A CULTURA MUSICAL DE TABATINGA-AM NOS ANOS 70, 80 E 90: A MÚSICA COMO HERANÇA POPULAR
Por José Sebastião Lopes da Silva | 06/04/2018 | SociedadeA CULTURA MUSICAL DE TABATINGA-AM NOS ANOS 70, 80 E 90:
A MÚSICA COMO HERANÇA POPULAR
*LOPES José Sebastião¹
RESUMO
A Cultura Musical de Tabatinga nos anos 70, 80 e 90: A Música como herança popular é uma ideia antiga a ser desenvolvida pelo seu organizador, que só conseguiu realizar agora. Este artigo chama a atenção para as características de valores sociais, culturais e econômicas em que a cultura musical em Tabatinga-AM em alguns momentos influenciou na trajetória de alguns artistas locais e de alguns oriundos de outras regiões, almejando momentos satisfatórios em épocas marcadas por um período cultural centralizado em profundas transformações políticas e sociais ao longo dos tempos. Portanto, que através desse projeto, a contribuição e o conhecimento de fato se tornem grandes aliados em relevância artística cultural para o município, configurando um ambiente rico em detalhes a fim de alcançar o entendimento hábil de grande maioria que valoriza a arte de modo geral.
Palavras-Chaves: História, Cultura, Sociedade e Música.
______________________________________________________________________
*Graduado em Licenciatura Plena em Geografia – UEA – Universidade do Estado do Amazonas - Tabatinga-AM.
*Pós-Graduado em Geografia Física e das Populações - UCAM /Universidade Candido Mendes – RJ.
*Graduando em Tecnólogo em Petróleo e Gás – IME / FAMETRO/Faculdade Metropolitana de Manaus - AM
*jssilva11@hotmail.com¹.
1. INTRODUÇÃO
A Cultura Musical Tabatinguense nos anos 70, 80 e 90: A Música como herança popular é uma ideia antiga a ser desenvolvida pelo seu organizador, que só conseguiu realizar agora.
É um projeto que busca a essência da cultural artística adormecida dentro do contexto histórico do município, onde fatos relevantes marcaram época e que atualmente não se fazem presente em uma forma atuante.
A Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
A cultura brasileira foi formada ao longo dos séculos (desde o início da colonização no começo do XVI), pela mistura da cultura portuguesa com a indígena e a africana. Tempos depois, nos séculos XIX e XX, nosso país recebeu a influência cultural dos imigrantes italianos, espanhóis, alemães, árabes, japoneses, chineses, entre outros. (Segundo SOUZA, Eliana Maria de Melo, 1996 - Temas do livro: Cultura, Literatura).
A música está totalmente ligada à vida de todos os povos e sempre presente em ocasiões de alegria, romance, júbilo ou tristeza. A música dá sentido à vida do ser humano. A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado novo mundo. (CLAUDINHA RAHME).
Tabatinga nesse período se mostra capaz de envolver sua cultura musical com a pluralidade de ideias marcadas pela explosão da música nacional e internacional. Ritmos como a música latina e MPB, refletem uma harmonia repleta de sentimentos e emoções adquiridas pelos artistas. O processo histórico e tecnológico transformou os espaços sociaise culturais ao longo dos tempos, e essa expansão musical, tenta seguir até hoje.
Este artigo chama a atenção para as características de valores sociais, culturais e econômicas em que a cultura musical em Tabatinga-AM em alguns momentos influenciou a trajetória de alguns artistas locais e alguns oriundos de outras regiões, almejando momentos satisfatórios em épocas marcadas por um período cultural centralizado em profundas transformações políticas e sociais ao longo dos tempos.
É claro que ao longo dos anos as pessoas e lugares não dependiam totalmente desse fator, a realidade era vivenciada com total veracidade nessa temática, mas de alguma forma, sofreram inúmeras mudanças no seu modo de vida. Portanto, que através desse projeto, a contribuição e o conhecimento de fato se tornem grandes aliados em relevância artística cultural para o município, configurando um ambiente rico em detalhes a fim de alcançar o entendimento hábil de grande maioria que valoriza a arte de modo geral.