Autora: Luciana Cristina Evangelista da Mota

Um instrumento que busca as diversas possibilidades para aprendê-lo a aprender, que não só no que concernem seleções de metas e conteúdos, mas, contudo também na forma da elaboração de todos os caminhos é o instrumento chamado currículo que esse necessita ser revisto em todos os momentos para acompanhar os anseios e necessidades da sociedade em relação à educação. O mesmo deve também ser claro e conciso com objetivos definidos. E mesmo depois de pronto precisa ser aplicável e adaptado.

Em relação à história uma fonte de pesquisa que analisando minuciosamente é caminho futuro, porque o futuro está atrás do passado contado e vivido através da história de mudanças.

E neste novo rumo, leia, interrogue, investigue,desafie, prepare-se...

Se simplesmente falarmos hoje sobre os acontecimentos, fatos, datarmos precisamente cada um deles estamos simplesmente ensinando o ocorrido. Mas se usarmos tais meios em suas entrelinhas permitindo-nos despir cada passo mostrando o que existe e como usufruir estaremos vendo e construindo o possível futuro.

Na verdade ninguém sabe ao certo como determinar o rumo para elaboração da educação que gere de fato pessoas respeitosas, éticas, disciplinadas. Mas podemos nortear esses caminhos quando olhando, inovando e estabelecendo algumas regras com “brechas” para as possíveis mudanças, adaptações entre outras ações. Como Sagoyewatha o significado do seu próprio nome reconhecemos como mais um rumo o de “alertar”. “Eu desejo muito ver vocês e saber sobre suas condições e seu bem-estar, não para tirar de vocês, mas para iluminar suas mentes”.

A Educação em outro Rumo está conectada valorosamente no conhecimento de quem se propõe em contribuir ajudando, ouvindo, encaminhando, conduzindo para construção de uma aprendizagem significativa. Pois somos inteligentes, talvez o que falta seja a praticar.

Sugestão leia o livro TUDO ESTÁ LIGADO