RESUMO

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), todo educando tem o direito a uma educação que possibilite seu pleno desenvolvimento e compreensão dos valores sociais. A utilização dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental é muito valoroso na formação do aluno, haja vista, ser considerado como um dos jogos mais inclusivos, pode promover a autoestima, formar o indivíduo integralmente e valorizar trabalhos em equipe. Assim, objetiva-se com do presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisar a contribuição dos jogos cooperativos na educação física escolar no ensino fundamental, seus resultados e consequências no aprendizado do aluno e seu convívio social. Finalizando, conclui-se que os jogos cooperativos devem ser estimulados como recurso pedagógico na construção do conhecimento de crianças do Ensino Fundamental, de modo a propiciar mudanças qualitativas no que diz respeito ao processo de ensino e de aprendizagem nas aulas de Educação Física

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Jogos Cooperativos.

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, ainda convivemos com comportamentos que demonstram intolerância e preconceito, aliados a uma competitividade extrema, onde só tem espaço para o melhor, o mais forte ou o mais esperto. Vivemos numa sociedade onde ainda existem preconceitos e desrespeito as diversidades, numa luta constante para o desenvolvimento do processo de inclusão, que deve abranger todas as diferenças.

No ambiente escolar não é diferente, nele encontramos também atitudes de individualismo, distanciamento e até atos de violência, principalmente através do bulliyng, fatores estes que proporcionam a divisão não só da turma, mas de todos que compõem a comunidade escolar.

A Educação Física desponta como uma ferramenta, que se bem utilizada, pode ajudar bastante na convivência e cooperação mútua, não só dos educandos, mas com todos aqueles que compõem o ambiente escolar.

Neste contexto, os jogos cooperativos se apresentam como uma alternativa para a socialização e participação de todos, uma ferramenta pedagógica que pode proporcionar a integração, a convivência pacifica, a aceitação das diferenças e o respeito, não só no ambiente escolar, mas em toda a sociedade, haja vista que, Interagindo cooperativamente, poderão desenvolver suas aptidões e autonomia, respeitando os limites de cada um.

Há uma necessidade de socializar e integrar o aluno na comunidade escolar, as práticas esportivas por meio do ensino do esporte, utilizando metodologias cooperativas que possibilitem aos alunos a troca de informações, a questionar, a defender por meio de dialogo seus argumentos, podem e devem contribuir para o processo de socialização, tão necessário nas escolas de todo o país.

A aplicação dos jogos cooperativos trouxe para a educação física uma visão diferenciada, buscando diminuir ou até mesmo evitar a exclusão escolar, haja vista a necessidade e o interesse que os alunos têm em aproximar-se um dos outros, situação que se bem aproveitada, pode proporcionar o desenvolvimento físico, intelectual emocional do educando, bem como, formar indivíduos críticos que compreendam a realidade em que vivem, fazendo da escola, um instrumento de socialização do saber, oportunizando a construção de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.

Segundo Libâneo (2005, p.117):

A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualizada, desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.

Nesta perspectiva, cabe enfatizar que entre outros benefícios a prática de jogos cooperativos além da inclusão, é a promoção da auto estima, a superação de desafios, o resgate de valores, a resolução de problemas de forma coletiva, o reconhecimento da importância do outro, a melhorara da autoconfiança, dentre outros.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, o educando tem o direito há uma educação que o possibilite ter o pleno desenvolvimento e compreender os valores sociais, sendo portanto, importante ao educador utilizar os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Assim, este trabalho se justifica pela importância da inserção dos jogos cooperativos no ensino de educação física no ensino fundamental, sua aceitação e desenvolvimento, como uma metodologia pedagógica que trabalha a união proporcionando a autoestima do educando.

Baseado neste pressuposto o objetivo do presente estudo é, por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisar a contribuição dos jogos cooperativos na educação física escolar no ensino fundamental. [...]