Hoje estava revendo alguns trabalhos feitos durante a faculdade e achei interessante compartilhar com vocês um deles sobre educação corporativa.

Boa leitura, até o próximo post:


A Educação corporativa consiste em um processo de aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos, visando melhorar a capacitação técnica e profissional, segundo Mundium (2002; 63). É um tipo de educação permanente, contínua e que gira em torno de um mesmo núcleo de preocupação: o desenvolvimento da empresa.

Esse conceito de treinamento nasceu na década de 80, nos Estados Unidos, onde é praticado por mais de 2 mil empresas. No Brasil esse número é bem mais modesto, mas subiu de 10 para 170 na última década. A exemplo de multinacionais como a SIEMENS, que busca capacitar e desenvolver seu corpo de profissionais e ainda melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços.

O principal objetivo da Educação corporativa é evitar que o profissional se desatualize na técnica, cultural e profissionalmente, e perca sua capacidade de exercer a profissão com competência e eficiência, causando desprestígio à profissão e deixando o profissional com sensação de incapacidade.

Existe uma crença nas organizações brasileiras de que as pessoas só dão importância aos fatores externos e não ao conteúdo do próprio trabalho realizado, que caracteriza, por sua a vez a motivação. Dessa forma, um programa de educação corporativa deve não somente atender aos fatores externos de satisfação em relação ao processo de aprendizagem dentro da empresa, com também encontrar e adotar recursos organizacionais e educacionais capazes de não sufocar as forças motivacionais inerentes às próprias pessoas, mas sim motivá-las.


Educação Corporativa
Até a década de 80, a educação continuada era uma exclusividade acadêmica, para um grupo privilegiado de pessoas que apresentava condições de se atualizar. Atualmente a educação continuada não é mais uma exclusividade acadêmica, mas uma imposição do mercado de trabalho, motivada principalmente pelas mudanças tecnológicas e econômicas, por isso ela deixa de ser somente uma atualização para ser incorporada também como conceito de requalificação.

As empresas estão otimizando o tempo e reduzindo os custos através da Educação corporativa.

O desafio maior é criar um ambiente de ensino no qual todo funcionário da empresa compreenda a importância da aprendizagem contínua vinculada a metas empresariais.

Porque a grande maioria está acostumada com o processo de início, meio e fim, onde o aluno se forma e para de aprender. Mas a universidade corporativa encoraja a luta pela continuidade das nossas qualificações durante toda nossa vida profissional.