Começou nesta segunda-feira (30‎ de ‎novembro‎), em Paris, a COP21, conferência que reúne representantes de diversos países para debater metas a fim de controlar a emissão de gases que causam o efeito estufa. Este efeito é intensificado pela queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Quando estas substâncias entram em combustão, liberam vários gases, dentre eles o dióxido de carbono (CO2) (também conhecido como gás carbônico) que retêm o calor proveniente das radiações solares, ocasionando o aumento da temperatura. Esta elevação, se estiver acima de 2°C, já passa a ser um nível mais preocupante, pois pode salinizar lençóis freáticos e, como consequência, pode afetar o abastecimento de água potável.

Mas os problemas não param por aí. Não é apenas a queima de combustíveis fósseis que causam o aquecimento global, mas há também outros fatores que contribuem para este fenômeno. Um deles são os desmatamentos das florestas, que afetam o equilíbrio dos ecossistemas causando alterações climáticas em grandes proporções. 

Por isto, o objetivo da COP21 é o mesmo que todos os habitantes do planeta devem ter.

Evitar que a temperatura do planeta suba mais do que 2°C em relação à média registrada no século passado, evitando com isto o aquecimento global, o que já está na beira de acontecer.