A DESDITOSA MENSAGEM DO ROCK

 

Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção dos tolos.” (Ec.7:5)

A propósito de mais uma edição do Rock in Rio, em solo tupiniquim, venho discorrer sobre as desditosas mensagens difundidas pelo rock, muitas delas com propostas subliminares.

Na faixa ROCK DO DIABO (autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho, álbum Novo Aeon, 1975), o cantor Raul Seixas declara que o rock é toque, e que o diabo, por ficar dando toques, lhe deu um toque; e remata dizendo que o diabo é o pai do rock.

Ora, em razão de sua íntima experiência no assunto, certamente Raulzito (como era inicialmente chamado o roqueiro mor brasileiro) tinha plena noção do que estava dizendo; assim, declarando haver sido tocado pelo rock e pelo pai do rock, ele partiu para o além…

Porém sua canção ficou, e nela ele ousou dizer o que outros deixaram implícito em suas canções e não tiveram coragem de explicitar, preferindo o recurso da mensagem subliminar.

E o que é subliminar?

Definição léxica: “Que é inferior ao limiar; que não está explícito, mas é subentendido; que não atinge o limiar da consciência mas pode ter efeitos a nível subconsciente.”

No entanto, a mensagem subliminar vem à tona quando o disco é tocado no sentido inverso, ou quando uma frase é lida em idêntico sentido.

Não sou perito para analisar canções e descobrir nelas mensagens subliminares; destarte, me atenho tão somente a transcrever os trabalhos efetuados por outrem.

Com efeito, a revista Época publicou esta matéria sobre as bandas Led Zeppelin e Nirvana: “Satanismo em “Starway to Heaven”: Uma das lendas mais recorrentes é que, quando tocado no sentido inverso, o clássico de versos místicos cantado por Robert Plant conteria mensagens satânicas, com versos como “Oh, meu doce Satã…” O diabo em “Smells Like Teen Spirit”: Uma mensagem satânica também poderia ser ouvida quando a canção do Nirvana fosse tocada ao contrário. O curioso é que, quando o Nirvana estourou, até os americanos tinham dificuldades de entender o que Kurt Cobain cantava – mesmo quando ouviam o disco do jeito correto.” (REVISTA ÉPOCA, 12/02/2007, pág. 18).

E a Internet também traz informações sobre o elo rockdiabo: “O Vírgula resolveu listar dez fatos dessa lendária ligação do rock com Lúcifer. Veja se concorda com eles! Para começar, nada melhor que a música Sympathy For The Devil (“Simpatia pelo Diabo”), dos Rolling Stones, (…) Assim como os Rolling Stones, o AC/DC também foi acusado de satanismo. A banda australiana lançou o álbum Highway to Hell (Estrada para o Inferno) em 1979 e, em 1980 no álbum Back in Black, lançou mais uma música polêmica: Hell's Bells (Sinos do Inferno). A situação dos roqueiros do AC/DC “piorou” quando um assassino psicopata disse que era influenciado pelo som dos caras quando matava as pessoas. (…) A banda Twisted Sisters causou muita polêmica com a música Burn in Hell, que “convidava” as pessoas a queimar no inferno.” (Fonte: http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/investigamos-os-dez-fatos-mais-macabros-que-comprovam-rock-e-coisa-do-capeta/#img=1&galleryId=604364).

Diante de todo o exposto eu penso que, não obstante as desditosas declarações dos cantores e compositores supracitados, em suas lamentáveis canções aqui demonstradas, nem todo rock é do diabo, mas ele se vale desse gênero musical, bem como de outros gêneros e de outros meios de comunicação, para difundir a sua mentira.

Que o Senhor Deus nos dê sabedoria para discernirmos as coisas que se nos apresentam, e forças para escolhermos somente as que edificam. Amém!

A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.” (Pv.18:7)

 

Lázaro Justo Jacinto