TEMA: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THEME: THE CONTRIBUTION OF THE LUDIC IN THE SOCIALIZATION PROCESS OF CHILDREN IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autoras:  ANGELO, Maria de Fátima 

SANTOS, Maria José dos 

RESUMO

Introdução: A relação entre a ludicidade e a socialização sendo como um papel importante na vida da criança no ingresso escolar que por vezes possa ocorrer situações difíceis a ser enfrentados por elas devido ao desprendimento dos pais ou por não frequentar a fase escolar anterior. Visto que é direito da criança a brincar, traz consigo uma forma particular de expressão, pensamento, interação, comunicação infantil e a socialização por meio de participação e inserção nas diversas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma. Objetivo: conhecer a importância da contribuição da atividade lúdica no processo de socialização na educação infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo feito a partir de uma revisão integrativa da literatura, a qual permite o conhecimento sobre questões que pautem acerca da contribuição do lúdico no processo de socialização da criança na educação infantil. Resultados e discussão: Tendo em conta a grandeza da importância do ato de brincar, seja através dos jogos, ou da utilização dos brinquedos e brincadeiras pelas crianças na escola, os estudos apresentados pelos autores aqui pesquisados destacam o papel do professor na elaboração das atividades e na organização do ambiente escolar, como objetivo de contribuir com o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização da criança. Considerações finais: O socializar torna imprescindível para a aprendizagem e para a harmonia em sala de aula e em todos os espaços da escola. É com isto que ao finalizar este artigo temos em mente que para a criança tudo vira brinquedo, tudo se transforma em brincadeiras e tudo é mais aprendido e socializado quando brincam juntas. Palavras-chave: Lúdico, Criança, Socialização, Educação Infantil, Brincar

1 INTRODUÇÃO


Ingressar na educação infantil representa um acontecimento importante na vida de uma criança, tendo em vista os novos desafios que terá pela frente, seja pelos novos aprendizados, pelo novo ambiente diferenciado, e, principalmente, pelo contato com outras crianças que nunca haviam vivenciado a pré-escola (BARRETTO; MITRULIS, 2001). 

            Diante dessa realidade, as crianças nessa etapa ainda são imaturas para expressar determinados sentimentos, emoções e ponto de vista perante a mudança, onde requer contato com outras crianças, incluindo, aquelas que em quaisquer circunstâncias nunca estiveram juntas na mesma sala de aula (NUNES, 2001).

            Dessa forma, tanto as escolas quanto os professores têm um papel fundamental que consiste em perceber as diferentes trajetórias anteriores de cada uma dessas crianças, e criar mecanismo de ajustes em sala de aula com propostas pedagógicas que sejam motivadoras para que possa haver a interação entre elas de maneira mais rápida; considerando as diversas experiências que cada uma traz consigo; e assim, tornando o ambiente mais agradável (FERRARI; SAVENHAGO; TREVISOL, 2014).

A partir dessa constatação surgem questionamentos pertinentes sobre o que fazer como proposta pedagógica e quais os mecanismo de ajustes que podem ser adequados em sala de aula no sentido de fortalecer a interação das diferentes experiências escolares de crianças em sala de aula e que ao longo da vida escolar possam também ser adequadas.

Ao considerarmos a socialização com um processo fundamental para construção de uma sociedade, sendo o individuo integrado no qual se aprende normas, regras e costumes para que consiga conduzir em uma convivência diária (SOARES; SENA, 2013).

Neste sentido, estabelecer a relação entre a ludicidade e a socialização sendo como um papel importante na vida da criança no ingresso escolar que por vezes possa ocorrer situações difíceis a ser enfrentados por elas devido ao desprendimento dos pais ou por não frequentar a fase escolar anterior (APAZ., et al., 2012).

Vale ressaltar a importância de trata da ludicidade presente na educação infantil através do brincar sendo uma dimensão importante para a criança nessa fase, o qual estimula laços de afetividade pelas interações entre as crianças sendo como condição necessária para se conhecerem descobrirem novos sentimentos, valores, ideias, prática habitual e papeis sociais (SOARES; SENA, 2013).

Visto que é direito da criança a brincar, traz consigo uma forma particular de expressão, pensamento, interação, comunicação infantil e a socialização por meio de participação e inserção nas diversas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma (BARRETTO; MITRULIS, 2001).  

É neste sentido que explicaremos os elementos importantes que envolvem processos dentro do ambiente escolar, que contribuem no aprendizado em consonância com a prática pedagógica do professor utilizando os recursos do lúdico que irão conduzir a socialização da criança como mediador e facilitador fundamental neste processo, refletindo e identificando intervenções pontuais que o recurso do lúdico oferece na construção da socialização.

A preocupação em pesquisar sobre o tema surge do interesse em se saber a relevância que a ludicidade tem na socialização da criança na educação infantil e que estudos precisam ser permanentes para estabelecer uma pedagogia no qual o professor como mediador deste processo seja protagonista nesta construção.

A hipótese preliminar foi considerar as brincadeiras e jogos na educação infantil como elemento que proporciona a socialização das crianças a partir da necessidade da reflexão que o professor precisa fazer para explorar os recursos que o lúdico oferece no aprendizado da criança. Assim, a ideia do que o brincar constitui num elemento de fundamental importância para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.

O presente artigo objetivou-se conhecer a importância da contribuição da atividade lúdica no processo de socialização na educação infantil. Sendo assim é relevante responder à pergunta da pesquisa: qual a importância da contribuição da atividade lúdica no processo de socialização na educação infantil?