DIVIDIR PARA O DESENVOLVIMENTO

ANA THAÍS DE SOUSA FERREIRA[1]

 

Com a divisão do Estado do Tapajós, acreditamos que teremos desenvolvimento em nossa região, uma vez que a capital do Estado será Santarém. E com a capital perto da gente, os recursos vão ficar em nossa região, não vamos ter que dividir com outros. No caso vai ser dividido com os municípios da região, amenizando o sofrimento do povo, em vários aspectos como: saúde, educação e uma distribuição mais justa dos recursos. Por esses e outros motivos eu concordo e acredito no Estado do Tapajós. Chega de sofrimento! Liberdade já!

 

 

A CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS.

FLÁVIA BARROS[2]

            O Estado do Pará é o terceiro maior Estado do Brasil. Possui 143 municípios. Sua massa populacional está concentrada na capital, Belém, e suas cidades circunvizinhas.

 O Pará é um território com grandes áreas de recursos naturais. Somos a favor da divisão do estado, pois dentre os 143 municípios, uma minoria é que tem o apoio do estado para que possa se desenvolver.

O que podemos observar é que as cidades mais próximas à capital, Belém, é que tem grande concentração de riquezas e esse apoio. A região do Tapajós sofre a cada novo governo que assume o comando, isso pode ser observado nas áreas da saúde, educação, moradia, cultura, esporte e lazer, estão cada vez mais desvalorizados.

Para reivindicarmos os nossos direitos ou quaisquer benefícios, temos de nos deslocar até Belém, pois raramente estes governantes se dão ao trabalho de vir até nossa região. A região do Tapajós foi muito explorada, mas, nada foi deixado em troca, por isso vamos nos dar a chance de crescer e ter uma vida mais digna vamos dizer sim ao Tapajós.

A região do Tapajós sempre foi lembrada, pois daqui, muitas riquezas foram levadas, um exemplo é a extração mineral e a extração madeireira.

Hoje somos mais que defensores do meio ambiente, várias de nossas áreas são muito bem preservadas.

As possibilidades de termos um futuro melhor após esta divisão são inúmeras: teremos um governo próximo, o que facilita nossas reivindicações, teremos o apoio do Governo Federal por dez anos, e ainda podemos ter um grande avanço na área da saúde e educação, pois o novo estado terá apenas 1\5 dos municípios de sua composição anterior que facilitará a administração da nossa região.

O que preferimos? Ser uma região que só consegue ser vista pelo governo do estado como um curral eleitoral? Ou irmos à luta e mostrar que somos mais e que temos nossos valores éticos, morais, políticos e culturais? A decisão é nossa! Vamos decidir crescer! Não podemos continuar estagnados, servindo de números para que o estado receba benefícios dos quais nunca temos direito por estar ao fim desta pirâmide.

 

 

A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ

 

ELONEIDA  OLIVEIRA DA SILVA[3]

 

Para a Criação do Tapajós somos a favor da divisão, porque com essa divisão nós podemos até conquistar coisas melhores. Quando a gente quer comprar alguma coisa dos outros países fica até difícil de chegar até aqui, porque tem gente que desvia  a compra que se traz de  longe, pois o interior fica a mais de mil quilômetros da capital. Com a divisão pode ser que fique melhor para todos. Tem algumas pessoas que são contra a divisão por que acham que dividindo pode piorar, mas cada um tem o seu gosto, mas nós somos a favor e dizemos SIM AO TAPAJÓS. E o Pará, por ser um dos  maiores do Brasil  deve dividir  para deixar crescer nossa região do Tapajós.

 

ESTADO DO TAPAJÓS

GABRIEL ARANHA [4]

DIGA SIM OU NÃO

 Estado do Pará és tão belo e rico, sua grandeza também é imensa! Bela também é a sua paisagem, cachoeiras, rios, florestas, enfim, várias outras coisas! És rico em bauxita, madeira, água e outras riquezas e com uma área imensa. Fico pensando, como vai ficar tudo agora com essa divisão? Creio que vai trazer melhoria, o bom é que a capital vai ficar mais perto e a população do interior vai ter acesso com mais facilidade aos programas sociais, sem poder esperar tanto, mas não sou contra nem a favor, mas espero que os do SIM consigam coisas positivas para a nossa região.

 

 

DIVISÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS

 

RICHARDSON VIEIRA[5]

 

A divisão do estado do Pará, com certeza será o melhor para a região porque levará maior desenvolvimento às cidades do oeste do Pará. O Pará é um estado muito grande e por isso o governo não dá conta de satisfazer  todas as necessidades das cidades existentes. Coma divisão, o espaço a ser governado seria bem menor e por isso seria melhor administrado pelos seus governos. O problema é que o Estado do Tapajós é considerado o mais fraco por não ser tão desenvolvido como o Pará e o Carajás; por não ter grandes riquezas minerais como Carajás etc. e tal, e por isso é muito questionado a respeito da divisão. Mesmo assim, o Estado do Tapajós tem que ser criado porque essa região não pode continuar assim, tem que ser feito alguma coisa para melhorar a vida das pessoas. E mesmo que no começo não dê certo, sem dúvidas, é melhor tentar mudar do que continuar do jeito que está.

 

TAPAJÓS

WESLEY CABRAL DA CUNHA[6]

 

Depois que saiu o Projeto para divisão do Estado do Pará muitas pessoas ficaram indecisas referente a isso, mas também muitas pessoas  são contra porque dizem que quando dividir vai aumentar o número de governantes para roubar as verbas, mas quando dividir vai ficar  o mesmo. Não vai mudar nada referente a isso e o dinheiro irá diretamente para o governo federal que irá investir por mais d e10 anos para o estado se estabilizar economicamente. Então, as pessoas tem  que analisar os dois lados  antes de dizer  se vai ficar bom ou ruim.

O TAPAJÓS

 

JOÃO FELIPE MESQUITA CARDOSO[7]

 

A divisão do Estado do Pará para a criação do Tapajós pode ser bom ou ruim para a região. Com o SIM da população para a divisão, a região mais afastada da capital, os municípios mais por, pois o municípios pobres vão ganhar uma grande oportunidade para ter cidades melhores para uma vida melhor, pois o município vai ficar mais perto da capital, com o aumento de infra-estrutura do município mais saúde para a população, enfim a separação do estado traria um rápido progresso sócio-econômico.

O Pará é um estado grande , rico, mas pouco desenvolvido. Todos os seus benefícios estão voltados mais para a capital, Belém, diminuindo o dinheiro que  deveria vir para as outras cidades do interior. Se o estado separar vai ficar melhor para as pequenas  cidades, se o Tapajós realmente for criado, o governo passará a investir no novo estado, construindo hospital, estradas, asfalto para o maior acesso da capital para os municípios afastados, mais  tratamento de esgoto, etc..melhorará mais  e fará crescer os municípios ribeirinhos do interior. Várias pessoas são contra a divisão, mas com certeza, o estado será construído, dando uma cara  nova para ideologia.

 

A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ PARA A CRIAÇÃO DO TAPAJÓS

JÉSSICA LEÃO CAVALCANTE[8]

 

O Estado do Pará, localizado na região norte  do Brasil, chegou a ser proposta para ser dividido em três. Com a divisão, a região terá sete unidades federativas: Pará, Carajás, Tapajós, Amazonas, Amapá, Acre e Rondônia. A divisão seria uma forma de reduzir as desigualdades sócio-econômicas e favorecer o desenvolvimento dessa região que sempre foi lembrada no momento de levarem suas riquezas. Hoje somos  mais que defensores do meio

ambiente, várias de nossas áreas estão preservadas. As possibilidades de termos um futuro melhor com essa divisão  são várias, por exemplo: teremos um governo próximo, o que facilita nossas reivindicações, teremos um grande  avanço na área de saúde e educação e teremos o apoio do governo federal por 10 anos. A região do Tapajós, a cada novo governo assume o comando, isso pode ser observado nas áreas de saúde, educação moradia, etc.,áreas que estão cada vez mais valorizadas.

 

 A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ PARA CRIAR O TAPAJÓS

RAIANE LOBATO DE SOUZA[9]

 

O Estado do Tapajós abrangerá uma parte do sudoeste e oeste sendo microrregiões com o maior número de municípios. Enquanto a região sul formaria outro estado. Segundo a proposta, esse seria um mecanismo para conduzir a redivisão territorial do país como forma de reduzir às desigualdades sócio-econômicas e favorecer o desenvolvimento das regiões menos assistidas pelo poder político. A criação do estado do Tapajós irá favorecer muito para todos nós.

 

A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ E A CRIAÇÃO DO TAPAJÓS

EDIVALDO SOBRAL FERNANDES[10]

 

O Pará é um estado grande, possui muitos municípios e por ser grande é ruim de governar, pois fica muito longe da capital e os políticos não são unidos para resolver  os problemas que surgem nas regiões afastadas.

Com a divisão do Estado do Pará vão melhorar muitas coisas, como a imensa falta de infra-estrutura  dos municípios e cidades do Estado e trará um grande progresso para a população do interior do estado. Portanto, com a separação vai ter um rápido progresso sócio-econômico porque um estado menor irá facilitar  o governo a realizar um rápido desenvolvimento.

 

A DIVISÃO DO PARÁ

JÉSSICA COELHO[11]

O Estado do Tapajós que vem da divisão do Estado do Pará foi um  Projeto feito há muito tempo mas só agora vai ser posto em prática. Sou contra   criação desse estado, pois acho que com essa divisão Itaituba pode perder muito com o aumento dos produtos de passagens etc. Até porque , pelo fato de Santarém tornar-se capital muitas coisas vão mudar, talvez melhore na educação e saúde e a BR que liga Itaituba a Santarém. Talvez minha opinião mude, mas ainda acho que isso pode prejudicar nossa cidade e outras também.

 

A DIVISÃO DO PARÁ PARA CRIAR O TAPAJÓS

MARCELO (TE-6)

 

Acreditamos o Brasil teve várias divisões, por que o Pará não pode ter? Se formos imaginar o Estado do Tapajós que estando dividido trará grandes recursos para os demais municípios, pode ser bom ou não para alguns. Se for bom, como alguns dizem, trará mais escolas, esportes, faculdades, instituições do governo e mais recursos financeiros. Por outro lado, se as pessoas imaginam que não será bom e que só vai trazer recursos igualmente para todo o estado paraense, e para o Tapajós que só tem pobre, então a divisão viria amenizar apenas o sofrimento do povo do interior, com algum emprego, energia elétrica, saúde, educação, mas não mudaria muita coisa, pois o estado já nasceria pobre. Para mim, dividindo ficará melhor para governar.



[1] Aluna do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[2] Aluna do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

 

 

[3] Aluna do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[4] Aluno do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[5] Aluno do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[6] Aluno do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

 

 

 

[7] Aluno do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[8] Aluna do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[9] Aluna do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[10] Aluno do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)

[11] Aluno do Curso de Edificações  do IFPA- Campus de Itaituba -TE (6)