RESUMO

O presente trabalho explicará a importância do profissional contábil no meio gerencial, auxiliando na gestão através de seus dados, mostrando aos gestores o melhor rumo a tomar dentro de sua empresa, ajudando na tomada de decisão.

Busca mostrar também as inovações/avanços que há nesse departamento que ajudam o profissional, exigindo que sejam mais analistas no lugar de registradores.

Enfatiza a necessidade da qualidade dos dados contábeis, não apenas para obedecer ao principio da oportunidade que exige informações integras e tempestivas, mas para que tais informações tenham valor aos administradores, por serem confiáveis.

Mostrando a importância de se agregar conhecimentos diferentes como administração, economia, direito, estatística, informática entre outros, pois o profissional devesse estar ciente de tudo que se passa a sua volta para melhor aconselhar os gestores.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade de apresentar a importância da Contabilidade na gestão de negócio, iniciando com a discussão do conceito de gestão, diferenciando do conceito da administração e, posteriormente, relacionando a gestão com a Contabilidade ao mencionar sobre suas ligações históricas e também as noções básicas de como a Contabilidade pode proporcionar maior gestão e desempenho para a empresa.

No decorrer do trabalho, foi apresentado de maneira mais detalhada sobre as formas e meios que a Contabilidade pode aplicar para um melhor gerenciamento do empreendimento, como as demonstrações e as ferramentas contábeis, além do rumo e órgão da Contabilidade relacionados à gestão. Foi mencionado também como melhorar a produção das informações contábeis por meio de adequar os dados aos usuários e de utilizar novas tecnologias, a fim de conseguir um desempenho melhor no processo de gestão.

Por fim, o trabalho termina falando sobre as habilidades e competências que os contadores devem ter para desempenharem bem seu trabalho nas atividades relacionadas à gestão, como ter um bom conhecimento da empresa, saber apresentar bem as informações para os outros, entender a reação e a necessidade dos usuários diferentes com os dados contábeis.

CONTABILIDADE E GESTÃO

De acordo com o livro “Contabilidade básica” do José Carlos Marion, a contabilidade é o instrumento que fornece informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, e não deve ser vista apenas como um meio para atender às exigências do governo. Assim, pode-se perceber que a contabilidade não é limitada apenas nas atividades relativas ao governo, como muitas pessoas costumam pensar, mas também, tem uma grande utilidade na área gerencial.

De forma semelhante, o livro “Controladoria: um enfoque na eficácia organizacional” do Auster Moreira também apresenta uma visão valorizando a importância da contabilidade na gestão de negócio, ao afirmar que para prosperar de forma contínua e sustentável na economia de mercado, é necessária uma constante otimização dos recursos e, portanto, a aplicação da contabilidade na gestão de negócio tornou-se muito importante para que os gestores conseguissem entender melhor a situação e, consequentemente, conduzir a empresa com maior eficiência para que possam atingir seus resultados esperados. [...]