Maria do Carmo Dias da Silva

RESUMO- A Cosmetologia é a ciência que estuda os cosméticos, os quais entre suas variadas funções, atuam no fomento da beleza. O uso de cosméticos, mormente na face, constitui o campo de atuação principal da maquiagem. Através de criteriosa pesquisa bibliográfica, pretende-se estudar a cosmetologia, a maquiagem, suas relações, a história e o conceito da maquiagem, bem como diversos detalhes da técnica, seus cosméticos, estilos, sua funcionalidade na correção de pequenos defeitos anatômicos, suas técnicas, aspectos legais, higiene do procedimento e aplicação no gênero masculino. Os benefícios da maquiagem na imagem pessoal da mulher serão, outrossim, objeto de debate. Com efeito, imagina-se que a técnica é um mecanismo excepcional para aumentar o bem-estar das pessoas e sua autoestima, proporcionando uma incrível sensação de satisfação e entusiasmo.


PALAVRAS-CHAVE: Cosmetologia. Maquiagem. Bem- estar. 

1-INTRODUÇÃO 

A cosmetologia e a maquiagem podem proporcionar felicidade para um significativo número de pessoas, na medida em que atuam junto aquilo que as pessoas têm de mais valioso: a autoestima. Esta foi a razão da escolha do tema proposto. Num mundo tão complicado, cheio de mazelas e ódio, que coisa agradável proporcionar o bem às pessoas. Não à toa, Confúcio pontuou: “A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.” E isto justifica todo este trabalho. Deby Prado (2017), ao conversar com uma das participantes de um projeto social em que se oferecia maquiagens a mulheres carentes, declarou: “Quando a sentei na cadeira para iniciar meu trabalho, iniciamos um diálogo e perguntei se ela gostava de maquiagem e se tinha o hábito de fazer uso, e ela disse que sim, pois se sentia mais bonita e feliz. E aí: Bingo! Ela me disse algo primordial e fundamental: que se sentia mais feliz!!!”

Nossos objetivos são detalhar alguns aspectos da cosmetologia e da maquiagem, história, conceito e aplicabilidade, técnicas e benefícios (inclusive para homens), aspectos legais, higiene, enfim, tudo com o escopo de comprovar, ao final, que a maguiagem e seus cosméticos são meios de realização pessoal, profissional e social. 

  2- METODOLOGIA

No presente estudo, a metodologia de pesquisa utilizada foi a de revisão bibliográfica, sendo certo que também será inserido no trabalho dados coletados em pesquisa de campo por terceiros. Delimitado o assunto, foram efetuadas pesquisas em diversos meios bibliográficos (livros, pesquisas eletrônicas diversas na internet) com o objetivo de compreender melhor o assunto. Pretendeu-se, desta forma, elaborar verdadeiro artigo científico, na visão de Tomasi e Medeiros (2008, p. 153), ou seja, uma obra com propostas e discussões de ideias, processos e resultados. [...]