Quando a dor foge da área física, as coisas se complicam porque, mesmo estando em pleno século XXI, as pessoas ainda têm preconceito quando o assunto está relacionado à área psíquica. A primeira coisa que fazem é negar o problema, dizem que não são loucas e resistem a consultar com profissionais dessa área. Sofrem desnecessariamente, por falta de esclarecimento e por fantasias que brotam no seu imaginário.

A depressão é uma doença como qualquer outra e que precisa ser tratada por profissionais que entendem do assunto e que poderão ajudar a aliviar a dor que toma conta da alma. É comum ver as pessoas desvalorizarem os sintomas, acharem que ela passará sozinha ou que não é nada. Depressão não tratada pode levar o indivíduo ao óbito por complicações com problemas fisiológicos e até mesmo por suicídio.

A angústia, o sentimento de vazio, a sensação de que não vale a pena viver, o desânimo para fazer as coisas, a vontade de se isolar e de não falar com ninguém, o choro fácil, a alteração do sono, a irritabilidade sem motivo aparente, são alguns dos sintomas responsáveis pela dor causada na alma. Não buscar ajuda pode ser compreendido como um sintoma que mostra a necessidade que a pessoa tem de sofrer, de viver amargurada. Provavelmente, exista um ganho secundário por trás desse comportamento.

As fantasias formadas no imaginário somado às falas do senso comum, contribuem para que as pessoas resistam a buscar auxílio. Muitos alegam não querer se tornar dependente de antidepressivo, atestando o seu total desconhecimento em relação à medicação, pois esse tipo de medicamento não gera dependência. É comum as pessoas perguntarem se temos certeza quando passamos essa informação. O interessante que muitos que trazem esse argumento, são dependentes de tabaco, álcool ou outras drogas.

A saúde mental necessita ser tão cuidada quanto a saúde física, até porque estudos mostram que corpo e mente estão interligados.

Assim como as pessoas tratam as dores do corpo, as pessoas precisam se despir do preconceito e tratarem a dor da alma, para que possam voltar a ver o colorido da vida, algo que a pessoa deprimida não consegue enxergar, pois a vida passa por ela em preto e branco.