Resumo: O presente artigo discute a desigualdade e o desenvolvimento na educação brasileira evidenciando o quanto o analfabetismo é concreto e está presente no contexto atual. Esta obra foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e seminários presenciais que aconteceram nas aulas da disciplina de Seminário Tópicos Especiais: Educação, Desigualdade e Desenvolvimento, na Universidade de Caxias do Sul. Através dos estudos realizados, percebe-se um atravessamento da desigualdade que inicia nos primórdios da educação e se perpetua durante todo o período escolar, nota-se essa desigualdade ultrapassa os muros da escola e perpassa o desenvolvimento econômico sem perspectiva nenhuma de mudança no quadro econômico atual.

Palavras-chave: Desigualdade. Desenvolvimento. Educação. Analfabetismo

1.INTRODUÇÃO

O artigo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e a partir dos seminários presenciais que aconteceram no curso de mestrado, nas aulas de Seminário Tópicos Especiais: Educação, Desigualdade e Desenvolvimento, na Universidade de Caxias do Sul.

Para esta obra também busquei embasamento teórico em diferentes autores como Freire, Canário, Piketty, Hadaad, Ferraro e Kreidlow, para alicerçar os fatos estudados e fazer a relação entre o discurso e a prática que vivenciamos no dia a dia das escolas.

 Durante o artigo faço uma análise das estatísticas e dados apresentados em relação às desigualdades sociais a nível mundial, e educacionais e nível nacional. Através de documentos oficiais da OXFAM e do relatório de observação nº 5 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

 Com o presente trabalho, busco representar o quanto a desigualdade e o desenvolvimento da educação brasileira estão aquém dos objetivos propostos no Plano Nacional de Educação e o quanto os mesmos chegam a ser excludentes em uma era denominada inclusiva, observando como este contexto reflete na economia brasileira.