A educação infantil desde sempre vem trabalhando com crianças que de 0 á 6 anos de idade, onde com ajuda de métodos que venham facilitar o aprendizado da criança, ensina ela desde cedo a ligar os pontos, leitura e raciocinar. Mas a educação infantil não é exclusivamente ligada somente á escola, mas do ambiente que a criança se encontra, como por exemplo, normalmente as crianças acabam trazendo palavras que são oriundas de dentro de casa, como palavrões e gestos que são trocados desde com seus educadores ou com coleguinhas, ficando assim dever da escola e dos responsáveis mostrar ao aluno que aquela atitude não corresponde á uma boa atitude e que não coopera com o seu aprendizado. Com isso percebemos que o aprendizado dentro de casa tem que andar lado a lado com o aprendizado dentro da sala de aula, para que assim seja facilitado. A educação empregada pelo educador é em conjunto com a psicologia do aluno, pois o educador irá tornar a criança o aluno, ensinando-o., pois como já mencionado a criança fica exposta a diversas dimensões de educação, fora e dentro da sala de aula, para o educador isso acaba sendo um desafio de como utilizar atividades e projetos para envolver a criança na área desejada.

            Inicialmente o educador procura sempre envolver os pais e a sociedade dentro do projeto educacional dos alunos, deixando assim de ser um projeto ou atividade privado, mas aberto para o publico, ampliando assim o universo cultural da criança permitindo que a mesma venha interagir mais, rompendo toda aquela questão de padrão do instituto de que a criança só aprende dentro da instituição, mas a mesma pode aprender em conjunto com a família, e com orientação do educador.

            Com o tempo o educador saberá como desenvolver e ingressar o aluno cada vez mais dentro da sala de aula, e faze-lo com que se comunique com todos ao seu redor e pratique a atividade desejada. E isso permite ao aluno ao longo do tempo desde o seu jardim de infância ter o maior numero de experiências educacionais, e pesquisas propostas, seja dentro ou fora da sala de aula, mas tudo foi empregado por um educador dando inicio a atividade/projeto. Como por exemplo, quando a criança já se encontra maior, sabendo ler e escrever o educador procura atividades que facilite mais o seu desenvolvimento o estimule e que a sociedade perceba o progresso educacional de cada aluno.

            Vários profissionais atuante na área de pedagogia desenvolvem diversas atividades e projetos ligados com o despertar de interesse infantil, para que a criança venha obter mais facilidade no aprendizado e assim facilitando o aprendizado de aluno para aluno. Há várias atividades e projetos que podem se desenvolver trabalhando com todas as matérias que são ministradas naquela faixa etária de idade dos alunos, como por exemplo, um jornalzinho o qual os alunos próprios podem trabalhar e é envolvido o português, leitura, matemática quando trabalha com alguma informação de dados, geografia quando é trabalhado com o tempo, historia quando trabalha com a origem de algo, e mais assuntos que podem ser introduzidos no jornalzinho com a ajuda do educador e com a cooperação de todos os alunos, onde depois esse jornalzinho pode ser distribuído a todos da escola, os pais e da sociedade, para verem como esta sendo o progresso do educador com aquela determinada turma.

            Todo esse projeto que o pedagógico desenvolve envolve um plano pedagógico especifico para aquela faixa etária de idade, sabendo assim que desde cedo que a criança é introduzida no meio educacional deve estimular para que a mesma sinta vontade de aprender e de sempre obter mais conhecimento, acompanhando assim sua idade em decorrer das series que vai passando, e o educador acompanhando o progredir de cada aluno.

Rosana Barros