Atualmente a educação atravessa tempos difíceis, com diversos fatores adversos, pouco investimentos, alunos desinteressados, pais ausentes, situações precárias das salas de aulas, formações de professores, materiais didáticos enfim o ensino oferecido em nossas escolas não tem conseguido atingir os objetivos primordiais da aprendizagem. Hoje em dia se houve muito os professores reclamarem que os alunos não conseguem ler, não consegue resolver uma conta ou soluções deum problema, ou seja, os alunos não estão conseguindo, não estão aprendendo ler e escrever e assim muitos chegam com essa deficiência de aprendizagem ao fim do Ensino Médio. Esse problema deveria ser trabalhado desde os primeiros anos de séries iniciais no 1º, 2º e 3º anos com uma base bem estruturada, salas alfabetizadoras, formações para professores, um apoio pedagógico bem estruturado, um trabalho voltado para segurança de um trabalho continuo e coletivo, onde todos tem um papel muito importante. Mas também tem que ter comprometimento dos pais auxiliando o filho em casa, cobrando, comparecendo as reuniões escolares, estando em conjunto e parcerias com a escola, assim dessa maneira todo o resultado teria mudanças positivas. Um fato muito alarmante que piora muito esse quadro, é a ausência dos pais na vida escolar dos filhos, A família é, portanto, o agente socializador por excelência do ser humano. As famílias influenciam o desenvolvimento dos seus descendentes por meio da sua situação social e física. Nesse sentido podemos afirmar que a ausência ou abandono do pai na infância pode trazer várias consequências para a criança e isso pode refletir na vida adulta, essa ausência tende a criar o desequilíbrio, que pode gerar vários problemas na formação da personalidade da mesma. Sabemos que a carência de amor e de afeto comprometem o desenvolvimento da criança e do. E quando as interações entre pais e filhos são mal adaptativas ou desajustadas os resultados poderão levar a formas de comportamento antissocial. A educação e a ocupação dos pai em casa têm consequências de grande importância para a criança, assim como o abandono também pode gerar grandes conflitos emocionais na vida da criança seja por separação conjugal ou abandono mesmo dos filhos.

O professor deve saber conduzir o seu programa de ensino de uma forma dinâmica permitindo que os alunos participem da construção do seu próprio conhecimento, interagindo uns com os outros. Sendo dinâmico e criativo, os estudantes não devem ficar sentados o tempo todo, permanecendo imóveis. Isso provavelmente fará com que eles enxerguem as aulas mais como uma obrigação, as aulas deve ser dinâmicas e expressivas promovendo assim interação e comunicação entre os alunos.

O professor não deve pressionar o aluno. Pressionar os alunos só aumentará a sensação de estresse no ambiente escolar, prejudicando a produtividade da turma. Os estudantes possivelmente terão medo de fracassar e não arriscarão novas ideias.

O professor deve ser atualizado. Procure sempre se manter atualizado a respeito das novidades do mundo digital, buscando sempre novas maneiras de inovar os seus métodos de ensino. A importância do professor na educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os professores tem grande importância na formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.

Para que isso aconteça seria interessante e necessariamente cumpridas as metas PNE (Plano Nacional de Educação), sendo uma delas é a garantia das condições para que os professores e gestores escolares tenha\mas apoio necessário para que os objetivos de aprendizagem sejam de fatos trabalhados em sala de aula. Assegurando também ofertar infraestruturas, condições materiais escolares. Então assim vemos que com união e cooperação de todos se chegaria á bons resultados, e assim dessa maneira acontecerá de fato uma mudança e evolução na Educação Brasileira.