A CORREÇÃO COM AMOR AJUDA NO CRESCIMENTO

Prof Ciro Toaldo

 Convido você a refletir a respeito da vida comunitária, seja na família, na comunidade cristã e até mesmo na sociedade. Lembro que Jesus Cristo nos mostrou em seus Evangelhos, que o cristão precisa superar os conflitos que existem dentro da vida comunitária. E percebemos que desde o início da comunidade cristã, havia conflitos, discussões, desentendimentos e até brigas que ameaçam a sua unidade. E vemos Jesus bater na tecla da importância da correção fraterna, do diálogo e do apoio da comunidade para resolver os conflitos, sempre com o coração e a mente aberta ao perdão e na busca da reconciliação. Nunca a desunião, mas sim a união e o entendimento.

Os ensinamentos de Jesus são importantes para os nossos dias, seja na família ou na comunidade cristã, não podemos deixar que nenhum membro se perca por falta de alguém fazer intermediação, buscar entendimento e até fazer a correção.

Jesus afirma que quando ocorrer uma ofensa pessoal, entre dois membros da comunidade, é preciso a correção fraterna do ofendido ao ofensor; caso este não a aceite, se recorre ao testemunho de duas ou três pessoas, e se ainda o ofensor resistir à correção, recorre-se à igreja, ou seja, à comunidade. Mas, tudo dever ser feito com amor, pois a presença de Deus se dá na comunidade misericordiosa e inclusiva, comprometida com a acolhida, com a reconciliação e com o perdão. "O amor é o cumprimento perfeito da Lei", como afirma São Paulo na segunda leitura.

Meus irmãos o grande mal que persiste em nossas comunidades cristãs é o mal da “fofoca”, o falar pelas costas, o emitir julgamento sem dar a oportunidade para que a pessoa mude. 

Ainda nos falta muito para que sejamos chamados de cristãos, de verdadeiros seguidores de Cristo. Vamos pensar um pouco: quantas pessoas procuram a Igreja para mudar de vida, para viver melhor seguindo os ensinamentos de Jesus, mas acabam se escandalizando com a maneira de agir de muitos que se dizem verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos?

Quem ama de verdade, diz São Paulo, não faz nenhum mal contra o próximo e não se torna causa de escândalo.

Que possamos aprender com Jesus e com os santos o quanto o amor é importante. E que esse amor possa nos ensinar a corrigir, mas com humildade, com diálogo, sem tanta arrogância.

Nosso mestre Jesus Cristo, morreu na cruz, com os braços abertos, pois Ele tinha certeza que fazendo a vontade do Pai, estava demonstrando que o amor vence tudo, inclusive a própria morte. 

Que Jesus esteja dentro de nós e no meio de nossa família, de nossa comunidade cristã e de nossa sociedade. Assim seja.