A conversão a partir dos frutos
Diac. Joacir S. d?Abadia

"Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo" (Mt 3,2). Aqui João Batista exorta: "Convertei-vos", também diz qual a finalidade da conversão: "porque o reino dos céus está próximo". Deste modo, quem quiser ir para o céu deve converter a Jesus Cristo e a seus ensinamentos. Mas cada homem tentando se justificar pode perguntar o que é "conversão".
A conversão é uma mudança radical de vida todos os dias; uma perseverança na fidelidade a Jesus até o fim. É a busca de Deus através dos meios de santificação que Ele deixou aos homens: sacrifício, renúncia e oração. Sacrificar os desejos da carne fazendo jejum e penitência; renunciar às obras do maligno e rezar para que Deus sempre volte Seu olhar de misericórdia para sua vida, a qual tanto deseja o Céu.
É pela oração que o homem consegue voltar a Deus. Depois de mudar sua vida é preciso dar-se inteiramente a Deus. Dizer a cada dia: "eu me dou a Ti, ó Deus!", senão não adianta nada a conversão. São João Batista diz: "Não penseis que basta dizer: ?Abraão é nosso pai?" (Mt 3,9). É o mesmo que falar: "não basta somente ser Cristão para ir para o céu, mas é preciso conversão". Sim, pois a conversão é a condição indispensável para acolher o reino dos céus. Cristãos existem muitos, porém, pessoas convertidas e comprometidas com a verdadeira mensagem salvadora de Cristo têm poucas.
Nossas Missas Dominicais estão todas cheias de homens e mulheres que a elas vão culturalmente, de igual modo, estão cheias as filas de Comunhão de almas falsamente piedosas. Nem a cultura e nem mesmo esta falsa piedade salvarão estas pessoas.
Aliás, muitos jovens comungam estando em pecado mortal. Por exemplo, vivem fornicando (fornicar é transar antes do Matrimônio) nos seus namoros, no entanto alguns pais não falam nada. Fingem não saber do pecado dos filhos. Mas Deus irá cobrar destes pais! Os jovens comungam estando com a vida nesta situação acreditam que receber a Eucaristia é algo cultural. Nada disso! São Paulo disse que "Aquele que come e bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação" (1Cor 11,29).
O que nossas Missas cheias estão precisando é de homens e mulheres convertidos, os quais buscam ardentemente o reino dos céus. Caso contrário, São Paulo os exortará fortemente dizendo: "não posso elogiar vocês, porque as suas assembleias, em vez de ajudá-los a progredir, os prejudicam" (1Cor 11,17). Isso porque, a busca pela conversão deve ser praticada por todos os homens.
"Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos firme esperança" (Rm 15,4).
Uma pergunta final: "tenhamos firme esperança" em quê? No "reino dos céus que está próximo" (Mt 3,2), como disse São João Batista. Mas antes de tudo, o último profeta "que grita no deserto: preparem o caminho do senhor, endireitem suas estradas" (Lc 3,4) diz a cada homem: "Produzi frutos que provem a vossa conversão" (Mt 3,8). Amém.