O ESTADO DO TAPAJÓS

ABEDIEL DE LIMA OLIVEIRA TS (9)[1]

A criação do novo “Estado do Tapajós” será um grande desenvolvimento para nossa região, depois de muitos anos que esse projeto estava em pauta só agora que irá se realizar. Então, a criação desse estado, por um lado será muito importante para o crescimento da região, também para o surgimento de novas oportunidades de emprego, empresas de outras regiões virão para cá. Também tem o outro lado da questão: com a criação desse estado, com certeza ia aumenta os impostos, as mercadorias irão ficar mais caras, também infelizmente irá aumenta a criminalidade por causa da quantidade de pessoas, não será mais tão tranqüila como agora porque muitos furtos vão ocorrer e vão ficar mais perigosos as ruas, isso vão ser problemas. Ainda estou indeciso, mais eu sou mais a favor do que contra.

ESTADO DO TAPAJÓS

 ALESSANDRA DO NASCIMENTO LINS[2]

         Como podemos falar desse assunto? Será que com a criação do Estado do Tapajós terá melhoria? Eu acho que sim e que não. Trará desenvolvimento para Itaituba e mais economia e muito emprego, além de vir para cá muitos pessoas de fora e isso será bom para desenvolvimento de Itaituba? Muitas pessoas em Itaituba pensam que isso será muito ruim para cidade. Mas, se não tentarmos nunca iremos para frente. No meu pensar trará mais melhoria para hospitais, escolas e pequenas empresas. Mas também não será fácil para outras pessoas que vivem no interior do Pará. Também pode aumentar principalmente a miséria de outras pessoas.  E isso que eu acho da criação do Estado do Tapajós.

 

O ESTADO DO TAPAJÓS

ANTONIO SILVA.[3] 

A FAVOR OU CONTRA?

Embora muita gente não saiba de muita coisa sobre a criação do estado do tapajós, mas em alguns aspectos essa criação vai trazer muitos benefícios, principalmente para quem mora nos municípios que abrangem o estado do tapajós, pois vai aumentar os empregos nesses municípios com a vinda de varias novas empresas, porém apenas os políticos vão ser os mais privilegiados com essa nova criação, sendo que eles estão à frente desse movimento. Já em outro aspecto não vai ser assim tão bom, pois vai estar trazendo muitos vândalos para os municípios fazendo com que as cidades que conhecemos se modifique completamente, mudando a rotina das pessoas, pois não poderão fazer um passeio de lazer com sua família que será muito perigoso podendo serem assaltadas e poderão até perde a vida. E por uma outra versão será ruim para a população como para os políticos do estado do Pará pois perderão eleitores sendo que apenas seu estado com a divisão será muito mais inferior em tamanho territorial do que o novo estado do tapajós.                        

SERÁ QUE A DIVISÃO É A SAIDA CERTA?

ANDRÉ DA SILVA SOUSA[4]

A divisão do estado do Pará é a Solução dos Problemas da região oeste do Pará. Essa divisão vai trazer grandes soluções para essa população que tanto clama dos poderes políticos do estado. Essa região quer tanto que essa divisão do estado por causa do abandono do governo do estado com as cidades do interior. A população tem o pensamento que, com a separação vai diminuir os problemas da região do oeste do Pará. O povo nossa região não recebe muito recurso onde a maioria fica nas proximidades de Belém, mas não é com uma separação que se resolvem as coisas. Governo: vamos olhar com outros olhos para essa região sofrida.

 

SIM AO TAPAJÓS!

DARLISSON GONÇALVES[5]

O estado do tapajós deve ser criado para o melhor desenvolvimento da região oeste do Pará, pois a capital fica muito distante do interior e todos os benefícios demoram muito a chegar devido a distancia. O estado em que nos encontramos hoje, o Pará, deverá ser dividido em três: tapajós, Carajás e Pará. O Tapajós será o maior em extensão de terras, mas será o menor em população, já o Pará o ficará menor em extensão só que mais populoso.

 

 

A  CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJOS

 

ALINE MAGNO OLIVEIRA[6]

 

Há muitos anos que se houve falar em uma nova esperança que o estado do tapajós, mas essa criação será a solução ou a criação de mais problemas. Para nos a criação do estado do tapajós vá trazer muitos benefícios e também malefícios, até porque tudo tem seu lado positivo e negativo.

Com a criação do estado do tapajós as coisas vão melhorar, pois vamos ser o povo tapajônico, além disso, vai gerar mais emprego e renda para a nossa população e nossa região vai crescer mais ainda. Só que pensando por outro lado, essa criação vai causar grandes impactos ambientais e isso não é muito legal.

Alguns lugares lindos que existem no rio vão desaparecer  sem falar da mudança de clima porque a temperatura vai aumentar e a população nativa vai ter que sair de suas residências por causa das barragens e hidrelétricas no complexo do rio Tapajós. O Estado do tapajós pode trazer enormes prejuízos para a população ribeirinha. Se tivesse uma forma de criar o Tapajós sem nenhum impacto ambiental seria ótimo, pois não prejudicaria a maioria da população. Será que não existe uma forma de criação que não degrade a natureza? E se existe tudo será bem mais fácil, pois a divisão de território não será a melhor forma de resolver o problema. Além disso, há várias cidades concorrendo para ser a capital do estado. As cidades são elas: Rurópolis, Divinópolis, Campo Verde, Santarém e, por último Itaituba que é a cidade que está mais empolgada quanto a essa criação, que, pelo jeito vai ser um pouco difícil de Itaituba ganhar a concorrência. A criação do estado do Tapajós ainda é só uma esperança, ainda bem que não está decidido e o que resta é só esperar e ver o que isso dá e seguir em frente.

                

 

 

 

                   SIM AO TAPAJÓS

ADRIANO SOUSA FERREIRA[7]

 

            O Estado do Tapajós deve ser criado, para um melhor desenvolvimento da região oeste do Pará, pois a capital fica muito distante da nossa região e todos os benefícios demoram muito a chegar devido à distância.

            Não é de hoje que existe essa luta pela divisão do estado, faz quase cento e cinquenta anos, mas só esse ano será decidido com a votação dia quatro de dezembro pela população do estado do Pará.

            O Estado em que moramos hoje, o Estado do Pará deverá ser dividido em três: Tapajós, Carajás e Pará. O Tapajós será o maior em extensão de terras, mas será o menor em população e  Carajás será o segundo maior, tanto em terras quanto em população, já o Pará será o menor só que o mais populoso.

            A região oeste do Pará está muito sucateada, pois toda renda arrecadada pela nossa região não tem o retorno merecido devido a distribuição da renda per capita ser baixa, toda ela fica na maior concentração de pessoas que é a região de Belém. Contudo, esperamos um melhor desenvolvimento com a divisão do estado por toda renda arrecadada fica no nosso estado e isso será investido nos setores de saúde, educação e infra-estrutura para nossa região, pois ela merece o melhor.

 

SIM AO TAPAJÓS



[1] Aluno do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará.

[2] Aluna do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará.

[3] Aluno do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará.

[4] Aluno do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará.

[5] Aluno do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará.

[6] Aluna do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará

[7] Aluno do Curso Técnico  Médio Integrado em Saneamento Ambiental (TS-9) do IFPA- Campus de Itaituba –Pará