A  Crise das Ciências Clássicas.  

No inicio do século XX, a Ciência sofre uma grande revolução, particularmente a Matemática e na Física, clássicas, a partir exatamente de uma nova formulação da Geometria, alguns teóricos entre eles:

O russo Nicolai Lobatchevski 1792-1856, e, o húngaro János Bolyai 1802-1860, e, o alemão Bernhard Riemann 1822-1866, eles desenvolveram uma nova Geometria de caráter não euclidiana, que foi fundamental para mudança para uma nova acepção da Ciência, a partir do inicio do século citado em referência.

Suas teorias abalaram certezas a respeito da própria Matemática, Ciência que até então não era questionada, passaram a rejeitar certos axiomas da chamada Geometria clássica euclidiana, o que era naturalmente evidente passaram a ser profundamente questionado, ao que se refere à denominação de espaço geográfico.

O que aconteceu a partir de novas inferências, outros axiomas em evidências, surgiu novas concepções superando a Geometria clássica, passou a ser entendida não mais como fundamentos irrefutáveis, a Ciência estava de fato passando por uma profunda crise, a perca da sua inquestinabilidade.

 Os  chamados princípios irrefutáveis. Tudo passou ser entendido apenas como ponto de partida, e não mais como algo determinado.

O grande matemático Henri Poincaré 1854-1912 entendeu diferentemente do principio irrefutável aplicado à lógica Matemática, como algo aberto na sua natureza.

 Não com o preceito da certeza absoluta, concluiu-se que uma Geometria não poderia ser mais correta que a outra, a única adição como princípio viável nesse campo, seria certa comodidade de um princípio em referência ao outro.

No campo da Física ou da Matemática, a ideia do determinismo, isso acabou em definitivo, refere-se em relação à questão de causas e efeitos, no campo do mundo fenomenológico, certa relatividade, para explicação do mundo das coisas da natureza.

 Fazia se recorrência tão somente ao campo da experiência, descartado totalmente a metafísica, Pierre Simon Laplace 1749-1827, para quem Deus seria apenas uma hipótese sem nenhuma necessidade.  A determinação apenas do campo da experiência.

O determinismo que se desenvolveu com a Física clássica a partir de Newton, suas ideias gravitacionais, em relação determinado espaço, o
entendimento de outros campos da Física, tais quais a termodinâmica, ótica e a acústica.

Posteriormente com novas descobertas e outros sinais de contradições, abalou profundamente os deterministas do chamado universo físico, isso já no final do século XIX, possibilitando o início do que seria a badalada Física Quântica.

No inicio do século XX físico Albert Einstein 1879-1955, modificou com veemência os tradicionais conceitos, referentes ao espaço e tempo, com seu magnífico trabalho a respeito da eletrodinâmica dos corpos em movimento.

 Desenvolveu o conceito fabuloso de energia sendo igual à quantidade de massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado, favorecendo com essa equação ao surgimento da teoria da relatividade em Física.

O funcionamento da Física clássica de Newton sofreu o segundo abalo sísmico com o trabalho formulado, a respeito do princípio da incerteza do alemão Werner Karl Heisenberg 1901-1976, um dos fundadores da Física Quântica.

O que ficou estabelecido por Heisenberg, à impossibilidade de determinar a velocidade e a localização de um elétron. A partir desse momento não poderia ter mais certeza em referência ao campo da Física.

 Não seria apenas a questão da relatividade em Einstein, algo muito mais importante e revolucionário no mundo do entendimento dos fenômenos da natureza.

Então a Ciência passou a ter dois problemas fundamentais, um no campo dos valores e das verificações cotidianas, a experiência aplicada a Física clássica.

A outra questão fundamental refere-se ao campo dos pequenos fenômenos, mundo atômico, Física nuclear e subnuclear, a questão da Física quântica e a teoria da relatividade relacionada com tudo isso.

Com o desenvolvimento das novas acepções a Física superou a ideia determinista e mecanicista da Física clássica, compreendendo inclusive o fundamento do princípio da incerteza, certo irracionalismo, que destruiu a pretensão de causabilidade e previsibilidade, natural a Física clássica.

Na Biologia com Charles Darwin, a teoria da evolução 1809-1882, o homem deixou de ser o centro do mundo, a concepção humana passou ser entendida como processo natural, como é vista a qualquer animal, não mais como a criação especial.

  A negação da existência de Deus irmanou se como resultado dos demais seres, no processo da seleção natural, essa ideia foi à última etimologia para a total destruição da visão clássica do mundo da natureza.  Tudo vem de tudo, do mesmo princípio, do ponto de vista da matéria, dessa forma a nova concepção.

A Ciência numa concepção diferente das visões clássicas, o domínio da natureza, a relatividade das coisas, dos fatos e dos fenômenos, dessa forma reformou se a nova concepção para nascimento dos dias atuais.  

Edjar Dias de Vasconcelos.