A CULTURA MIDIÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NA INFÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

Lizandra Moreira da Silva

Nos dias atuais podemos observar a grande expansão da Cultura Midiática, a qual vem ocultando a realidade da sociedade para forjar uma visão do mundo onde tudo parece "perfeito" e ao alcance de todos. Tornando assim, as pessoas em consumidores alienados, obsessivos e compulsivos, por algo imposto pela mídia, esta que está buscando no mundo infantil transformar crianças em mini consumidores.
Por trás da Cultura Midiática podemos ver um aglomerado de super potências às quais utilizam dessa "farsa" para divulgarem seus produtos, cada vez mais disputados, buscando a ilusão do consumidor para ganhar lucros com essa "cultura" de mercadoria que muitas vezes não são de necessidades, apenas atribuídos por empresas que usam de propagandas para seduzir seus alvos.
A Cultura midiática pode ser relacionada a uma realidade "falsa", "ilusória", sendo algo criado para determinar uma visão diferenciada da sociedade. Essa relação nos mostra Moreira (2003) quando diz que:

"Cultura midiática tem a ver com determinada visão de mundo, com valores e comportamentos, com a absorção de padrões de gosto e de consumo, com a internalização de "imagens de felicidade" e promessas de realização para o ser humano, produzidas e disseminadas no capitalismo avançado por intermédio dos conglomerados empresariais da comunicação e do entretenimento, e principalmente por meio da publicidade. Num âmbito mais amplo e necessariamente genérico, cultura midiática é a cultura do mercado pensada e produzida para ser transmitida e consumida segundo a gramática, a lógica própria, a estética e a forma de incidência e recepção peculiares ao sistema midiático cultural. Neste sentido, a noção de cultura midiática é devedora e retoma muitas implicações do conceito de indústria da cultura, ou indústria cultural, mas deseja apontar ou circunscrever realidades específicas do estágio atual de midiatização da cultura." (pág. 1208)

Entretanto a mídia vem ocupando um espaço considerável na vida das pessoas, as quais vivenciam todos os dias essas influências. Um dos alvos frágeis são as crianças, as quais são manipuladas por imagens, personagens de filmes, brinquedos, jogos eletrônicos, e muitas outras formas de atração dos pequenos consumidores que estão ganhando grande atenção dessas empresas por serem de fácil de iludir. Desta forma as pessoas banalizam a "cultura midiática" vendo somente seus atrativos, não percebendo que está tomando tempo e a personalidade dos seus alvos, nós consumidores e apreciadores dessa massa de "sugadores" de nossa realidade social. Muitos pais também são influenciados alimentando assim seus filhos com esse consumismo. Por tanto como nos relata Moreira

"parece-me o fato de que o sistema midiático cultural elabora e difunde, mesmo se de forma não totalmente intencional ou planejada, visões de mundo, sentidos e explicações (grifo do autor) para a vida e a prática das pessoas e, por isso, passa a influenciar sempre mais seu cotidiano, sua linguagem e suas crenças."(pág12)

Dessa forma esses atrativos conseguem manipular as criança e adolescentes que são vistos pelas empresas como alvos fácies para a mídia, pois mostram o que eles querem ver e desejam, de forma atraente, para ir construindo consumidores desta massa de produtora de "prazeres" ilusórios. Essa facilidade de acesso aos jovens e as crianças é devido aos costumes já adquiridos pelos seus pais, os quais não impedem essa manipulação, pois acham algo banal, ou seja, sem importância, ou algo necessário para a educação dos seus filhos.
Como nos mostra Zancheta a mídia pode ser relacionada com a educação, onde a qual pode ser atribuída na prática docente onde

"à formação de professores, a preparação para lidar com a mídia é ainda objeto ensaístico. Entre as tendências pedagógicas em evidência nos cursos de licenciatura, não existe espaço definido para lidar com os meios de comunicação (MC). No terreno das publicações, há poucos estudos acerca da inserção dos MC na escola, ainda que existam incursões significativas".

Desta forma a mídia pode ser considerada uma maneira de comunicação, e relação interpessoal, onde a mesma possui rápida e completa difusão das notícias. Podendo então ser associada a uma ligação do ser humano ao mundo o qual o mesmo não teria acesso sem a tecnologia. Podemos então dizer que a mídia possibilita as crianças acesso a tecnologia e a despertar seu raciocínio através de jogos eletrônicos cada vez mais complexos.
Hoje muitas crianças de seis anos ou até menos sabem manusear computadores, jogos de vídeo games, DVDs, telefones celulares, etc. A cultura midiática gerou hoje uma geração de crianças completamente voltada para a tecnologia, excluindo muitas vezes algo que antes para nós adultos em nossa infância não existia, como por exemplo, jogar futebol no computador disputando com jogadores de outros estados, mas sim brincávamos no campo próximo da casa.
Essa visão também possui a autora Setton (2004:69), onde se refere que as "linguagens midiáticas (som, imagem, narrativas e gêneros ficcionais e etc.) estão carregadas de sentido, emitem significados morais, juízos de valor e como tal servem como importantes agentes socializadores." Nessa perspectiva a mídia pode trazer benefícios para a educação, como forma de transmissão de informações.
Concluo que a cultura midiática está sim envolvida na vida social das pessoas e a qual tem grande influencias na personalidade das mesmas, podendo então ser trabalhada nas escolas a favor dos alunos para que não fiquem alienados a uma visão imposta pela mídia e pela propaganda, mas que possam usufruírem das informações sobre o contexto geral do mundo para a construção de seus próprios conhecimentos. Para isso o exemplo dos pais com seus filhos são de extrema importância, diálogo e explicações sobre o consumo de certos objetos impostos por propagandas serão desnecessários para suas necessidades, não tendo o porquê de comprá-lo. A criança tem que ter capacidade de compreender que não é por que a divulgação do produto é bonita, que se tem a necessidade de utilização do mesmo. Saber diferenciar o que será útil e que não será é um fator a ser ensinado as crianças para que não se tornem adultos consumidores obsessivos.


Referência Bibliográfica

ZANCHET Jr, Juvenal. Texto ESTUDOS SOBRE RECEPÇÃO MIDIÁTICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: PERCURSOS E CONSIDERAÇÕES PROPOSITIVAS. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-1821--Int.pdf acesso em 08 de outubro de 2009.


MOREIRA, Alberto da Silva. Texto Cultura Midiática e Educação Infantil. Disponível em http://www.uab.furg.br//mod/resource/view.php?inpopup=true&id=7468. Acesso em 08 de outubro de 2009.


SETTON, Maria da Graça Jacintho. A Cultura da mídia na Escola, ensaios sobre cinema e educação. Disponível em http://books.google.com.br/books?id=zf1gaaEV1NYC&pg=PA67&lpg=PA67&dq=Maria+da+Gra%C3%A7a+Setton+cultura+midi%C3%A1tica&source=bl&ots=UMeJKINs19&sig=n4Ourd4y3HTzSFkI1Z7DWwIwmf0&hl=pt-BR&ei=qGvOSo-ZF9Kf8Abv08TyAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CAwQ6AEwAg#v=onepage&q=Maria%20da%20Gra%C3%A7a%20Setton%20cultura%20midi%C3%A1tica&f=false Acesso em 08 de outubro de 2009.