RESUMO

  Esse estudo apresenta os benefícios da contação de história na educação infantil, sendo unanime entre os estudiosos e pesquisadores a afirmação da importância de ouvir histórias para a criança e seu desenvolvimento, seja emocional, cognitivo, social ou físico. É ainda um orientativo para os profissionais que almejam um resultado eficiente no trabalho com o universo infantil. 

   Palavras chaves: histórias- desenvolvimento- infantil.

   ABSTRACT 

This study presents the benefits of storytelling in early childhood education. It is unanimous among scholars and researchers the importance of listening to stories for the child and his/her development, whether emotional, cognitive, social, or physical. It is also a guideline for professionals who aim for an efficient result when working with the children's universe.

Keywords: stories - child development 

INTRODUÇÃO

Trabalhar com a educação infantil exige qualificação e comprometimento do profissional para garantir o desenvolvimento pleno da criança, é importante conhecer as ferramentas e práticas pedagógicas a serem usadas nesse processo. Dentre tantas possibilidades, uma se apresenta como um fator fundamental e necessário no aprendizado infantil: a contação de história, aliada indispensável na aprendizagem; no entanto o profissional da educação deve possuir conhecimento e eficiência para ser um contador de histórias e fazer dessa prática um aliado, como afirma Cavalcanti:

Contar história é confirmar um compromisso que vem De longe e por isso,atividades relacionadas às Contações de história devem ser desenvolvidas Com muito critério. (Cavalcanti, 2002, p.83)

Baseado em constatações, pesquisas, analises e estudos de pesquisadores, autores e estudiosos, esse trabalho tem como objetivo contribuir para o incentivo e adequação do uso da contação de história como instrumento de aprendizagem a ser explorado na educação infantil. Ouvir histórias é de interesse de toda criança, é um processo que deve ser parte da vivencia infantil, essencial para a criança adquirir conhecimento e expandir seu pensamento.

A educação infantil tem a possibilidade de introduzir a criança na literatura com a prática de contar histórias, que lhe acrescentarão benefícios durante todo o seu desenvolvimento, por isso é indispensável a busca por ideias que possam contribuir com esse processo.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: OBJETIVOS E RESULTADOS

A contação de história é uma prática pedagógica eficaz na construção da linguagem, oral e escrita, que propõe a estimulação da imaginação e memória, desenvolve a oralidade e a escrita, e ainda a vontade de se expressar e se comunicar. Quando se conta uma história para uma criança, se cria um caminho de amor aos livros e a leitura, fundamental para a construção de um aprendizado e desenvolvimento social. 

Segundo Máximo (1998, p.125) ouvir e contar histórias é prazeroso para a criança e a fantasia e imaginação ajudam a criança a conhecer e compreender; esse pensamento é unanime entre os que estudam os benefícios de se contar e ler histórias para uma criança. Ao nascer a criança começa criar uma relação com as pessoas ao seu redor, principalmente pelo som da voz de cada um, demonstra reconhecimento da voz e com o tempo entendimento do que se ouve; uma criança que ouve história consegue um pleno desenvolvimento em vários aspectos: linguísticos, social, emocional, cultural, cognitivo e lógico, e estimula a relação da mesma com os outros e o meio que se encontra. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, onde afirma que “a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura. (Brasil, 1998, p.21-22).

A contação de história na educação infantil ajuda a exercitar a imaginação e criatividade e o reconhecimento dos livros, geralmente as crianças gostam e se interessam por histórias de aventuras e fantasias, onde conseguem imaginar o cenário e os personagens, mas é importante que o profissional da educação tenha atenção para escolher os livros e histórias que irá utilizar, como diz Coelho (1999), deve-se escolher os tipos de histórias que serão contadas de acordo com a faixa etária. Para Abramovich, (1995, p.17), através de história se pode conhecer outros lugares e obter conhecimento em geografia, história, filosofia, política e tantas outras coisas, sem precisar estar em uma sala de aula.

LENDO PARA AS CRIANÇAS

Quando se lê para uma criança está lhe ajudando a desenvolver a atenção, uma vez que ela fica imersa e curiosa com a história, também desperta na mesma a interpretação e raciocínio, a faz conhecer sobre diversas coisas e melhora seu vocabulário e a forma de se comunicar. A leitura na primeira infância faz a criança desenvolver a criatividade, trabalhando seu pensamento logico e imaginação, a curiosidade é aguçada, a criança quer saber o que vai acontecer, imagina o desfecho de diversas formas, questiona e desenvolve a empatia, cria naquele momento uma relação com os personagens, onde pode sentir emoções diferentes, melhora a capacidade da memória. 

A leitura quando inserida na vida do indivíduo desde a menor idade, favorece uma relação com a literatura que pode ser parte significante das próximas fases da vida, hábito que só tem a enriquecer o percurso de todo ser humano, como defende Cagliari (2001) “A leitura é extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma” (CAGLIARI, 2001, p.148) .

A leitura na educação infantil pode ser feita de muitas maneiras, e o mais importante é o profissional saber escolher a melhor maneira de desenvolver o interesse da criança pela história e pelos livros, de uma forma natural onde a criança se sinta confortável. Nesse cenário o profissional pode se direcionar na leitura para as crianças das seguintes formas:

- No contato pessoal da criança com o livro, onde através de gravura geralmente coloridas irá desenvolver o encanto pelos livros, e poderá interpretar à sua maneira a informação ali inserida.

- Na roda de leitura, onde o profissional poderá ler histórias para todas as crianças, usando de entonação adequada para cada parte da história, aguçando o interesse das crianças pela história e permitindo a interação de todas. 

- Fazer a leitura de histórias com onomatopeia, e caso não possua buscar inserir na história, para que a criança tenha maior capacidade de imaginar exatamente tudo que acontece na história.

- Utilizar bonecos ou figuras dos personagens enquanto lê a história ou criar um cenário que possa causar interesse da criança e possibilitar a interação da mesma com a história que está sendo contada.

    CONTANDO HISTÓRIAS

A educação infantil é um desafio muito importante para o profissional da educação, a vivencia no ambiente escolar ou de creche nos anos iniciais de um indivíduo influencia seu aprendizado posterior a essa fase; a contação de história como recurso de aprendizado e desenvolvimento infantil deve ser muito bem executado para que se alcance o resultado esperado e o profissional deve estar atento as técnicas que facilitem a prática do professor- contador de história, dentre elas, pode-se destacar as seguintes: 

- Expressão corporal, saber usar a voz, o olhar e o corpo para se contar uma história, tornando mais interessante esse momento e causando empolgação nas crianças que irão ouvir.

- Expressão corporal, saber usar a voz, o olhar e o corpo para se contar uma história, tornando mais interessante esse momento e causando empolgação nas crianças que irão ouvir.

- Escolher os momentos adequados para essa prática e criar um ambiente propício para a história que será contada, os efeitos visuais enriquecem a história e criam mais interesse em quem vai ouvir. 

- Conhecer a história a ser contada, dessa forma saberá o jeito certo de se contar, entonação, expressão e movimentos corporais a serem usados corretamente a cada momento da história.

- Fazer uso de fantoches também é um recurso muito usado na contação de história e causa muito sucesso entre as crianças, além do uso de fantasias quando for possível e conveniente com a história.

- Fazer uso de fantoches também é um recurso muito usado na contação de história e causa muito sucesso entre as crianças, além do uso de fantasias quando for possível e conveniente com a história.

- Usar do bom humor, é essencial em uma contação de história para crianças, o humor faz com que esse momento não se torne entediante, ouvir história tem que ser algo prazeroso e divertido para a criança. 

- Empolgação e empatia, quem conta uma história deve ter paixão pelo que está fazendo, caso contrário não conseguirá que o ouvinte se empolgue com a história, é muito relevante a emoção com as problemáticas da história, ensinando a empatia para as crianças.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ouvir história é de grande importância no processo de crescimento e desenvolvimento integral da criança, é um aliado das descobertas, das curiosidades, expande o pensamento crítico e criativo da criança, trabalha o raciocínio, as emoções e contribui com a formação do ser; a contação de história para a educação infantil é uma ferramenta de aprendizado que enriquece o despertar da criança para o mundo que habita, e uma prática pedagógica que contribui e beneficia o planejamento do professor.

As histórias são fundamentais para a formação da criança e deve estar presente no ambiente de creche e pré -escola, no entanto o professor/contador de história deve estar preparado com planejamentos e técnicas que o auxilie de forma eficiente nessa prática. O contato com histórias deve se iniciar desde bebe, com histórias cantadas e depois com gravuras coloridas e histórias curtas, histórias com animais e de fantasia chamam atenção das crianças que estão constantemente em processo de descoberta. 

O maior benefício da contação de história na educação infantil é a capacidade de despertar na criança o interesse pela leitura e pelos livros, indispensável em todo processo de aprendizagem e de evolução como ser humano, a leitura é um caminho para obter sabedoria e inteligência, é uma aliada da história da humanidade e da formação do indivíduo e de toda a sociedade em que está inserido, por isso é fundamental incentivar a leitura desde a menor idade.

Contar história para quem ainda não sabe ler história, para quem um dia também contará suas histórias e contribuirão com a história do mundo, contar história não é somente uma prática pedagógica, contar história é um ato de amor. 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo, SP: Scipione,2003.

BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Secretaria de educação fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística: pensamentos e ação no magistério. 10 ed. São Paulo: Scipione, 2001.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juventude: dinâmicas e vivencias na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1999. 

MAXIMO-ESTEVES, Lídia. Da teoria à prática: educação ambiental com as crianças pequenas ou o fio da história. Porto, Portugal: Porto editora ltda, 1995.