Agora, que já sabemos que a França é a campeã do mundo, podemos fazer algumas analogias no tocante a educação com esta tão incrível copa da imigração, e o continente que mais cedem jogadores ao time campeão, foi a África, qual a razão de falarmos em educação com comparações a questão multirracial de várias seleções, entre as 32 que estavam disputando esta vigésima primeira copa do mundo. Em primeiro lugar, a França campeã, é o modelo de grande revoluções culturais, lembrando para o mundo que as três palavras mais conhecidas de seu pais sempre será “liberdade, igualdade e fraternidade”. Liberdade para que todas as crianças do planeta possam ter para estudar ou frequentar um banco escolar. Igualdade em todos os setores, pois em um simples casebre pode estar surgindo um grande gênio no futuro, basta apenas ter oportunidadee fraternidade entre os povos e todos dirigentes desses países, para que a educação esteja presente em todos os momentos, vimos agora recentemente com o emocionante desfecho do salvamento da 12 crianças e seu treinador na caverna da Tailândia. Quis o destino divino, que uma dessas crianças soubesse o idioma inglês e assim conseguiu se comunicar com um mergulhador que estava passando as férias neste país do sudeste asiático e comunicar para as autoridades Tailandesas a incrível descoberta, graças a educação de uma criança, o mundo todo pode assistir aliviado o ato final. Então voltando a nossa analogia sobre a França campeã, copa do mundo e a educação desses imigrantes que hoje são heróis nacionais, atravessar uma fronteira, para alguns, não é só por causa da fome endêmica e sim estudar em um novo país e ser útil para si mesmo, a educação e o futebol fará com estes trampolim incrível, pois só chutar uma bola não resultaria em nada, é necessário aprender o idioma e também saber conviver com a fama meteórica, portanto , repito que a porta do sucesso mundial é focar na educação das crianças de seus países , para que o mundo todo os vejam como cidadãos de índole e sucesso. Não apenas de forma efêmera mas para a eternidade, povo sem educação é povo oprimido, e o mundo atual não suporta mais o marasmo da ignorância, por isso que vários times famosos do mundo usam o mesmo slogan, bom de bola bom na escola. A nossa copa do mundo é a educação, e os grandes artilheiros são as crianças e os seus abnegados professores.

Indajaia Carlos Pires (1) Graduado em História; Professor na Rede Particular de Ensino na cidade de Campo Grande.

Adriana Peres De Barros (2) Graduada em Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização e Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

Jane Gomes de Castro (3) Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.

Durcilene Soares Ferreira ( 4) Graduada em Pedagogia , Especialista em Psicopedagogia da Educação e professora.