RESUMO

O Programa Escola Integrada é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com universidades, por meio da Extensão Universitária, cujo objetivo é a permanência dos alunos nas escolas municipais em tempo integral. Este artigo visa analisar o programa e, a partir de análise quantitativa, verificar se o programa efetivamente contribuiu para a melhora no ensino básico de Belo Horizonte, medido pelo IDEB, e conclui que, de fato, nos últimos anos a qualidade da educação do município melhorou, embora, para algumas escolas do Nordeste e Centro-sul analisadas a parte, este resultado pode não estar relacionado ao tempo de participação da escola no PEI, mas pode estar relacionado com o programa em si.

Palavras-chave: Capital Humano. Extensão Universitária. Políticas Públicas.

Área de conhecimento: Planejamento e Avaliação Educacional.

1 INTRODUÇÃO

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) implantou em 2006 o Programa Escola Integrada (PEI), uma política pública municipal que, com o apoio da Extensão Universitária de Instituições de Ensino Superior (IES), visa proporcionar aos alunos das escolas do município um aprendizado plural, que inclui, além do currículo obrigatório da educação básica, aulas de reforço escolar, idiomas, esportes e atividades de lazer dentro e fora do espaço acadêmico.

Nesse contexto, é importante avaliar como o PEI influencia a formação de capital humano dos envolvidos no programa, necessária ao desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, investigando se o programa contribui efetivamente para a qualidade do ensino.  

Para tanto, será feita revisão da literatura referente à teoria do Capital Humano e Políticas Públicas, e será analisada o papel da Extensão Universitária no PEI. Para compreender o programa, será feita uma leitura do material disponível acerca da visão do PEI por parte dos envolvidos. Através de análise quantitativa dos dados referentes aos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um indicador que busca medir a qualidade do ensino nas escola, composto pelas notas dos alunos da escola na Prova Brasil (que avalia os conhecimentos de Português e Matemática) e pela taxa de aprovação, verificar-se-á se o programa colabora para a melhoria da qualidade do ensino das escolas. Além disso, contando com dados referentes ao tempo de participação no PEI de determinadas escolas do Nordeste e Centro-sul de Belo Horizonte, será verificado se o tempo de participação no programa possui efeitos sobre este.