A CONTRIBUIÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL NOS FATORES MOTIVACIONAIS NO TRABALHO


Thayne Cardoso Brás 1
Fausto Rocha Fernandes 2


RESUMO


Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e psicólogos. Várias análises têm sido organizadas e diferentes teorias têm tentado elucidar o funcionamento dessa energia que leva as pessoas a atuarem em prol da obtenção de objetivos organizacionais. O presente estudo aborda a temática dos fatores motivacionais no trabalho, verificando seus aspectos e benefícios para organização e colaborando, partindo do pressuposto das teorias de motivação. Trata-se de uma revisão bibliográfica concretizada a partir da triagem de artigos entre os períodos de 1999 a 2017. No tocante a problemática evidencia-se quais os fatores que influenciam na motivação dos profissionais nas organizações? Como objetivação apresenta-se a contribuição do psicólogo organizacional quanto aos fatores motivacionais no trabalho. Para tal, foram estabelecidos como objetivos específicos: verificar fatores determinantes da motivação; relacionar as teorias motivacionais aplicadas nas organizações; e mostrar a influência do psicólogo organizacional nestes fatores. Nesse contexto, a análise realizada destacou que a motivação é uma filosofia que deve ser emanada de cima e espalhada para toda a organização. Essa filosofia é a descoberta sobre as necessidades e desejos de cada colaborador. A organização será melhor quando o homem que nela atua for cada vez mais valorizado e motivado. Através da concretização do estudo evidenciou-se que a motivação para ser constante nos profissionais, tem que ser versada como um método contínuo, devido às distintas necessidades dos indivíduos. A aplicação das teorias da motivação deve ser perpetrada em conjunto, levando em consideração recompensas financeiras e não financeiras.
Palavras chave: Comportamento Organizacional. Psicólogos Organizacionais. Motivação.

 

1. INTRODUÇÃO


O presente estudo tem como finalidade apresentar a atuação do psicólogo organizacional nos fatores que levam a motivação dos colaboradores na empresa, de forma a descrever o modo como este trabalho é realizado e apontar quais ferramentas podem ser utilizadas no decorrer do trabalho deste profissional.
Neste contexto, a psicologia organizacional é considerada o estudo dos fatores psicológicos desencadeados no ambiente de trabalho. O cotidiano implica a qualidade de vida no fator de como as organizações funcionam.

Conforme a pesquisa aponta, a motivação é um fator que tem grande impacto no desempenho no trabalho, que se relaciona com o reconhecimento, o que revela que a motivação melhora o desempenho e a produtividade.
Chiavenato (2006) assegura que a influência da liderança nesse processo de transformação das organizações é relevante, pois o desempenho do grupo é inteiramente influenciado pela maneira de administração recebida. Sendo esses administradores eficazes, conseguem influenciar sobremaneira seus subordinados, conseguindo fidelidade, padrões altos de desempenho e elevado compromisso com os desígnios da organização, automaticamente abrevia-se assim, o grau de rotatividade dos indivíduos, enriquece o grau de relacionamento do grupo e aumenta a lucratividade da organização.
Vários autores asseguram que a motivação está associada à satisfação, desejo, energia, recompensas, comprometimento, envolvimento, necessidade, desenho do cargo, crenças, valores, metas, expectativas, levando em consideração fatores primordiais como satisfação.
A satisfação então se refere a alguns fatores como: ao contentamento nas relações entre colegas e superiores; a recompensa que é a remuneração segundo as atividades exercidas; o envolvimento que é a afinidade do profissional com o trabalho exercido; e o comprometimento organizacional que se refere aos afetos dirigidos à organização.
Chiavenato (2006) esclarece que não existe um conceito definido de motivação, uma vez que as empresas aplicam o entendimento do termo em distintas acepções. Completa que esse conceito está absolutamente pertinente à percepção do indivíduo quanto a seus valores particulares e é influenciada por seu ambiente físico e social, suas necessidades, experiências e expectativas de desenvolvimento.
Chiavenato (2006) destaca que a motivação está diretamente relacionada com as necessidades humanas e garante ainda que a motivação para operar e se admitir parte da própria pessoa, de energias que vivem dentro dele. Desta feita, ressalta se como tema deste estudo, a contribuição do psicólogo organizacional nos fatores motivacionais no trabalho. E como problema a seguinte questão: Quais os fatores que influenciam na motivação dos profissionais nas organizações? Quais são as ferramentas de valoração?
Torna se importante salientar que este estudo apresenta como objetivo geral compreender quais métodos que os psicólogos organizacionais empregam que ajudam na motivação no trabalho, que levam colaboradores a um melhor desempenho e as organizações alcançarem índices de qualidade.
3
Sendo que, os objetivos específicos que norteiam este estudo incluem: verificar fatores determinantes da motivação; relacionar as teorias motivacionais aplicadas nas organizações; e mostrar a influência do psicólogo organizacional nestes fatores.
Como hipótese levantada tem-se que as estratégias motivacionais existentes são mais eficientes quando correspondem diretamente aos objetivos e valores do colaborador.
Como relevância social, o presente estudo tem o intuito de destacar que seu teor poderá ser benéfico para a coletividade. Tem-se conhecimento que, empregados contrariados não proporcionam disposição para aplicar energias, informações e capacidades individuais no seu trabalho. Por conseguinte, é primordial que a empresa estime, eficientemente, os seus funcionários, se almeja sustentar um lugar de evidência no mercado altamente competitivo de hoje.
No tocante à relevância científica, o desenvolvimento em pesquisas nesta área pode contribuir para o próprio desenvolvimento da psicologia organizacional e dos psicólogos organizacionais no tocante quanto às ferramentas necessárias à satisfação e motivação dos colaboradores, com o objetivo de conseguir identificar estes fatores e manter um bom convívio entre colegas e superiores, tendo como alicerce as teorias motivacionais.
De acordo com a relevância pessoal este estudo justifica-se, uma vez que, a ideia do tema deste trabalho surgiu justamente com experiência própria na convivência diária no meu trabalho e na observância das ferramentas por eles utilizadas de forma inadequada, conforme a comparação feita na evolução dos estudos aplicados em sala de aula.