – IDHESP

CURSO: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: AS PESSOAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

MINISTRANTE: PROFº WARLEY TEIXEIRA GOMES

EQUIPE: ELIZABETH SANTANA

TEXTO

A EMERGÊNCIA DO PENSAMENTO COMPLEXO NAS ORGANIZAÇÕES

            O atual cenário mundial acabou provocando a competitividade e essa passa a ser um mal necessário. Dessa forma, para acompanhar essa nova perspectiva é imprescindível uma mudança de mentalidade que leva a dois elementos fundamentais, a informação e o conhecimento.

            A partir dessa dinâmica organizacional, muitas abordagens advindas da ciência exata e da natureza foram transportadas para o ambiente empresarial. Contudo, à medida que alguns cientistas avançavam, apareciam as incertezas, as contradições, deixando espaço para novas concepções, aí surge a relatividade de Einstein, onde o padrão de incerteza, prevalece, onde há o imprevisível, o novo, o tão requisitado nesse novo contexto mundial.

            Diante das mudanças, as empresas passaram a buscar o pensamento de inovação, liderança, do debate, da adaptação, colocando o indivíduo como agente no processo de co-evolução com o objetivo de melhorias tanto para a empresa quanto para o cliente, assim, consequentemente a satisfação no mercado, melhores produtos, melhores empresas.