A DIDÁTICA UTILIZADA NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA DO CURSO DE FARMÁCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Por Tassio Betzel Cancian | 26/11/2017 | Educação

RESUMO: O trabalho tem a finalidade de apresentar as impressões sobre o processo ensino-aprendizado da farmacologia e as práticas pedagógicas que mais favoreceram o aprendizado da disciplina. O trabalho ainda apresenta a situação do ensino superior no Brasil, através de um percurso histórico, mostrando seu desenvolvimento no que se refere aos profissionais desse nível de ensino e principalmente as didáticas por eles utilizados. O artigo utilizou na metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo por meio de questionário a profissionais farmacêuticos e conclui-se a disciplina de farmacologia é de suma importância para o exercício profissional, contudo as didáticas muitas vezes não vão ao encontro dessa importância. As aulas de farmacologia são em sua grande maioria expositivas com utilização somente do quadro e pincel.

PALAVRAS CHAVE: 1 Didática. 2 Farmacologia. 3 Processo ensino/aprendizagem.

 

INTRODUÇÃO

Reconhecendo o papel imprescindível do farmacêutico em suas múltiplas atuações profissional o trabalho propõe se apresentar alguns aspectos teóricos metodológicos da formação desse profissional. Também analisar as principais didáticas utilizadas pelos docentes da disciplina de farmacologia.

O trabalho apresenta a situação do ensino superior no Brasil, através de um percurso histórico, mostrando seu desenvolvimento no que se refere aos profissionais desse nível de ensino e principalmente as didáticas por eles utilizados.

Serão apresentados ainda alguns apontamentos do curso de Farmácia, principalmente algumas características desse profissional formado pelo sistema de ensino superior defasado. E como o foco é a disciplina de Farmacologia, serão também, apresentadas características dessa disciplina bem como sua importância para o profissional farmacêutico. 

A palavra Farmacologia deriva do grego e significa: “o estudo do medicamento”, é uma ciência multidisciplinar e para muitos é a disciplina mais importante no estudo do curso de Farmácia, por ser um termo tão amplo deve ser subdividido em partes: Farmacocinética e Farmacodinâmica. 

Devido à importância do estudo da Farmacologia na formação do profissional de todos os profissionais da área da saúde é importante discutir didáticas que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Assim o trabalho abrange uma parcela significativa de profissionais farmacêuticos que foram contactados por meio do correio eletrônico.

Os objetivos que nortearam as discussões do artigo propõem analisar as didáticas utilizadas por professores do curso de Farmácia, identificando as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da disciplina de farmacologia, relacionando essas didáticas com as concepções dos discentes, explicitar práticas bem sucedidas e propor práticas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem.

A pesquisa configura-se em um estudo exploratório de cunho qualitativo que buscou inicialmente realizar um levantamento bibliográfico, que alicerçou o trabalho, dentre os autores estudados estão: Antonio Bosi, Julio Neto, Paulo Freire, Eliane Carvalho. A partir desse levantamento optou-se pelo questionário técnico de coleta de dados para desdobrar os apontamentos e interrogações levantadas.

Artigo completo: