A DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE AUXILIO AO PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: Estudo de Caso na Empresa Alves e Gama Comércio e Serviços Ltda- EPP

Katiane Rabelo dos Santos

Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade demonstrar como o fluxo de caixa é um importante instrumento de auxílio para o planejamento financeiro de uma empresa, sendo que se tem como objetivo, demonstrar sua importância para a sobrevivência no negócio, estimulando a formação de senso crítico, por meio de bases concretas e subsídios teóricos, para que se possa obter uma análise realista que auxilie o planejamento financeiro futuro. Portanto, entende-se que a contabilidade serve de base para o planejamento financeiro, pois é a partir dela e de seus recursos e relatórios contábeis, que se pode fazer a análise de fluxo de caixa e assim elaborar, planejamentos a curto e longo prazo, onde o gestor da empresa possa ter uma real amplitude de seus recursos para uma melhor tomada de decisão, para que a empresa se destaque no mercado econômico-financeiro. Assim, pode-se afirmar que o fluxo de caixa é um importante instrumento de gestão financeira dentro da empresa, pois através de sua analise o gestor poderá avaliar e mensurar as necessidades ou não de captação de recursos financeiros, para a melhor tomada de decisão em relação a prática do planejamento financeiro que foi elaborado para a empresa em determinado período.

INTRODUÇÃO

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo evidenciar a demonstração do Fluxo de Caixa como ferramenta de auxílio ao Planejamento Financeiro na Empresa de Pequeno Porte, assim como as demonstrações contábeis auxiliam na gestão financeira gerando as informações úteis para a realização das atividades exercidas pela entidade.
A Contabilidade é um instrumento de extrema importância para a gestão empresarial, sendo definida como um sistema de informações com a finalidade de controlar o patrimônio de uma organização, através do uso de várias técnicas e procedimentos com o intuito de obter as informações necessárias para tomada de decisão. Partiu-se da hipótese que a Contabilidade é a principal ferramenta de auxílio à gestão empresarial, devido proporcionar ferramentas indispensáveis para efetivar uma boa gestão como o uso das demonstrações contábeis.
Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é demonstrar a importância do Fluxo de Caixa, como sendo uma das principais ferramentas de auxílio ao Planejamento Estratégico Financeiro. E o objetivo especifico é apresentar a ferramentas da Contábil do Fluxo de Caixa, como instrumento na elaboração do Planejamento estratégico e financeiro da empresa.
Entende-se que o planejamento financeiro é o ato de estabelecer o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Nos dias atuais não tem como existir, uma boa gestão, se não houver um bom planejamento financeiro, aliado a um sistema de informação contábil, capaz de produzir de forma eficaz, informações que sejam confiáveis, para que assim a empresa não perca tempo e nem dinheiro, mantendo a empresa competitiva no segmento de mercado em que atua.
Diante deste aspecto, justifica-se este trabalho com a importância de como a contabilidade serve de base para o planejamento financeiro, pois é a partir dela e de seus recursos e relatórios contábeis, que se pode fazer a análise de fluxo de caixa e assim elaborar, planejamentos a curto e longo prazo, onde o gestor da empresa possa ter uma real amplitude de seus recursos para uma melhor tomada de decisão, para que a empresa se destaque no mercado econômico-financeiro.
A metodologia utilizada na confecção deste trabalho é por meio de pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, livros, artigos acadêmicos, documentos contábeis, etc., no qual foram correlacionados diversos autores para fundamentar as respostas dos questionamentos propostos.
O trabalho é apresentado em três capítulos. No primeiro capítulo será abordado sobre a Contabilidade e suas principais demonstrações. No segundo capítulo será apresentado sobre os diversos tipos de Planejamento Financeiro e as modalidades de Fluxo de Caixa. E no terceiro e último capítulo, será apresentado um estudo de caso, enfatizando as ferramentas de gestão contábil que podem ser utilizadas para a elaboração de Fluxo de caixa e um Planejamento estratégico financeiro, onde se evidencia as necessidades da empresa para uma melhor organização e gerenciamento de suas atividades.