Léia Silva de Souza[1]

Kelison de Souza Rodrigues[2]

                                                                 Wenderson Cruz da Silva[3]

 

(Recebido em ______; aceito em___)

 

RESUMO

 

O presente artigo versa como tema “A Educação Física como uma Estratégia Metodológica no ramo Psicopedagógico”, evidenciando como pode se desenvolver argumentações sobre a necessidade de se construir conhecimentos. O estudo definiu-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, a qual foi realizada uma pesquisa de campo para aplicação de uma entrevista semiestruturado, sendo o grupo de estudo 10 professores de Educação Física de Escolas da rede pública de ensino de Manaus, o resultado demonstra que a maioria dos professores compreende que seu papel é ensinar ao aluno o que o corpo pode fazer em conjunto com sua mente, empregando na proposta pedagógica o ensinar através do brincar, apesar da maioria não possuir o habito de planejar suas aulas, constata se a aplicação dos conteúdos da Educação física de acordo com os PCN’s, buscando transformar o processo de aprendizagem, trabalhando a interdisciplinaridade como uma forma inovadora. Conclui-se que a afirmação do aprender brincando está cada vez mais exposto nas falas e nos projetos dos professores, mas seu sentido, sua seriedade e o seu uso no dia-a-dia escolar ainda precisa de muito estudo para que sua real finalidade seja alcançada, que é colaboração no avanço da condição do ensino escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Proposta Pedagógica; PCN’s.

SUMMARY

This article deals with the theme "Physical Education as a Methodological Strategy in the Psychopedagogical Branch", evidencing how it can develop arguments about the need to build knowledge. The study was defined as a qualitative research, of the descriptive type, which was carried out a field research for the application of a semi-structured interview, being the study group 10 teachers of Physical Education of Schools of the public school of Manaus, the result shows that most teachers understand that their role is to teach the student what the body can do together with their mind, using the pedagogical proposal to teach through play, although most do not have the habit of planning their classes, notes the application of the contents of Physical Education in accordance with the PCN’s, seeking to transform the learning process, working the interdisciplinarity as an innovative way. It is concluded that the affirmation of learning to play is increasingly exposed in the speeches and in the projects of the teachers, but its meaning, its seriousness and its use in the school day-to-day still needs much study so that its real purpose is reached , which is collaboration in advancing the condition of school education.

KEY WORDS: Physical Education; Pedagogical Proposal; PCN's.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O presente artigo aborda como tema “A Educação Física como uma Estratégia Metodológica no campo Psicopedagógico”, destacando como as aulas de Educação Física pode desenvolver argumentações sobre a necessidade de se construir conhecimentos, onde o aluno compreenda o professor como um elo entre o conhecido e desconhecido, visando a interação da pratica e saberes pedagógicos por diferentes estratégias de ensino.

O objetivo principal dessa pesquisa é analisar quais os meios que a Educação Física pode oferecer para auxiliar o desenvolvimento de estratégias psicopedagógicas no processo de desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. A Educação Física é conhecida como uma área que busca o equilíbrio entre a cultura mental e corporal oferecendo um compromisso de motivar estratégias onde o próprio aluno construa sobre a supervisão do professor mecanismo de aprendizagem com vistas a potencialização de atividades psicomotoras.           

A metodologia aplicada definiu-se como uma pesquisa de campo descritiva, juntamente com uma abordagem qualitativa; sendo empregada como instrumento de coleta uma entrevista semiestruturada, contendo 12 perguntas abertas direcionada a profissionais de Educação Física de Escolas da rede pública de Manaus-AM.

O artigo está organizado em 5 capítulos, o primeiro destinado a um breve resumo sobre a temática, o segundo explana sobre o referencial teórico com sub- tópicos relacionado ao Histórico da educação física, os Desafios em Práticas Atuais, o terceiro apresenta o procedimento aplicado para efetivação do estudo, o quarto será exposto a análise e discussão dos resultados revelando em detalhes todo processo da coleta de dados, continuamente embasadas em teóricos.

O último capitulo será destinado ás considerações finais acerca dos resultados obtidos para realização deste artigo onde será citado determinadas circunstâncias que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, finalizando com as referências bibliográficas que colaboraram para o estudo.             

 REFERENCIAL TEÓRICO

2. Histórico Da Educação Física

Para compreensão da Educação Física Escolar, faz-se indispensável uma breve analise sobre histórico que descreverá a prática e abrangência pedagógica que permeia a Educação Física, até os dias de hoje.No contexto escolar os exercícios surgem na Europa, no final do século XVIII e início do século XIX, instruindo sob cultura de jogos, ginástica, dança, equitação, sobressaindo se na sociedade capitalista da época que desejava “instalar” modelo de corpo perfeito, forte, ágil (Brasil, 1998).

Nessa época o trabalho caminha pela fase higienista relacionando cuidados físicos com o corpo como: tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos. Essa concepção significa cuidar-se dos jovens, cuja força do trabalho produzida e posta em ação pelo corpo (fonte de lucro). Os primeiros estudos sobre exercícios físicos, surge como métodos ginásticos tendo como autores mais conhecidos o sueco P.H Ling, o francês Amoros e o alemão A. Spress, com contribuições advindas de fisiologistas, médicos e ainda professores de música (Brasil, 1998).

A fundação da edificação da identidade pedagógica da Educação Física encontra se nas normas e valores da instituição militar, tanto que as aulas de Educação Física eram providas por instrutores físicos do exército que seguiam métodos militares de disciplina, construindo a idealização de homem disciplinado, obediente, respeitado pelas hierarquias.

No Brasil, notadamente nas quatro primeiras décadas do século XX, a norma educacional está embasada nos métodos ginásticos e da instituição militar, focalizado no auge da militarização da escola, um projeto idealizado pela ditadura do Estado Novo.

Após a segunda guerra mundial, com o fim da ditadura, surgem outras tendências pleiteando a supremacia da instituição escolar, destacando-se os:Método da Educação Física Generalizada[4].

Nas décadas de 70 e 80 nasce movimentos “renovadores” da Educação Física como a “Psicomotricidade” com variantes como a “Psicocinética” de Jean Lê Bouch (1978) como uma teoria geral do movimento que permite utiliza-lo como meio de formação, privilegiando o estimulo do desenvolvimento psicomotor especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras demonstrando que por meio da pratica do movimento desencadeia se mudanças de hábitos, idéias e sentimentos.

Na perspectiva da pedagogia humanista tratada por [5]no livro intitulado Educação Física Humanista, relacionando-se aos princípios humanistas aqui apontados, surge uma outra tendência ligada ao movimento “Esporte para todos”, que se concretiza como movimento alternativo ao esporte de rendimento; impregnando-se de uma antropologia que coloca a autonomia do ser humano no centro. Não é o esporte que faz o homem, mas o homem que faz o esporte. Nessa concepção não se fez presente em todas as manifestações desse movimento em nível nacional especialmente aquelas integrantes das políticas públicas para o setor naquele momento.

2.1 Os Desafios Em Práticas Atuais

Na atualidade os desafios apresentados, sofre influencias do seu processo histórico, observa-se em diversas bibliografias, relatos de estudiosos que revelam -se discursos e teorias atuais brilhantes, porém, praticam práticas pedagógicas excludentes, insistem em abordagens conservadoras procurando apenas talentos esportivos.

Sobre essa afirmação Duckur (2004) afirma que subsiste um discurso avançado do professor, mas uma prática extremamente conservadora em que há predominância do conteúdo esporte e dos processos de exclusão dos menos hábeis, de uma perspectiva Crítico - Superadora,

Ultimamente debate muito sobre o desempenho do profissional de Educação Física na escola e isso tem motivado inúmeras críticas e reflexão sobre a método alienado e despreparado de muitos profissionais, o que para Duckur (2004), “A educação Física brasileira enfrenta um processo de intensa julgamento ao paradigma da aptidão física e à função que historicamente essa prática assumiu na sociedade brasileira.”

Nesse momento de duras críticas, permite detectar a problemática no processo de ensino, que materializam teorias e práticas coesas na Educação Física Escolar. Sobre essa nova percepção, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física [6] sistematizam situações de ensino e aprendizagem que garantem aos alunos o acesso a conhecimentos práticos conceituais. Acredita-se que, mudar a ênfase na aptidão física, para uma concepção mais abrangente que contemple todas as dimensões envolvidas em cada pratica corporal, pode contribuir para valorização da pratica pedagógica desses profissionais.

3.METODOLOGIA

O estudo definiu-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva a qual foi realizada uma pesquisa de campo para aplicação de uma entrevista semiestruturada composta por 12 (perguntas) discursiva com relação as Estratégias metodológicas aplicadas nas aulas de Educação Física, sendo o grupo de estudo 10 professores de Educação Física de Escolas da rede pública de Manaus-AM, no qual aderiram participar do estudo, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE[7]. A coleta sucedeu no período de março a abril de 2017, conforme o cronograma, os professores foram abordados fora do horário do expediente, com a finalidade de não prejudicar a rotina dos profissionais de educação física do estabelecimento de ensino visitado. Durante a entrevista os mesmos narraram suas experiências adquiridas durante o tempo que trabalham na escola.

4.RESULTADOS E DISCUSSÃO

As respostas expostas a seguir foram analisadas particularmente e tabuladas de acordo com informações apresentadas na entrevista, assim organizou se em quadros que continham os retornos aproximadamente idênticos. [...]