“A Docência Uma Experiência Mágica e Fantástica!”

Foram quase trinta anos de sala de aula, horas e horas de estudos contínuos, duas graduações de nível Superior, quatro pós-graduações, muitos concursos, muitos dias de guerra entre sono, e ficar acordada, dirigir quase dormindo para não perder a hora da primeira aula, dias em que trabalhei doente, outros deixava filhos com febre e com coração partido ia trabalhar, fui agraciada com inúmeros discípulos, Deus pode usar a minha vida para tirar muitos alunos das drogas, de outros vícios, roubos, estupros, meninas da prostituição, e hoje muitos são professores, coordenadores, políticos, representantes de bairros, desenhistas, críticos, pais, mães, e uma infinidade de pessoas que não ficaram na escuridão. Pessoas que fizeram parte de meu cotidiano escolar, pessoas que compartilharam comigo muitos anos de compromisso e união por mais tempo com a Educação, do que com meus próprios filhos.


Quando bateu a saudade e a tristeza de não poder exercer a maternidade, sacrifiquei meus filhos, e os coloquei numa das escolas que mais amei trabalhar, E.E. Francisco Milton de Andrade, ali eu era a mãe e professora, fiz isso para poder senti-los perto de mim, poder curtir meus babies, enfim tirar de dentro do peito o desconforto, e o conflito interior do ideal da maternidade e os ideais profissionais.


A Educação proporcionou-me inúmeros amigos, fui mãe de muitos e muitos filhos, amei imensamente cada um deles, mesmo os mais rebeldes, mais indisciplinados, os anjos que me ajudavam em Projetos, de leitura, Jornal Mural, Produções de poesias, livros, e tantos outros, que ainda os guardo com carinho e recordações.


A docência foi uma das coisas mais prazerosas de minha vida, amei imensamente o que fiz, e faço (apesar de no momento estar afastada da sala de aula na PMSP por conta de complicações na saúde).Contudo, se não fosse professora, eu seria professora, e não me arrependo dessa profissão maravilhosa, mas sem o reconhecimento devido.


Hoje Graças a Deus com muita honra e alegria eu DECLARO a todos (sem citar nomes porque eu corro o risco de esquecer o nome de alguém e isso é não é do meu perfil) aos amigos, professores, Agentes de Organização Escolar, Serventes, Coordenadores, Diretores, Vice- diretores, Supervisores, Dirigentes de Ensino, Mestres e Doutores e todos aqueles que fizeram parte de minha vida ensinando-me a ser uma pessoa bem melhor do que eu era, ou de outra forma, também contribuíram para que eu não fosse como eles (“A turma dos não tem mais jeito, aluno é tudo lixo..”).

Enfim cada um a sua maneira fizeram parte de minha jornada da docência, coisas que dariam para escrever um livro (em breve quero fazê-lo). Sentirei muito a falta de vocês, mas o momento é de cuidar de minha saúde, da qual sempre coloquei em último plano, mas valeu cada segundo de aulas dadas e não dadas, cada aluno e aluna que Deus colocou no meu caminho, amei, amo e amarei sempre a Docência.


AGRADEÇO A DEUS E A TODOS VOCÊS, E COMPARTILHO MINHA ALEGRIA DE TER FEITO A LIÇÃO DE CASA COMPLETA, POIS HOJE DIA 02 DE OUTUBRO ESTOU APOSENTADA.
FINAL DA NOVELA DO ESTADO, OBRIGADA E.E. BOM PASTOR II.

POR: ZILDA GUERRERO