A CRÍTICA

Há verdades que não precisam ser ditas ...

Razoável seria deixar que os indivíduos, por seus próprios atos, se desnudassem aos olhos do bom senso em geral e de suas consciências em particular.E que fosse para eles o efeito do seu modo de agir a própria condenação. E a causa de sua possível regeneração.

Na verdade, não conseguimos melhorar as pessoas apontando suas falhas.Elas precisam de tempo para errar, refletir, corrigir e amadurecer.O tempo, e o sofrimento, são os melhores mestres.

Ninguém assimila uma crítica sem estar preparado para recebê-la.Antes a recebe como uma ofensa do que como um auxílio.O orgulho próprio e a vaidade pessoal, muito bem administrados pelo ego, não enxergam o bem na crítica formulada, e fazem ver o crítico como um agressor.

"Melhora-te e o mundo melhorará ..." Por isso, o correto seria não criticar, mas servir de exemplo.

Mas como poderíamos servir de exemplos, se somos relativamente imperfeitos?

É verdade.

No entanto, é preciso saber "ver" e "ouvir" para interpretar o "mal" como verdadeiro bem.

Todos somos bons professores.É o discernimento das pessoas que filtra nossas ações, absorve o que é bom e aproveitável e repudia o que não presta.Aprendemos uns com os outros.E todos têm alguma coisa a nos ensinar.Inclusive os malfeitores, corruptos e ladrões.Estes nos ensinam o que não devemos fazer.

Por outro lado, como diz o poeta desconhecido: "Há no pior de nós tanta bondade/E no melhor de nós tanta maldade / Que mau será querer a todo instante / Descobrir falhas em nosso semelhante."

(Luciano Machado)