Documentário produzido em 2004 no Canda por Mark Achbar e Jennifer Abbott, um filme feito por 200 pessoas durante 8 anos de trabalho e pesquisa dura.

O documentário, apresenta algumas situações de algumas organizações e entrevistas de acionistas e empresário quem trabalhavam nesta organização. Estas empresas de nomes famosos, que são citas e por de trás da marca contém listas de erros e corrupções que deixaria muitos consumidores sem reações, e mesmo assim conseguem manter as portas aberta e operando cem por cento da sua produtividade.

As declarações dos vários CEOs destas empresas, apresenta defesas tantas de direita quanto de esquerda, a finalidade do filme é expor que leis são descumpridas, meio ambientes destruídos, governos subornados e tudo para enriquecer os bolsos de alguns poucos acionista. E que o consumidor é apenas uma simples “vítima” disto tudo.

As pessoas vivem numa cultura onde o capitalismo é algo importante e quem tem mais é aquele que possui algum tipo de poder. E as empresas sempre investindo forte em marketing e novos produtos. Também vemos que as empresas investem no marketing sustentáveis. Porém como demonstrado no vídeo nem sempre é verdadeiro ou totalmente realizado.

O documentário é um alerta para que a população não seja a “vitima”, que não veja que uma minoria enriqueça com o maleficio tanto do consumidor final quanto de uma sociedade.

1.1 Dois exemplos extraídos do filme a respeito das ações nocivas (prejudiciais) praticadas pelas corporações.

Com base no filme, podemos observar que as empresas têm vários pontos que podem ser nocivos para o meio onde ela está inserida. Seja desde poluir o meio ambiente, os direitos não cumpridos aos funcionários ou em alguns casos a utilização teste em animais entre outros casos. Todos eles são preocupantes, entretanto o cliente nem desconfia sobre estas questões na hora de colocar a mercadoria no carrinho.

Um ponto que chamou a atenção no filme foi a utilização de medicamentos em animais, no caso do filme, a utilização de medicação no gado e logo em seguida retirar o leite e simplesmente inserir no mercado para o cliente final. Mesmo que o produto não tivesse índice para desenvolver câncer, o que tinha, a empresa em nenhum momento se preocupa com o consumidor. E para piorar, o grupo de reportagem que investiga o caso é proibidos de noticiar e por causa de ameaças que empresa faz à emissora.

Outro ponto que também desperta o insatisfação é o fato de as empresas simplesmente descumprirem a lei, o objetivo é enriquecer a qualquer custo, mesmo que para isto algumas organizações precisem contratar funcionários, por um salário muito baixo e com altas cobranças e esforços. Algumas, não se importam nem com o fato de serem menores de idade. E quando denunciados ou cobrados pelas autoridades do país, eles vão embora para outros países fazer a mesma coisa e deixando aquela região onde estavam novamente na miséria.

O filme mostra outros exemplos que realmente assusta, pois por mais que o cliente saiba disto, acaba sendo esquecido. Porque nunca foi apresentado de forma muito clara e objetiva à população. O documentário apresenta isto de forma mais profunda, mostrando as marcas, valores, operações feitas por empresas que deixa qualquer consumidor horrorizado.

1.2 A corporação como “psicopata”. Os indícios de psicopatia que aparecem ao longo do filme e que podem ser atribuídos às corporações.

O questionamento é que as organizações são como pessoas, a partir do momento que tem CNPJ, elas são vista como pessoas na sociedade e quem são responsáveis sobre elas, os acionistas e aqueles que participam desta empresa. No filme, as organizações são colocadas como psicopata, porque tem vários índices da patologia.

Que são:

Incapacidade de manter relações duradouras;

Desprezo imprudente pela segurança de outros;

Deceitfulness: mentir repetidamente e enganar outros para o lucro;

Incapacidade de sentir culpa;

Descumprimento das normas sociais com respeito aos comportamentos legais.

Um dos pontos principais e mais abordado é o fato de não se preocuparem com os demais, com a meio onde estão e com as demais gerações. Este ponto resume todos os outros.