A DIVERSIDADE CULTURAL DE FLORIANO: DIÁLOGO ENTRE O REGIONALISMO E A CULTURA SÍRIO-LIBANESA

Luisa Faustino de Sousa1

RESUMO

Este artigo trata da diversidade cultural presente no município de Floriano. Teve por objetivo geral investigar a diversidade cultural regional e sírio-libanesa na formação do município. Elencou-se como objetivos específicos: a importância da diversidade cultural na formação do município de Floriano e que é relevante para o conhecimento da formação com união das culturas negras, nordestinas e árabes e saber descrever as manifestações da cultura local. Constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de dados livros, artigos e consultas a sites acadêmicos. Baseou-se em autores como Nunes Filho (2005), Procópio (2006) e Silva (2016), Demes (2002), entre outros. Constatou-se que a história de Floriano foi permeada pela chegada dos sírios e libaneses no início do Século XX e que influenciaram principalmente no desenvolvimento do comércio, na culinária e na arquitetura. Selecionou-se como manifestações da cultural local lenda com a porca do dente de ouro e a história de Nossa Senhora da Guia, cuja imagem achada por vaqueiros sempre retornava ao local de origem quando era deslocada para outro local. Destaca-se ainda a presença das festas religiosas e populares e a intensa produção cultura de grupos teatrais impulsionados pelo trabalho da Cidade Cenográfica. Conclui-se que a diversidade contribuiu para a riqueza cultural do município de Floriano.

Palavras-chave: Diversidade cultural. Arte. Educação.

INTRODUÇÃO

Um dos termos que está presente na pauta de discussão em diversas áreas sociais diz respeito à diversidade. Como professora e estudante de artes, a reflexão sobre diversidade remete à questão da diversidade cultural, pois o exercício da docência leva-nos ao contato com diversos tipos de alunos, vindo situações sociais, econômicas, religiosas; diferentes, que se comungam para formar a cultura de um lugar. Realizar um trabalho pedagógico competente passa pelo reconhecimento destas diversidades que adentram a escola. Esse reconhecimento perpassa também a necessidade de se compreender a cultura do lugar onde se vive e para isso é preciso revisitar sua história, para se compreender como se consolidou esta cultura. Neste sentido, a arte faz parte do arcabouço cultural que compõe a história de um lugar e que se manifesta no modo de ser de seu povo. Por este motivo, este trabalho tenta articular a história local, a cultura resultante do percurso histórico deste lugar, vinculando-a a educação, por entender que através desta prática social estes dois outros aspectos se podem se perpetuar, ao serem repassados pelas gerações mais novas, ajudando a construir um sentimento de identidade e de pertencimento. Para tanto, se faz necessário definir o que estamos definindo como cultura. Para este trabalho, consideramos cultura com todo complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, os hábitos e aptidões adquiridas pelo ser humano, não somente em família, mas de uma sociedade com seus costumes variados, com suas modificações passadas de gerações a gerações, as mesmas vão se transformando, perdendo e incorporando a outros aspectos, procurando melhorar e vivenciar. (ALVES, 2010, p. 15). Desta maneira, podemos observar a amplitude de manifestações contidas no que vem a ser considerado como cultura e a arte figura como uma das manifestações culturais. Neste sentido, chamanos atenção o lugar que o autor supracitado reserva a cultura popular, quando ele afirma que: O conjunto das manifestações culturais, tradicionais e populares, ou seja, as criações coletivas, emanadas de uma coletividade, fundadas sobre a tradição. Elas são transmitidas oral e gestualmente, e modificadas através do tempo por um processo de recriação coletiva. Integra esta modalidade de patrimônio as línguas, as tradições orais, os costumes, a música, a dança, os ritos, os festivais, a medicina tradicional, as artes da mesa e o saber fazer dos artesanatos e das arquiteturas tradicionais. (ALVES, 2010, p. 15). Outro autor que trata da questão da cultura é Natalino Neves da Silva. Ele destaca a importância da interação entre os seres humanos para o desenvolvimento do conhecimento cultural. Para ele, o conhecimento cultural são heranças inflexíveis nos seres humanos, construídos nos contatos com outros. Sem a interação, o homem não reinventaria ou aprenderia os fazeres domésticos, não seriam costumes e tradições, não haveria os percursos dos grupos e tudo acabariam. Um ser humano 3 precisa estar em contato com outros seres de sua mesma espécie para viverem juntos compartilhar as ideias descobrirem as coisas boas e compartilharem essas possiblidades e cultuarem, viverem em grupos sociais, pois sozinho não é possível passar as tradições, devem de forma coletiva que os grupos humanos devem viver. (SILVA, 2011, p.6). Para o mesmo o autor, a cultura são conhecimentos apresentados por determinado povo, criados e transformados; e essa cultura é representada pela literatura, música, artes, danças, poesias, comidas típicas, arquitetura; são construídos no dia adia da partir da junção de muitos costumes e muitas tradições; são valores que vivenciamos e levamos para a escola que é um espaço social importante em nossa vida, na qual são transmitidos e preservados, muitos são considerados patrimônios, e os mesmos devem fazer parte do currículo escolar. (SILVA, 2011, p.4) Ao tratar da questão no âmbito escolar, o mesmo autor afirma que a abordagem da diversidade cultural na escola “se realiza, portanto, a partir do encontro de nossos valores simbólicos, sociais, econômicos, culturais e do outro (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos)”. (SILVA, 2011. p. 03). Outro tema aspecto que necessitou ser aprofundado foi o de diversidade cultural. Percebe-se que as identidades culturais brasileiras são um conjunto de diversas tradições sócias, plurais. Ao qual devemos e podemos valorizar todas as diferentes culturas, como fator para a permanência das várias formas possíveis de manifestações de diferentes sociedades. Como o respeito às eventuais diferenças entre indivíduos e grupos humanos é condição da cidadania, devemos tratar com carinho e respeito com uma convivência harmoniosa, com bons diálogos e ótimos convívios entre os brasileiros, através das diversas linguagens e expressões culturais, para a superação à discriminação e a intolerância entre indivíduos e grupos sociais em nosso país. (GRUMAN, 2003, p.208) A diversidade cultural está presente em toda sociedade humana. Desse modo, é preciso focar as diferentes culturas e os diferentes povos nas salas de aulas e trabalhá-los nas construções dos conhecimentos, respeitando as diferentes individualidades pessoais. Na escola e em todos os lugares devemos compreender os sujeitos com diversidades culturais diferenciadas e que a sociedade se encontram 4 em constantes transformações humanas tanto materiais como espirituais. (Oliveira; Capetti, 2000, p. 84). Nessas condições, as atividades que são desenvolvidas pelos educadores são corretas afirmar que: A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidade que caracterizam os grupos e a sociedade que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessário como a diversidade biológica para a natureza. (SILVA, 2016, p.4). Pode-se dizer que as etnias são poucas divulgadas e trabalhadas nos currículos das escolas brasileiras. Somente nos movimentos sociais, nos momentos de preconceito racial com o outro, nas intolerâncias religiosas e por pressão dos movimentos sociais, a questão da diversidade cultural vem encontrando certos momentos no ambiente escolar para ser questionado o respeito ao outro. Por isso, o educador deverá promover o ensino, isto é, a alfabetização cultural com seus alunos com diferentes manifestações culturais, que ensinem os processos culturais básicos e ao reconhecimento do contexto de toda cultural em que a escola e a família estejam imersas fazendo com que haja união da sociedade conhecimento e respeito sobre as diversidades culturais plurais. (SILVA, 2016, p.4). A temática da diversidade cultural em Floriano toma uma dimensão especial devido ao fato da história do município ser permeada pela presença dos síriolibaneses. Estes deixaram sua influência no comércio, na culinária e na arquitetura da cidade, que se juntando às outras influências dos povos que formaram o Brasil, deixaram a cultura de Floriano mais rica. As marcas dessas influências estão presentes Ainda assim, a delimitação deste tema de pesquisa, tem outros aspectos além da questão acadêmica. O interesse pelo tema a diversidade cultural, e em especial as contribuições dos sírios, nas manifestações da cultura popular e esta merece ser evidenciada no processo de educação formal, ou seja, na escola. Daí, a relevância de estudar esta temática de forma científica. Para mim, teve início desde no final da década de 70 ao chegar a Floriano com minha mãe para fazer o segundo grau, ela gostava muito de fazer artesanatos em crochê, e eu ia sempre comprar linhas e agulhas nas lojas dos “carcamanos” assim chamados em Floriano. A curiosidade era imensa, ficava observando a gentileza e a delicadeza em seus atendimentos, ao passar pelas ruas sempre observava suas moradias e vi que era diferente das outras residências dos florianenses, ficava admirada com as construções arquitetônicas diferentes. Despertava minha atenção os comerciantes chamados de “carcamanos”. Eles ajudaram a construir Floriano com sua cultura, na economia e arquitetura, entre outras. Como estudante de artes Visuais, considero que é importante conhecer a realidade da cultura da cidade onde vivemos. Desta forma, elaborou-se uma pesquisa que tem por objetivo geral investigar a diversidade cultural regional e sírio-libanesa, com a finalidade de instigar os estudantes a conhecer, valorizar e preservar a cultura local. A partir daí elencou-se como objetivos específicos: identificar a importância da diversidade cultural na formação do município de Floriano e descrever manifestações da cultura local. [...]