A etiologia da palavra decepção vem do latim deceptio e significa engano ou dolo, mas quem já não experienciou a dor da decepção? A decepção é um sentimento dolorido, que gera tristeza, frustração, raiva, ira, que deixa marcas e dificilmente permite que a relação seja retomada, porque a pessoa decepcionada fica incomplacente.

            Apesar de a decepção trair a confiança e o afeto, ela não é de todo ruim. Afinal, ela nos convida a refletir, a amadurecer, uma vez que ela retira a venda que impedia que enxergássemos o outro como ele realmente é. Ela destrói a ilusão e a idealização que temos em relação ao outro. Na realidade, a dor da decepção é tão doída porque afeta diretamente o nosso ego, mostrando-nos que não nos decepcionamos com o outro, mas com nós mesmos, porque nos deixamos enganar por ele. Sentimo-nos traídos, afinal a pessoa que nos decepciona ela usurpou da nossa confiança.

            Porém, a decepção, como qualquer outro sentimento, terá o peso que dermos à ela, isso não significa dizer que ela não doa e não deixe marcas. Porém, não podemos deixar de olhar para o lado positivo da decepção, ela nos liberta de pessoas que não merecem a nossa confiança, a nossa atenção, a nossa compaixão, a nossa complacência, enfim, é uma pessoa que não merece desfrutar da nossa companhia, da nossa amizade.

            Por mais dolorido que seja ser enganado por alguém que confiamos e gostamos, não podemos deixar que isso nos torne pessoas duras e más, não podemos nos comparar à elas. Precisamos ficar atentos para não criarmos expectativas em relação ao outro e nem idealizarmos, temos que vê-lo como um ser humano que tem pontos falhos como nós e que cabe a nós observar o funcionamento dele e termos cautela nas nossas relações. Isso aprendemos na medida em que vamos sofrendo decepções, não nos doamos mais com tanta intensidade, pois aprendemos que por mais que nos relacionemos com alguém, nunca o conhecemos suficiente e por isso, a qualquer momento poderemos ser surpreendidos por alguma situação que nos decepcione.

             Apesar de todo sofrimento que uma decepção gera, ela sempre será libertadora porque nos ensina a sermos mais cuidadosos conosco, a nos protegermos mais em relação aos outros, principalmente, no mundo atual, em que as pessoas olham para os seus interesses e usam o outro para se beneficiar.