Após uma leitura atenta, fui inspirado pela leitura de Nietzsche no livro "Schopenhauer como educador" e expressa sua resistência em sucumbir ao conformismo e à complacência que as pessoas muitas vezes adotam por preguiça ou medo. Apesar de Nietzsche e Schopenhauer nunca terem se encontrado pessoalmente, o encontro pelas obras permite ao nosso Filósofo abordar a cultura e a experiência humana da vida com a vontade de viver. Com base nisso, desejo refletir sobre a ideia do homem integral, um ser humano completo, alguém com uma vontade intensa de viver.

Pois bem! Permita-me mergulhar nas profundezas do pensamento filosófico e acompanhar seu personagem inspirador em sua busca por sabedoria e compreensão do homem integral, aquele que vive ou, quem sabe, de longe, queira viver.

Imagine a vida como uma instituição magnífica, uma escola cuja missão é cuidar do nosso desenvolvimento completo. Nessa escola da vida, somos constantemente desafiados a nos educar em três aspectos fundamentais: através das experiências, do trabalho e das interações com os outros.

Primeiramente, a vida é uma professora inigualável, dotada de uma sabedoria imensurável. Ela nos ensina lições preciosas por meio das experiências que enfrentamos. Cada desafio, cada triunfo e cada obstáculo moldam nosso caráter e nos ajudam a compreender melhor a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. Devemos estar dispostos a sermos alunos ávidos dessa escola, absorvendo seus ensinamentos e permitindo que nos guiem no caminho da autorrealização.

Em segundo lugar, encontramos uma oportunidade de educação enquanto trabalhamos. O trabalho pode ser visto como um professor exigente, cujo papel é aprimorar nossas habilidades e ampliar nosso conhecimento. Ao mergulhar em nossas tarefas, somos desafiados a superar limites, a buscar soluções criativas e a adquirir expertise em nossas áreas de atuação. O trabalho, quando encarado como uma oportunidade de aprendizado, torna-se uma fonte inesgotável de crescimento pessoal e profissional.

Por fim, chegamos ao cerne da educação pela alteridade e pelo contato com as pessoas. Aqui, a vida se revela como uma professora gentil, mas também implacável em suas lições. O relacionamento com os outros nos convida a transcender o egoísmo e a cultivar o amor e o perdão. É no convívio com os diferentes pontos de vista, na abertura para o desconhecido, que encontramos um espelho para nossa própria humanidade. Através da alteridade, somos desafiados a confrontar nossos preconceitos, a expandir nossas perspectivas e a cultivar a empatia.

No entanto, ao longo dessa jornada educativa, também somos confrontados com a manifestação da frustração. Ela se apresenta de diversas formas, como na escolha equivocada do casamento, na infelicidade no trabalho e na dedicação excessiva no cultivo dos sonhos alheios. Essas experiências dolorosas são oportunidades de aprendizado valiosas, pois nos mostram nossas fraquezas e nos desafiam a buscar a transformação pessoal.

Assim como um jardineiro que cultiva suas plantas com paciência e dedicação, devemos cuidar de nossa própria educação integral. Através das lições da vida, do trabalho e das interações com as pessoas, nos tornamos seres mais sábios e compassivos. O segredo reside em abraçar cada experiência como uma oportunidade de crescimento e em nutrir o amor e o perdão em nossos corações.

Que essa reflexão inspire você a abraçar a jornada da educação pela vida, pelo trabalho e pela alteridade, permitindo que a sabedoria floresça em seu caminho. Que você se torne uma testemunha viva do poder transformador do conhecimento e do amor em sua vida e na vida daqueles ao seu redor. Lembre-se de que o aprendizado é um processo contínuo, e cada experiência, por mais desafiadora que seja, pode se tornar um degrau em direção à sua própria evolução.

Assim como um diamante é formado sob intensa pressão, nossas melhores qualidades muitas vezes são forjadas através das adversidades e das frustrações que enfrentamos. Portanto, não tema as escolhas erradas do passado ou as frustrações presentes, pois são elas que o moldam e o conduzem em direção à sua verdadeira essência.

No casamento, reconheça que a escolha equivocada não é um sinal de fracasso, mas uma oportunidade de aprendizado e autodescoberta. É através da compreensão de suas próprias necessidades e da aceitação das imperfeições humanas que você poderá trilhar um caminho mais alinhado com seus valores e aspirações.

No trabalho, encontre significado em suas atividades diárias. Busque uma conexão profunda com o propósito do seu labor, seja ele qual for. Lembre-se de que a felicidade no trabalho não está apenas nas realizações e recompensas externas, mas também na maneira como você se entrega e se compromete com suas tarefas, cultivando um senso de propósito e satisfação interior.

Quanto à dedicação excessiva ao cultivo dos sonhos alheios, aprenda a equilibrar suas aspirações pessoais com o apoio e o cuidado pelos sonhos daqueles ao seu redor. É maravilhoso encorajar e ajudar os outros a alcançarem seus objetivos, mas não se esqueça de dedicar tempo e energia para nutrir seus próprios sonhos e desejos genuínos. Cultivar uma mentalidade de generosidade consigo mesmo, encontrando um equilíbrio entre o apoio aos outros e a busca por suas próprias ambições, é essencial para uma vida plena e gratificante.

No fim das contas, lembre-se de que a educação integral é um processo contínuo e individual. Cada um de nós tem sua própria jornada e suas próprias lições a aprender. Encontre a sabedoria na experiência, no trabalho e nas relações humanas, e permita que essas aprendizagens moldem você em um ser mais compassivo, amoroso e sábio.

Que a busca pela educação integral, o amor incondicional e o perdão constante sejam as bases que sustentam sua jornada. Que você encontre inspiração na vida e nas interações com os outros, e que cada desafio seja transformado em uma oportunidade para expandir sua compreensão do mundo e de si mesmo. Assim, que a sua vida seja uma obra de arte pintada com os pincéis da experiência, do trabalho e do amor, e que você encontre a verdadeira plenitude em cada pincelada.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/