A EDUCAÇÃO QUE O ELEITORADO PRECISA
Por Aldeny Alves de Oliveira | 23/11/2017 | EducaçãoConforme o colunista Andrew Amaurick, “parte do eleitorado brasileiro não tem condições para eleger um bom candidato, devido á limitação cognitiva dos eleitores”. Visto que um dos problemas enfrentado pela grande parte dos representados ao longo do tempo é que eles não sabem da importância dos votos. Essa situação vivenciada dificulta a análise de todo o contexto histórico do eleitorado, mas é possível analisar algumas mudanças, tais como: a imigração, desalienação e publicidade.
Sabe-se que os fluxos imigratórios ocorrem pela busca de melhores condições de vida e trabalho. Inúmeras pessoas que efetuam o ato da imigração não sabem que com a chegada delas o contexto sofre modificações, tanto econômico quanto político. Vale ressaltar que a má educação gera bons telespectadores, péssimos eleitores e muitos candidatos. Pois, a alienação ainda está presente em meio ao eleitorado brasileiro, todavia percebemos que alguns eleitores têm conseguido desalienar-se, ou melhor, libertar-se da persuasão política.
Atualmente, há pessoas que são “martelos”: mais conhecidas como “desalienadas”, mas também há indivíduos que são nozes: conhecidas como “alienadas”. Às vezes, é necessário relembrar que todos os eleitores são seres humanos, e segundo o filósofo Immanuel Kant,”todo ser humano é um ser racional”. Sendo assim, após a quebra da camada protetora, as pessoas darão mais crédito ao que vem da razão, ou seja, deixando de lado a emoção na hora de decidir o voto.
É perceptível que algumas medidas adotadas pelos candidatos ferem os valores éticos, estéticos e morais. Haja vista que muitos têm feito gracejos, por exemplo, denegrindo a própria imagem. Na maioria das vezes, essas atitudes fazem com que os eleitores desiludidos com a situação da nação votem nestes políticos, uma vez que eles consideram a política do país uma verdadeira “palhaçada”.
Portanto, nota-se que os fluxos imigratórios têm influenciado no eleitorado. Assim, como a campanha publicitária, já estava sendo assistida como um espetáculo de comédia. Já a desalienação abriu a mente das pessoas que encontravam presas em um mundo sem importância. Percebe-se a necessidade de rever as leis do país, no tocante as eleições, criando leis mais firmes que possam coibir os candidatos que tentam popularizar-se de forma ridicularizada. Espera-se ainda que o “Poder Legislativo” crie projetos para que possam discutir a situação dos imigrantes, antes que esses se tornem eleitores. Essas medidas são necessárias para que o Brasil possua um eleitorado educado e pensante.