A DIFÍCIL ATITUDE DA ESPERA (parte 1)

Por Uilson Conceição Barbosa | 31/08/2023 | Religião

A DIFÍCIL ATITUDE DA ESPERA (parte 1)

“Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação;                         o meu Deus me ouvirá” (Miquéias 7:7)

INTRODUÇÃO

Uma nova semana se inicia hoje, e juntamente com ela também uma nova série de estudos para o nosso conhecimento e a nossa edificação espiritual. E o assunto que nós estaremos discorrendo até a próxima senta-feira será de grande importância; pois todos nós, cristãos, encontramos muita dificuldade em enfrentá-lo durante a nossa caminhada com Cristo, ou seja, o saber esperar em Deus, pelo seu tempo - já que nós somos pessoas imediatistas, isto é, queremos tudo para ontem.

CORPO DO ESTUDO

Como seguidores de Jesus Cristo, nós temos que admitir que uma das tarefas mais difícil nessa caminhada cristã é a de aprender a esperar pelo agir e pela manifestação de Deus, e isto quando se trata, principalmente, daqueles momentos dificílimos pelos quais estamos enfrentando. Veja o que disse o rei Davi quanto a isto: “ESTOU CANSADO DE CLAMAR, SECOU-SE-ME A GARGANTA; OS MEUS OLHOS DESFALECEM DE TANTO ESPERAR POR MEU DEUS” (Salmos 69:3). Então, se o homem que era segundo o coração de Deus enfrentou essa situação, imagina nós.

No entanto, é preciso saber que por mais que o momento seja difícil, e até mesmo impossível de suportar, também é preciso saber que as promessas de Deus são bem claras sobre este assunto, e elas nunca se desgastarão: “OS JOVENS SE CANSAM E SE FATIGAM, E OS MOÇOS DE EXAUSTOS CAEM, MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR RENOVAM AS SUAS FORÇAS, SOBEM COM ASAS COMO ÁGUIAS, CORREM E NÃO SE CANSAM, CAMINHAM E NÃO SE FATIGAM” (Isaías 40:30, 31). Esta palavra foi dirigida aos cativeiros da Babilônia que padeciam por longos 70 anos.

Como salvos em Cristo, nós sempre seremos conclamados para esperar em Deus, seja em qual situação for. Por esta razão, a Bíblia nos mostra alguns motivos que nos levam a enfrentar momentos tão difíceis e antagônicos ao nosso bem-estar. E um deles é este aqui: “SE O MUNDO VOS ODEIA, SABEI QUE, PRIMEIRO DO QUE A VÓS OUTROS, ME ODIOU A MIM. SE VÓS FÔSSEIS DO MUNDO, O MUNDO AMARIA O QUE ERA SEU; COMO, TODAVIA, NÃO SOIS DO MUNDO, PELO CONTRÁRIO, DELE VOS ESCOLHI, POR ISSO, O MUNDO VOS ODEIA” (João 15:18,19). Aqui está o grande enigma sendo desvendado por Jesus, a saber, o ódio que este mundo das trevas nutre contra nós por não ter conseguido derrotá-lo – pois Jesus venceu a morte. Sendo assim, Satanás virou agora o seu canhão contra nós porque o confessamos e o servimos de todo coração.

Aplicando estas verdades no mundo político atual do nosso Brasil, eu estava lendo uma notícia nesta manhã que dava conta que o império das trevas quer agora suspender os direitos de salário do ex-presidente da República. Depois de ter sido derrotado nas urnas pela fraude; de ter seus direitos de candidatura inelegíveis; de suposta acusação de tentativa de golpe institucional; de correr o risco de ser preso – mesmo sem nenhum indício de corrupção -, agora estão engendrando outra mentira para aniquilá-lo de vez. E tudo isto está acontecendo simplesmente porque um dia alguém ousou criar o bordão “BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS”. Logo, isto foi mais que o suficiente para que o Inferno em peso se enfurecesse e se levantasse contra a nossa Pátria Amada. Amanhã, nós prosseguiremos com esta série de estudos. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)