Resenha: A dignidade humana

Por: Prof. Francisco Carlos

 

A DIGNIDADE HUMANA

 

 

É fato que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), trouxe em seu eixo principal uma discussão de etnia e, observando o artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Artigo I

Toda as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação as outras com espírito de fraternidade.

Quando o artigo I diz “livres e iguais”, a pratica de genocídio implementada pelos nazistas, fere toda a Declaração, pois este artigo engloba a Declaração em seu inteiro teor.

Do ponto de vista regimental, é importante frisar que alguns países não tinham estrutura técnica pra suportar um evento tão destrutivo e com consequências de logística tão intensa, que demandava deslocamento de bens de consumo e armamento em espaços de tempo reduzidos e, por este motivo a necessidade de uma reestruturação que interliga-se esses pontos de estrangulamentos. Agora, quando nos voltamos a realidade globalizada, Declaração mostra que ao longo do tempo houveram alguns avanços e retrocessos, mas diferente do passado existe hoje uma normatização, mas se os países seguem ou não é uma outra discussão, entretanto o artigo I, como foi dito anteriormente se for posto em pratica na integra resolução, não deixa margem para conflitos de nenhuma natureza.

 

 

 

Fonte: WWW.portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib acesso(09/03/2012)