Este trabalho pretende abordar as questões relativas à dramaturgia na Educação Infantil, historicamente sabemos que o teatro pode ser compreendido desde da época em que o homem era caçador e com isso surge a necessidade de dominar a natureza, realizado através do desenho, dança e teatro. Portanto, o teatro em suas origens, possui um caráter ritualístico, encenadas há milênios de anos por nossos ancestrais e consideradas as primeiras peças de teatro.

Mas com o passar do tempo, o teatro deixa suas características ritualistas dando lugar as características mais pedagógicas. Vale ressaltar, que ao observar a criança, é possível notar, que os primeiros passos do seu desenvolvimento surgem quando elas aprendem: a falar, a andar e também imitar. Através dessa observação, onde a criança interage com o ambiente, o professor irá utilizar os recursos adequados do teatro, para explorar o conhecimento da criança.

A infância é um período do desenvolvimento da criança, pois é um momento de curiosidades resultando em aprendizagens. De acordo com essas experiências e vivências, direcionaremos o adulto que seremos com seus equilíbrios e/ou desequilíbrios e, até possíveis traumas. E essa é a particularidade da infância: um ser em construção, que possui personalidade própria, desejos e vontades, isto é, que não está pronto e acabado.-. Revista do SEEL

É importante entender que a infância é a etapa fundamental para a formação do indivíduo, diante disso, o teatro também tem sua contribuição para a entrada da criança no mundo da representação, embora a vida seja encenada a todo o momento. O teatro tem outra riqueza fantástica: uma linguagem que precisa ser trabalhada no coletivo, e não de forma solitária, precisamos, quanto escola, criar um espaço onde a criança possa se desenvolver, crescer e experimentar sensações diferentes, daquelas vividas ou encenadas antes.

Para realizar o teatro com as crianças é recomendável que o espaço tenha palco, cadeiras confortáveis, figurinos, completo equipamento de som e uma grande plateia. Sabemos que atualmente a educação no país ainda é muito precária, não há muitos incentivos, diante dessa realidade, muitas das vezes, cabe aos professores se reinventarem dentro do seu ambiente de trabalho. Lembre-se, de não focar, somente na responsabilidade do coordenador, do diretor teatral, mas também do professor, no sentido mais amplo da palavra.

Segue algumas sugestões de como organizar um teatro com a sua turma, no primeiro momento, faça uma roda e esteja com a peça em mãos, escrita todo o roteiro, em seguida sente-se com o grupo, para que todos possam participar e entender a dinâmica, em seguida, fazer uma leitura em voz alta, para que todos entendam a proposta. Será interessante tentar diferentes tipos de vozes e entonações, que servirão para caracterizar melhor os personagens, pedindo para que sua turma repita suas respectivas falas, agregando sua própria forma de falar. E por último ensaiar no lugar que será a apresentação, não se esquecendo de combinar a entrada e saída de cada um na cena.

Vale ressaltar, que o professor sempre utiliza nas suas aulas muitos recursos teatrais, como por exemplo:  o professor quando faz a leitura de um conto, utiliza uma impostação e uma entonação de voz ao ler em voz alta, alterando de acordo com os personagens. Podemos citar outro exemplo de quando o docente deseja chamar a atenção da turma para algo importante, impondo uma postura performática, gesticula e capricha nas expressões faciais.

Estabelecer um olhar para a dramaturgia infantil brasileira torna-se necessário para demonstrar a importância desta enquanto linguagem artística direcionada a uma clientela que necessita de atenção tanto por parte de quem escreve quanto de quem dirige os espetáculos. Vemos na história do teatro infantil que as peças valorizavam preceitos morais, “as manifestações do nascente teatro infantil brasileiro são marcadas por objetivos de cunho nitidamente moralizante” (GUINSBURG; FARIA; LIMA, 2006, p. 159).

O teatro favorece a autoestima da criança, promove a capacidade de se expressar, nesse sentindo, a criança passa por um processo criativo de imaginação; ao participar do teatro, além de se conhecer, a criança identifica quais os aspectos precisam ser melhorados. O professor precisa considerar que o teatro propiciará à criança, a conexão de tudo o que acontece em cena com sua realidade objetiva e intima.

Lembre-se, que esse processo, precisa fazer sentido para a criança, assim ela compreenderá melhor o seu papel. Sugerimos, que o teatro deve ser povoado pela música, pela cor, pelo brilho e muita alegria, fantasia e sonhos. Concluímos que o teatro deve ser realizado de forma simples, onde haja equilíbrio entre o lúdico, o mágico e o real. Artigo baseado no livro Teatro na Educação Infantil- Professora Maria Oliveira Cortes. GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de. (Org.). Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva/Sesc São Paulo, 2006. Revista do SEEL-Luciana Petroni Antiqueira ChirzóstomoWagner Corsino Enedino

Gean Karla Dias Pimentel, Graciele de Castro, Renata Rodrigues de Arruda