Filosofia de 11ª classe

Licão n˚ 1

Tema: A emergência do filosofar

            A filosofia como um acontecimento histórico é considerada como “milagre grego”. Ora, foi na Grécia onde pela primeira vez na história da humanidade que os homens tomaram uma atitude crítica da realidade, daquilo que era explicada na base dos mitos[1]. Os mitos eram contados pelos sábios, velhos, sacerdotes ou por todos aqueles que gozava de uma autoridade.     Com as viagens marítimas nos lagos, os homens descobriram que nos lugares onde os mitos diziam que eram habitados por deuses ou por seres sobrenaturais, eram habitados pelos outros seres humanos. Ora, doravante o homem propôs-se a buscar a verdade das coisas, não se limitando nos mitos mas sim no uso do logos que é a razão, isto é, explicar a realidade na base da sua racionalidade. Contudo, é importante ressaltar aqui que por natureza todos os homens se colocam questões filosóficas tais como: Quem somo? Qual é o sentido da vida? É relevante esclarecer aqui que não é necessário que seja filósofo para se colocar estes tipos de perguntas, qualquer homem comum pode se colocar estas questões, de forma consciente ou inconsciente, não deixará de ser uma preocupação para toda a humanidade, porque quem as fez não é filósofo.

            A pergunta que permanece em todas as épocas, que todos os filósofos se propuseram a responder, de uma forma diferente, nós aqui iremos trazer as respostas de dois filósofos gregos, Platão e Aristóteles. Estes na medida em que respondia a esta questão foram unânime ao responder esta pergunta, concluíram que a filosofia nasce do espanto e da admiração , isto é, os espirito filosófico nasce na medida em que, nos espantamos ou nos admiramos de tudo o que acontecem na natureza.

            Para terminar concluímos que existe uma filosofia espontânea, que pode ser praticada por todos os homens e uma filosofia sistemática, que é ensinada nas escolas, através das teorias, paradigmas que foram estabelecidas por filósofos e, nós nos empenharemos em estudar a filosofia sistemática.

 

Referência bibliográfica

            ANTISERI, Dário e REALE, Giovanni. (1990). História da Filosofia: Antiguidade e Idade

            CHAUI, Marilena. [2003]. Introdução a história da filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. 2ª . ed. ,são Paulo, [s,n], v. 1.

            BORGES, T,F; PAIVA, M e TAVARES, O. (2017). Introducao a filosofia 11ª classe. Maputo, plural Editores.

 

 

 

[1] É o conjunto de narrativas e doutrinas tradicionais que procuraram explicar a origem do mundo, do homem, etc., recorrendo a seres sobrenaturais, isto é, a a entidades tidas como dividas, mas com defeitos e as virtudes próprios do ser humano.