A EDUCAÇÃO COM LIMITES 

 

       Como se encontra a educação de nossos filhos? Será que estamos convencidos que quando existe união entre os bons exemplos na família e o acompanhamento dos filhos junto à escola se obteremos uma boa educação? Nesse artigo expressamos que os pais não podem deixar de impor limites para seus filhos e também não devem ficar constrangidos em dizer a palavra "não".

       O verdadeiro amor aos filhos não consiste em fazer tudo que os filhos querem, mas o amor pleno é quando se aponta o caminho correto. É preciso repensar na forma que estamos educando os filhos e, quem tem essa coragem ajuda a solidificar a boa educação e ajuda a escola exercer seu verdadeiro papel.

       Não podemos deixar que os filhos digam a última palavra e fazer tudo que querem. Muitos pais acabam passando por constrangimentos e vergonha  e quando não atendem todos os pedidos dos filhos; precisamos ter o convencimento que a verdadeira educação dos filhos precisa começar na própria casa e sempre com o pulso firme dos pais. Obviamente que proceder dessa maneira não é fácil, mas precisamos utilizados e, não devemos entender que são práticas antiquadas.

     Os filhos devem ser educados sabendo que nem aquilo que se deseja imediatamente deve ser entregue aos filhos. Uma criança que cresce tendo tudo que pede aos pais, não saberá valorizar o que ganha e sempre irá querer mais. Os estudiosos desse assunto afirmam: criança criada sem limite e recebendo tudo o que deseja, será um jovem sem limites e um adulto sem referencial.

      Portanto, devemos ter coragem de começar a estabelecer limites ao educar os filhos e também saber dizer "não" aos filhos, isso também é uma forma de demonstrar amor. Amar não é apenas cobrir os filhos de brinquedos e tudo que querem. Amar é saber corrigir e ensinar que na vida é necessário conquistar as coisas com esforço e isso exige dedicação.

     Uma criança que aprende ter limites cresce com consciência, autocontrole e responsabilidade; não será uma criança problema na escola ou na sociedade. Devemos acreditar nessa boa educação que se inicia em casa, junto aos pais, tendo confiança  em nossas ações para com os filhos, não se deixando abater pelo choro ou por birras, mostrando o melhor caminho e ensinando regras, limites, horários e tarefas a serem cumpridas.

      Os pais que colocam limites e regras terão filhos bem sucedidos moralmente e financeiramente, com objetivos e metas para cumprir. Os pais quando tudo permite, terão filhos ansiosos, agressivos, com  instabilidade profissional que não se adaptam as leis, regras ou normas impostas pela sociedade, pelo fato de não se adaptar a regras.

     Sejamos firmes quando estabelecermos regras aos nossos filhos: uma palavra dita não se deve voltar atrás. Os pais que voltam atrás acabam ensinando aos filhos que suas palavras são supérfluas e sem valor. Uma palavra dita é o primeiro passo para uma educação de sucesso. Sustentar aquilo que foi dito é segredo de boa educação. 

       As crianças estão espertas e percebem facilmente quando podem ‘dobrar’ os pais e quando se estipula algo aos filhos, com convicção, sabendo que a boa educação começa em casa, principalmente quando começamos estabelecer limites e procurando não fazer correções dos filhos na frente dos outros (para não ter constrangimento); acredite sempre na conversa e no diálogo para ser resgatada a tradicional educação familiar, assim estaremos contribuindo para que o mundo seja melhor, sem tanta violência e falsidade.