A Educação Infantil: Aspectos positivos da leitura e escrita

 

Por: João Arnoud de Oliveira Filho

[email protected]

 

OLWA University

INTRODUÇÃO

A educação infantil é uma educação em que os objetivos nos intelectuais áreas emocionais e motoras sociais, intimamente relacionados com a preparação da criança para o ensino regular, sejam atendidos. Não é um primeiro grau para o menor, tem entre seus objetivos o ensino formal da leitura e escrita. No entanto, o professor não pode ficar de braços cruzados à espera para a criança e a criança vir a primeiro grau, não deve limitar o tempo de iniciação para o conhecimento da leitura e da escrita, mas para introduzir o menino e a menina de cedo no mundo da linguagem escrita (jornal, sinais, histórias, livros, de modo que a partir de suas experiências e experiências com este meio, você pode começar a construir o sistema da linguagem escrita; o professor deve ser um promotor do desenvolvimento e endereço encontrarem, criar ou provocar situações que confrontam o aluno com o mais adequado para ele experiências. Introduzir os alunos na língua escrita deve implicar que o professor conhece o processo de aprendizagem nesta área, e considerar as experiências em casa, na pré-escola, as expectativas e as diferenças individuais, a fim de tomar uma decisão educacional.

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação, leitura, escrita.

Evolução da Educação Infantil no ensino da leitura e da escrita

 

Desde a sua criação, educação pré-escolar teve como objetivo treinar meninos e meninas, quase compulsivamente, na aquisição de leitura e escrita por longas horas. Pouca consideração para o desenvolvimento e as diferenças individuais das crianças conhecidas. Como resultado, ele ensinou a todos igualmente, desde a educação pré-escolar de entrar.

Em torno dos 20 anos, com o surgimento da psicologia do desenvolvimento, a idéia de não forçar a criança, mas esperar até que eles estavam presentes para aprender as condições necessárias. Assim, o desenvolvimento de listas de pré-requisitos para a aprendizagem de leitura e escrita começa, e a importância da avaliação para definir o momento exato em que a criança está madura para a aprendizagem. No entanto, apesar destas considerações, muitas das crianças falharam em aprender a ler. (Open National University, 1994) Para Solé (2001) versão dos pré-requisitos é baseada em uma conta cumulativa de aprendizagem, segundo a qual é possível estabelecer, para o aprendizado mais complexo, um conjunto de aprendizagem supostamente ligado a, e cuja realização é essencial para alcançar a exigência ao mesmo. Estas idéias justificar a prática de atividades pré-leitura, cuja relação com o processo de leitura é quase sempre impossível provar; também levar a pitorescas explicações encontrar para as dificuldades previsíveis de estudantes em seu encontro com a leitura e aprendendo a proposta básica que é considerada, muitas vezes injustamente, responsável pelo aprendizado insatisfatório.

Desde o início dos anos 60, eles começam a definir duas posições na educação pré-escolar sobre o ensino da leitura e escrita a este nível. A primeira enfatiza o exercício das competências que são consideradas pré-requisitos para a aprendizagem, ele propõe a levar a criança à maturidade nestas áreas antes de iniciar o ensino formal da língua escrita. O segundo postula que a aquisição da leitura e escrita depende da eficácia dos procedimentos utilizados pelo professor, o início de aprendizagem destes processos não devem ser feitas em um momento especial, porque os mais manipulam e uma criança experimenta materiais impresso mais rápido que você possa entender o significado desta.

Tais posições em relação ao ensino da leitura nos estágios iniciais de escolaridade, pertencer a uma visão reducionista e estreito que concebe a leitura como um mero código de processo de tradução, incompatível com a imagem de um estudante ativo e um ensino cuja missão é incentivar e estimular o desenvolvimento. (Sole, 2001) Hoje, o calendário escolar deste nível tem evoluído a partir de uma série de atividades sem seqüência sem planejamento para ser um campo da educação, o que gerou um conjunto de métodos altamente estruturado, técnicas e atitudes ensino que beneficiam a criança e a criança.

 

Um estudo de caso: Leitura e Escrita na Venezuela na Educação Infantil

 

Durante décadas, o ensino pré-escolar na Venezuela foi exercida por pessoas que transformaram o pré-escolar em um primeiro grau tentando ensinar a ler e escrever, sem considerar nem os requisitos para a aprendizagem e as necessidades e motivações da criança e da criança. Não é até 1980, com a promulgação da Lei Orgânica de Educação (LOE), quando afirma que a aprendizagem de leitura e escrita deve começar quando a criança está madura para isso; e a sua promoção, quando o seu desempenho assim o permitir. O foco da Lei Orgânica de Educação sobre o ensino da leitura e da escrita é flexível, pois não estabelece as mesmas restrições para todos os rapazes e raparigas que são da mesma idade ou que freqüentam o mesmo nível inicial.

A partir da noção de diferenças individuais em desenvolvimento, o conhecimento dos processos de leitura e escrita e habilidades ou requisitos para a aprendizagem, a lei prevê que, durante a educação inicial pode trazer leitura e escrevendo para as crianças que, após o treinamento apropriado e seqüencial, tenham atingido um grau de maturidade que lhes permite aprender a ler e escrever facilmente com motivação e interesse. Além disso, as regras dos anos 84-85 do Ministério da Educação, afirmando que o ensino da leitura e da escrita deve ser deixada para o primeiro grau do que era a educação, em seguida, primário, apenas afirma que pré-escola deve estar preparada para menino e uma menina de início mais tarde na aprendizagem da leitura e da escrita. Que a legislação elimina o ensino formal da leitura e da escrita ao nível pré-escolar, evitando assim muitos abusos de crianças pré-escolares, porque as altas exigências do trabalho produzido insucesso escolares freqüentes e falta de motivação. Este regulamento estabelece que pré-escolar seja projetado para alcançar aquisições no menino e menina que promover ainda mais a aprendizagem da leitura e escrita, de modo que este nível deve abordar o planejamento e implementação de atividades para estimular essas aquisições.

Este regulamento foi útil para explicar aos pais que pré-escolar não foi um primeiro grau de crianças mais novas, mas um nível educacional onde atinge objetivos importantes, pois foram cumpridos nas áreas social, intelectual, emocional e motor, intimamente relacionado com a preparação da criança para o ensino regular.

A regulamentação do ensino formal da leitura e da escrita na pré-escola era uma necessidade para a educação venezuelana, no entanto, a medida foi interpretada incorretamente por alguns professores e administradores, que dedicaram exclusivamente à realização de atividades de dimensionamento como mecânica, sem se relacionar com o desenvolvimento da linguagem e o ato de leitura e escrita. Desta forma, os programas, exercícios, livros, que só atendiam a informar o professor sobre a realização de atividades, mas sem fornecer os motivos ou as implicações que estes exercícios foram em relação à maturidade para leitura e escrita foi criada. (Open National University, 1994) Outro documento que orienta a ação dos professores na educação infantil são normas complementares sobre os processos de avaliação ao nível da Educação Infantil - Regulamento da Lei Orgânica; eles foram promulgadas em 9 de Abril de 1986. No Capítulo II, o regime de avaliação Educação Infantil, especificamente no artigo 7, os requisitos para a promoção são definidos em primeiro grau: pelo menos seis anos de idade ou quando a criança demonstra, por ensaios especiais, que tem um nível mais elevado em cinco áreas de desenvolvimento. Já não é necessário dominar as habilidades de leitura e escrita. Este artigo é violado por muitas instituições, na sua maioria privados, em que é necessário que a criança e a criança possa ler e escrever como os requisitos para a entrada de primeiro grau, e às vezes eles é submetido a testes de admissão de violar todas as regras para respeito. (Alfaro, 2000)

Considerando todo o quadro, o nível inicial pode ser conceituada em relação ao seu papel na aprendizagem da leitura e da escrita, por um lado, como um estágio em que as habilidades básicas necessárias para iniciar a leitura e a escrita são exercidas; Para este fim, devem desenvolver atividades educativas que levam a criança a aprender a ler e escrever. Outra forma de conceituar, é de considerar que o foco da pré-escola é o desenvolvimento de habilidades e meninas em áreas como a leitura, adicione escrever, subtrair, entre outros.

Esta dualidade de conceituações pode confundir o professor, como ele propôs e exigiu duas atitudes e comportamentos diferentes, aos quais deverão ter lugar; você pode assumir que pré-escolar é um nível educacional onde objetivos importantes são atendidas nas áreas social, intelectual, emocional e motor, intimamente relacionado com a preparação da criança para o ensino regular; e você também pode completar as duas posições e não descarta a preparação da criança na leitura e na escrita. (Open National University, 1994)

É ou não para ensinar leitura e escrita na educação?

Visão de Emilia Ferreiro

Ferreiro (2000) argumenta que a questão está mal formulada, pois, se a resposta é NÃO equivalente a deixando essa responsabilidade para o nível primário. Se a resposta for SIM, pressupõe introduzir práticas pré ruins de primário. A proposta é reformular a pergunta do outro centrado na aprendizagem e não no ensino: É ou não permitir que as crianças aprendam sobre a língua escrita na pré-escola?

Neste caso, a resposta é única (SIM). A criança deve, portanto, têm diferentes experiências com a linguagem escrita: explorar diferentes materiais descubra as diferenças entre imagem e texto, descobrir as partes de um livro, entre outros.

Quando o pré assume as reivindicações de crianças primárias estão vindos para este segundo nível sem saber nada, também aceita a carga de preparação nos termos estabelecidos pela principal: começa a prática sílaba na pré-escola, a disponibilidade do lado, plana, etc. Outra posição - de absurda a língua escrita é apenas ofertas primaria- porque as situações para proporcionar às crianças interagir com variedade de materiais que inclui o sistema de escrita é lidar com a linguagem escrita.

Ferreiro (2000) explica que os estágios de Piaget têm sido utilizados como indicadores de maturidade cognitiva para explicar o que a criança pode ou não pode aprender em algum momento; no entanto, estas fases têm explorado para gerar muito proibições: uma coisa é que a criança não pode fazer certas obras intelectuais a certo ponto e outra está sendo proibido de fazer contato com objetos e problemas que desafiam suas possibilidades existentes. Por exemplo, a proibição de abordar a escrita até que a criança amadurece idioma. Um ambiente no qual a aprender, ela não proíbe aprender, deve ter livros e deixe circular a informação sobre a linguagem escrita. Se eu proibir a linguagem escrita, eu criar um ambiente escolar em que a escrita não tem lugar; enquanto o mundo à sua volta, a escrita tem o seu lugar.

Ler e escrever a este nível

Leia implica uma atividade intelectual onde o leitor interage com o texto escrito para extrair um significado através da interação do conhecimento do leitor e o conteúdo de texto (Fraca 2003). Se uma criança leva um livro de histórias com a intenção de lê-lo, olhar para as palavras exibe imagens e constrói uma história que é um produto de conhecimento sobre o assunto, então se diz que você está lendo. Portanto, ler nos estágios iniciais da aprendizagem da leitura é uma espécie de criação do conteúdo da mensagem ou o texto, pelo que a criança está a desenvolver, a fim de obter informações, lazer ou recreação.

Da mesma forma, Fraca (2003) argumenta que outro aspecto que pode parecer evidência de uma atividade de leitura envolve antecipações que as crianças fazem quando ouvem a leitura de uma história. Tudo isto constitui indicadores que compõem a criança está lendo.

O roteiro, por sua vez, é uma atividade intelectual por meio do qual as mensagens são transmitidas significados através de um sistema de escrita, sob a forma de textos, em uma determinada situação e com uma intenção específica (Fraca 2003). A criança, em seguida, desenhar uma imagem, descrita por uma carta. Manifestação de escrita a este nível deve ser avaliado a partir de três dimensões: (a) o nível de conhecimento de que o reconhecimento alfabeto do código, direcionalidade e os aspectos formais da escrita (pontuação, letras maiúsculas, minúsculas, etc.); (B) a reflexão é feito sobre os processos de escrita e leitura; e (c) a funcionalidade dos textos em termos de seus efeitos: requerente, descrevendo, relatórios, etc.

A partir da revisão teórica que tem sido feito, parece claro que a leitura e a escrita têm um lugar na educação da primeira infância, um lugar que cada escola deve especificar nas suas propostas educacionais. Inicialmente, devemos reconhecer que o sistema de linguagem escrita é complexa e exigirá esforços dos professores e as crianças vão abordar o ensino e a aprendizagem. Mas isso não deve significar subestimar sua capacidade ou tentar reduzir este complexo sistema a um conjunto de sub-habilidades de ligações duvidosas com a leitura. (Solé, 2001).

Como entrar em contato com a criança com a língua escrita?

Alguns estudos, como Fraca (2003) e Salgado (2000) propõem um endereço de pedagogia pré-escolar, onde você trabalha a partir da noção de discurso como a unidade mínima de significado e usadas para formar frases ou textos. As atividades iniciais devem ser direcionadas para o desenvolvimento da oralidade e da escrita do desenho sobre temas que são então suplementadas com escritos sobre ele (escrevendo as crianças que acompanham os desenhos). Letras, crivos, receitas, desenhos animados, acondicionamento, etc.: É também permitir o tratamento de vários materiais escritos devem tudo isso a fim de utilizar a língua escrita relacionada com a linguagem oral da criança, com base em sua experiência; reconhecer palavras inteiras, o nome das letras; exercitar a memória auditiva, memória visual, seqüência, a progressão da esquerda para a direita e de cima para baixo e de associar o som com o símbolo.

Mais tarde, as crianças devem interagir com orações definidas como um conjunto de palavras com sentido pleno, através de: desenvolvimento de tiras e quebra-cabeças em quadrinhos, descoberta ou intrusão de elementos estrangeiros na oração. Por fim, determinar o texto como ponto de referência para a maioria das estratégias: produzir histórias, cartões, mercado pronto, entre outros.

Teberosky (2001), por sua vez, apresenta uma abordagem diferente para o processo de ensino-aprendizagem, propondo novas formas de organização de atividades educativas, em que duas funções são selecionadas: a escrita funcional e ficcional escrito; e dois tipos de textos: a escrita do mundo urbana e documental escrita. Estas novas formas de organizar atividades de aprendizagem exigem novas metas, para o qual se propõe a estender os alvos conhecidos de código de domínio, controle gráfico, identificação visual de palavras ou entendimento com objetivos novos e cada vez mais precisos. Solé (2001) acredita que as maiorias das crianças já começaram, de fato, entre em contato com a leitura antes de formação inicial onde há muito que pode ser feito sem recorrer ao código. Então, trazer as crianças para a leitura na educação infantil, que está mais perto de algo que, em sua maioria já sabe, o que geralmente proporciona experiência gratificante e divertida, e parte de sua vida.

O ensino inicial da leitura-para esta autoridade deve assegurar uma interação significativa e funcional da criança com a linguagem escrita. Para alguns, isso irá prolongar a aprendizagem já começou na sua família e os outros será a ocasião para realizá-las, que não deve ser adiada mais uma vez. Para promover essa interação envolve presenças indiscriminadas pertinentes e não da escrita em sala de aula. Implica especialmente adultos que são responsáveis ​​por educar as crianças a usar a linguagem escrita, sempre que possível e necessário, antes deles, tornando-os compreender o seu valor comunicativo. Se esta abordagem se sentir a necessidade de explorar o código, sem grande inconveniente para responder à sua curiosidade com a informação relevante à medida das suas necessidades.

Jolibert (2001, 1991) fornece uma abordagem didática integrada, globalizante, abrangendo tanto a aprender a ler e aprender a produzir textos na escola. Propõe-se como um ponto de partida para aprender a ler é aprender a interrogar textos completos, desde a educação infantil; o segundo princípio em que se baseia o texto argumenta que a questão envolve ativamente construir significado, dependendo de suas necessidades e projetos de diferentes chaves, de naturezas diferentes e relevantes para articular estratégias; o terceiro dos princípios estabelece que toda a aprendizagem está se movendo de uma complexidade percebida e complexidade estruturada turva gradativamente, pela longa prática de interação com ele; quarto argumenta que não se pode separar a aprendizagem da leitura de aprender a produzir; você aprender a ler produção de textos e aprender a produzir a leitura do texto; O quinto princípio stands que podem ser usados ​​para demarcar as competências lingüísticas comuns, tanto para aprender a ler e aprender a produzir textos.

Em suma, este autor revaloriza ensino, enfatizando que o objetivo não é ensinar a leitura, mas as crianças se tornam leitores. Com esta conta de propostas, temos tentado para ilustrar como você pode fazer a abordagem do texto escrito, tanto do ponto de vista da escrita como leitura, os alunos da escola menor, a fim desmistificar e discutir a relevância da introdução da linguagem escrita no nível inicial.

 

CONCLUSÃO:

Embora as razões sejam questionável ou aceitável, o fato é que na maioria das classes de pré-escola estão tentando ensinar a ler e escrever. Por isso, a preocupação hoje deve se concentrar em como fazê-lo. Programas adaptados às comercialmente materiais preparados são mais freqüentemente selecionados; mas... Por que isso acontece? Durkin (1998) explica duas razões: (a) muito poucos professores pré-escolares estavam preparados para ensinar a ler quando de repente eles descobriram que a responsabilidade. Não sabendo o que fazer refugiou-se nos manuais ou textos; e (b) um manual, texto ou pasta de trabalho é visível e, através dele é fácil convencer os pais de que está sendo ensinado a ler.

O professor pré-escolar deve ter imaginação para criar materiais de ensino infantil centrado e tem de aprender a comunicar aos pais que estão ensinando a ler. Primeiro e mais importante é que o professor vai estimular a criança, promovendo a descoberta das funções sociais da escrita; ou seja, que os alunos conheçam os usos da leitura e da escrita, tais como: o prazer de recriar com uma leitura divertida; o benefício de saber como e onde encontrar uma maneira útil para jogar, aprender ou trabalhar de informação; a vantagem de escrever para organizar idéias e evitar a sobrecarga da memória; entre outras.

Imagine o leitor o que acontece se a criança aprende a ler está corretamente decifrar um conjunto de sons que não dizem nada, sem sentido ou aprender a escrever sem qualquer função.

            Por isso, uma das recomendações que podem ser feitas é sistematizar o ensino ou ordenar as atividades para descobrir as funções sociais da escrita. Incorporar aprendizagem de leitura e escrita na pré-escola deve adicionar alegria e auto-estima da criança. Ajuda na aprendizagem de leitura e escrita na pré-escola não causa danos; ou seja, ele não está prestes a deixar a responsabilidade inteiramente a um nível ou outro. Pelo contrário, os benefícios futuros que ocorreria se as escolas primárias mudar seus programas de ensino para que acomodassem à pré-escola aprendizagem, porque o que é aprendido na pré-escola deve ser usado e ampliado nos anos seguintes.

Antes, era comum encontrar autoridades sobre o ensino da leitura e da escrita que estabelecem a idade de 6 anos e meio para começar nestes processos, como foram baseados no nível de maturidade necessária para começar a ler. Embora o nível de maturidade seja necessário, não é argumento válido para a idade específica que pode ser universalmente aplicado a todas as crianças. Um aspecto muito importante é promover o interesse de cada criança quer aprender a ler e escrever, independentemente do nível de preparação. Criança são as características que determinam as decisões sobre o ensino. A singularidade de cada criança pré-escolar dizer-lhe quando ele está pronto para abordar ambos os processos. Para declarou todo o exposto, conclui-se que toda a escrita da criança deve ser dirigida para um leitor, ter uma mensagem clara e uma função comunicativa específica. A criança pré-escolar escreve e lê de acordo com as fases em que ele está dentro de seu processo de aprendizagem. O papel do professor é o de facilitar o desenvolvimento de habilidades para todos os alunos se tornam leitores eficazes e escritor.

REFERÊNCIAS:

Alfaro, M. (2000). Avaliação da aprendizagem. Caracas: Fedupel.

Durkin, D. (1998). Fatos sobre a aprendizagem de leitura pré-escolar. Em Ollila, LL. (Comp.), Ensino de leitura no pré-escolar? (Pp.13-28) Madrid: Narcea.

Ferreiro E. (2000). Cultura escrita e educação. México. D.F:. Fundo de Cultura Econômica.

Ferreiro E. (1982) ou não para ensinar a ler e escrever no jardim de infância? Problema mal colocado. Pré-escolar, vol. 1, # 2, do México.

Fraca, L. (2003). Ensino integrativo na sala de aula. Caracas: Os livros do Nacional. Pp. 177-185.

Jolibert, J. (2001). Leitores de formulário / produtores de texto. Proposta de problemas didáticos integrados. In: Bofarull ET AL, compreensão de leitura. O uso da linguagem como um processo. (Pp. 79-95). Barcelona: Grão.

Jolibert, J. (1991). Produtores Crianças forma de texto. Chile: Hachette.

Lei Orgânica 8. Da Educação. Diário Oficial No. 2.635. Extraordinária 28 de julho de 1980. Editorial La Torre. Caracas. 1980.

Regulamento Geral da Lei Orgânica da Educação. (Diário Oficial n º 3.695) Extraordinária de 6 de fevereiro de 1986.

Salgado H. (2000). Como ensinar a ler e escrever. Buenos Aires: Ensinando o Rio de La Pauta.

Sole, I. (2001). ¿Leitura na educação infantil? Sim, obrigado. In: Bofarull ET AL, compreensão de leitura. O uso da linguagem como um processo. (PP 69-78.) Barcelona: Grão.

Teberosky, A. (2001). A iniciação no mundo da escrita. Em Bofarull ET al., Compreensão de leitura. O uso da linguagem como um processo. (Pp.59-68) Barcelona: Grão.