A DIFÍCIL ATITUDE DA ESPERA (parte 3)

Você que tem nos acompanhado nesta série de estudos já deve ter percebido que nós estamos reunindo subsídios bíblicos que venham testificar que mesmo que a atitude de espera seja tão angustiante para cada uma de nós, ela é necessária acontecer. Eu tive um sonho na semana passada que gostaria de compartilhar com você agora: “Eu me encontrava no alto de um prédio assentado num parapeito muito estrito que mal dava para me segurar. E cada instante que passava, eu escorregava mais ainda. Até que chegou um momento quando comecei a escorregar. Foi quando ao sentir a morte chegando, eu gritei: Senhor, me salva!” Então, neste exato momento eu acordei. Sobressaltado, eu perguntei a Deus o que era aquilo. Foi quando ele me disse: Meu filho, isto foi para te mostrar o quanto eu tenho te dado livramentos de morte! Aleluia, glória a Deus!

Estas experiências que nós vivemos diariamente com o poder de Deus nos fazem saber que a nossa atitude de espera significa aprender a se submeter inteiramente a manifestação da sua glória. Afinal, é de fé em fé, e de glória em glória que nós seguimos a Jesus. Depois também, nós somos inteiramente dependentes da bênção de Deus: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA DE NÓS; EM TI TEMOS ESPERADO; SÊ TU O NOSSO BRAÇO MANHÃ APÓS MANHÃ E A NOSSA SALVAÇÃO NO TEMPO DA ANGÚSTIA” (Isaías 33:2).

A grande dificuldade que nós costumamos encontrar durante o nosso tempo de espera está bem expressa aqui neste salmo: “DESCANSA NO SENHOR E ESPERA NELE, NÃO TE IRRITES POR CAUSA DO HOMEM QUE PROSPERA EM SEU CAMINHO, POR CAUSA DO QUE LEVA A CABO OS SEUS MAUS DESÍGNIOS” (Salmos 37:7). Às vezes, nós perdemos tempo observando a “prosperidade” daqueles que aborrecem e que não servem a Deus fazendo comparações ao nos achar menos privilegiados: “QUANTO A MIM, PORÉM, QUASE ME RESVALARAM OS PÉS; POUCO FALTOU PARA QUE SE DESVIASSEM OS MEUS PASSOS. POIS EU INVEJAVA OS ARROGANTES, AO VER A PROSPERIDADE DOS PERVERSOS. PARA ELES NÃO HÁ PREOCUPAÇÕES, O SEU CORPO É SADIO E NÉDIO. NÃO PARTILHAM DAS CANSEIRAS DOS MORTAIS, NEM SÃO AFLIGIDOS COMO OS OUTROS HOMENS” (Salmos 73:2-5).

Para que nós possamos aprender a esperar em Deus é necessário não perdermos tempo fazendo comparações entre nós e as pessoas do mundo que aparentemente estão prosperando em seus caminhos. Ao contrário. O que temos que continuar fazendo é olhando para o alto de onde nos virá o socorro: “ELEVO OS OLHOS PARA OS MONTES: DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO? O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR, QUE FEZ O CÉU E A TERRA” (Salmos 121:1, 2). Amanhã, nós prosseguiremos com esta série. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)