PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICEG – Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

 

 

 

 

 

 

 

 

A CONTABILIDADE E A GOVERNANÇA NAS EMPRESAS:

Contabilidade como apoio à gestão de negócio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

2016

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICEG – Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

 

 

 

 

A CONTABILIDADE E A GOVERNANÇA NAS EMPRESAS:

Contabilidade como apoio à gestão de negócio

 

 

 

 

Trabalho interdisciplinar solicitado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com o objetivo de preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Orientador: Amilson Carlos Zanetti

Área de Atuação:

 

 

 

 

Belo Horizonte

2016

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICEG – Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

 

 

 

A CONTABILIDADE E A GOVERNANÇA NAS EMPRESAS:

Contabilidade como apoio à gestão de negócio

 

 

Trabalho apresentado às disciplinas do 3º período da Graduação em Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

 

 

 
   

 

 

Amilson Carlos Zanetti – Orientador PUC Minas

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

2016

AGRADECIMENTOS

 

          Agradecemos á todos os professores por nos proporcionar tal conhecimento e a empresa GRUPO RHT pela disposição de tempo e funcionários para o estudo de caso, e ter-nos aceitado para essa tarefa, disponibilizando a empresa a fazer parte do projeto de pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

 

            Este trabalho tem como finalidade observar e analisar os impactos da utilização das fermentas gerencias da contabilidade dentro de uma organização. Onde podemos identificar as principais ferramentas que auxiliam na escolha da melhor decisão a ser tomada em determinado período.

            As atualizações tecnológicas na área e na atuação contábil, como as empresas lidam com o avanço tecnológico, que mudanças foram essenciais nessa nova era da computação, o que causaram dentro das organizações e os sistemas inovadores introduzidos.

            O equilíbrio pessoal dos profissionais como forma eficaz para solução dos problemas da organização, pois a saúde mental e física de um profissional é de suma importância para o equilíbrio psicológico no ambiente de trabalho.

Palavras chaves:contabilidade, ferramentas gerenciais, equilíbrio pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ABSTRACT

 

       The workaimsto observe andanalyzetheimpactsofthe use ofmanagerial tools accountingsciencwithinoneorganization. Wecanidentifywherethemain tools that help thebestdecisionchoicemakingbe in a givenperiod.

        The technologicalupdates in theareaandaccountoperation, as thecompaniesdealwhitadvancesoftechnology, changesthatwereessential in new era ofcomputing, wich cause whitinorganizationsandtheinnovative system introduce.

        The personalequilibriumofprofessionalandeffectivewayto solve theorganizationandproblems as mental andphysicalhealthof a professional isextremely importante for thepsychological balance in theworkplace.

Word Keys: accounting, managerial tools, personalequilibrium

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO.. 9

1        OBJETIVOS. 9

1.1 Objetivo Geral. 9

1.1.1 Objetivo Específico. 9

1.2 Justificativa. 10

1.3 Metodologia. 10

2        EMPRESA.. 11

2.1 Características Notadas. 11

3 A CONTABILIDADE.. 12

3.1 As Principais Ferramentas Contábeis. 12

3.1.1 Fluxo de Caixa. 12

3.1.2 Análise de Orçamento. 13

3.1.3 Análise de Investimento. 14

3.1.4 Análise das Demonstrações Contábeis. 14

3.1.5 Planejamento Tributário. 15

3.1.6 Gestão de Estoques. 15

3.1.7 Gerenciamento de Contas á Pagar. 17

3.1.8 Gerenciamento de Contas a Receber. 17

3.1.9 Gerenciamento de Bens do Ativo. 17

4 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. 17

4.1 Balanço Patrimonial. 18

4.2 Demonstração do Resultado do Exercício. 19

4.3 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. 19

4.4 Demonstração das Alterações do Patrimônio Líquido. 19

4.5 Demonstração do Valor Adicionado. 19

5 NORMAS DO CÓDIGO DE ÉTICA CONTÁBIL.. 20

6 CONTABILIDADE GERENCIAL.. 20

7 IMPACTOS DA CONTABILIDADE NA GESTÃO E NA TOMADA DE DECISÕES. 21

7.1 Impactos dos encargos trabalhistas na folha de pagamento da empresa. 22

8 O PAPEL DO CONTADOR NA CONTABILIDADE GERENCIAL.. 24

9 O EQUILIBRIO PESSOAL DO PROFISSIONAL COMO AUXILIADOR A GESTÃO CORPORATIVA   24

9.1 O trabalho é uma construção social onde uma pessoa pode se identificar com o que ela trabalha. 25

10 ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA E A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABÍL   28

CONCLUSÃO.. 31

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 32

ANEXOS. 34

Certificado CopySpider – Anti Plágio. 34


 


INTRODUÇÃO

 

           Este Trabalho Interdisciplinar sobre A contabilidade e a governança nas empresas teve como objetivo pesquisar e descrever a Contabilidade como apoio a gestão de negócio. Com o intuito de demonstrar de forma clara e ampla como as ferramentas gerenciais contábeis ajudam nas tomadas de decisões de uma organização. Como as tecnologias e sistemas inovadores facilitam a vida do contador, com a retirada de papeladas e processos de arquivamentos demorados. E como a saúde do profissional impacta no desenvolvimento da organização.

           Sendo assim, expondo como deve ser o posicionamento dos profissionais responsáveis por tais deveres, e como esses fatores auxiliam em um bom andamento de uma organização.

 

1             OBJETIVOS

 

1.1 Objetivo Geral

A presente pesquisa tem como objetivo geral verificar o apoio fornecido pela contabilidade para a gestão da empresa.

 

1.1.1 Objetivo Específico

Em se tratando de objetivos específicos, busca-se:

  • Conceituar e caracterizar a empresa de comércio.
  • Apresentar uma abordagem sobre a contabilidade
  • Identificar os fatores relevantes na tomada de decisão

 

1.2 Justificativa

Em um mercado globalizado e competitivo, com maiores exigências de produtividade, competitividade e ampliação de seus serviços e produtos, ocorre cada vez mais uma busca pelo fornecimento de informações precisas e relevantes das técnicas financeiras, de forma á colaborar com a gestão da empresa.

A contabilidade, com suas ferramentas contábeis, possui um sistema de informações gerenciais que propõe medir os resultados da empresa, como também avaliar o desempenho dos negócios, proporcionando benefícios para as tomadas de decisões.

Dessa forma, a contabilidade tornou-se ponto estratégico na tomada de decisões, concedendo informações financeiras, econômicas e patrimoniais através dos métodos e demonstrações utilizados para sua análise. Sendo assim, fundamental na gestão de negócio ao oferecer suporte á gestão.

 

1.3 Metodologia

Este artigo foi desenvolvido por uma pesquisa de forma bibliográfica, na qual se reuniu várias obras e autores com conhecimentos necessários para a elaboração do trabalho, com o intuito de concretizar os objetivos propostos anteriormente.

Além de ser uma pesquisa bibliográfica, realizou-se um estudo em uma empresa de comércio, sendo este executado através da utilização de questionário aplicado a empresa.

 

 

 

 

 

 

 

2             EMPRESA

 

O estudo de caso foi realizado através do estudo realizado na empresa ROMPHIDRAUTEC COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA e ROMPRASIL COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA, popularmente conhecida como GRUPO RHT, presente no mercado desde 2007. A empresa aplica sua área no comércio de equipamentos hidráulicos, para todo o estado.

 

2.1 Características Notadas

 

A empresa é pequena, com 04 funcionários sendo de caráter familiar. Por possuir esse caráter, contém a equipe unida e prestativa, com todos os funcionários sempre dispostos a “vestirem a camisa da empresa”. 

A rotatividade da empresa é pequena, com a última demissão hádois anos, demonstrando que os funcionários possuem uma boa relação com a empresa, e se sentem em um ambiente de trabalho agradável, motivando-os há manter na empresa.

 

 

 

3A CONTABILIDADE

 

A contabilidade tem por sua função ser a mais precisa das ferramentas para as gestões financeiras e administrativas. Seu objetivo é o registro da Movimentação, da governança e distribuição da riqueza dos seus utilizadores, além da interpretação, analise e geração de relatórios econômicos, financeiros.

Em meios tradicionais, seu objeto é o patrimônio, ou seja, seu objetivo é fornecer informações como suporte à tomada de decisão, tantos do usuário interno, como dos usuários externos de uma organização.

 

3.1 As Principais Ferramentas Contábeis

 

            Apresentação das principais ferramentas que auxiliam na contabilidade e que são utilizadas pelas empresas no gerenciamento.

 

3.1.1 Fluxo de Caixa

 

            O fluxo de caixa já era uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para verificar sua capacidade de pagamentos em um determinado período, planejamento de uma nova compra ou oportunidade de investimentos, pois trata-se do conjunto de ingressos e desembolsos de dinheiro em um período esboçado.

            Os gestores das empresas já tinham o fluxo de caixa à disposição como uma poderosa ferramenta e com a Lei nº 11.638/07 a Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, passou a se enquadrar o rol de demonstrações obrigatórias conforme o Art. 176, IV.

A empresa pesquisada é adotante do fluxo de caixa do tipo analítico, assim ele auxilia na visualização dos acontecimentos do órgão, facilitando a compreensão dos pagamentos e recebimentos acontecidos no determinado período.

Fonte: Disponibilizado pela empresa Grupo RHT

 

3.1.2 Análise de Orçamento

 

         O orçamento representa a expressão total das quantidades dos planos da empresa elaborados para o futuro, ou seja, permite uma previsão financeira e econômica que irá conduzir todas as tomadas de decisões. É possível estruturar o orçamento fazendo um acompanhamento orçamentário dos resultados da empresa, é preciso registrar as transações através da contabilidade, isso vai permitir o planejamento da aplicação dos recursos e, facilitar a prestação de contas, sendo assim, promove informações valiosas para a tomada de decisões.

 

3.1.3 Análise de Investimento

 

As empresas que procuram se sustentar competitivas necessitam constantemente realizar investimentos em tecnologia, mão-de-obra qualificada, aquisições, pesquisas, dentre outros fatores consideráveis. No momento em que se vai tomar a decisão de investir ou não, decidir qual o melhor investimento a ser feito em determinado período, entra se num processo de seleção de alternativas de investimentos, o que se torna de suma importância utilizar se as técnicas de análise de investimentos.

Algumas técnicas utilizadas são: Analise Horizontal e vertical e das demonstrações financeiras, Índices de liquidez, endividamento e rentabilidade, analise da taxa de retorno sobre investimento, dentre outras.

 

3.1.4 Análise das Demonstrações Contábeis

 

A análise de demonstrações contábeis é uma das ferramentas mais uteis que o gestor tem a sua disposição, pois essa análise permite uma interação total da vida financeira, econômica e patrimonial da empresa.

Entretanto, é primordial utilizar se de boas técnicas de análise das demonstrações para evitar interpretações errôneas ou incompletas, e por se tratar de uma parte indispensável da contabilidade utilizada pelos tomadores de decisões.


3.1.5 Planejamento Tributário

       Refere se a uma influente ferramenta à disposição dos gestores, visto que busca minimizar os custos com encargos tributários e impostos, que obtêm uma grande parcela de faturamento das empresas.

       Através do conhecimento da legislação o contador apura da melhor forma os impostos objetivando o mínimo de dispêndio possível, ou seja, com menos gastos/ despesas é viável que os recursos que forem economizados gerem novos investimentos.

                                             

3.1.6 Gestão de Estoques

         Com essa ferramenta, permite a empresa prever quanto será necessário comprar no próximo pedido ao fornecedor. De acordo com essa ferramenta é necessário manter um nível mínimo de estoque, pois é o estoque que absorve grande parte do orçamento operacional da organização. O custo para se armazenar e manter o estoque também faz com que ele seja reduzido, sendo assim proporcionando uma vantagem competitiva à empresa, já que melhora a qualidade e reduz o tempo entre fatores (manutenção, manuseio).

Na empresa pesquisada, foi citado que a utilização dessa ferramenta é de fundamental relevância para a gestão, uma vez que seu cargo chefe são as vendas dos produtos. Sendo assim, o controle do estoque facilita saber qual produto precisa repor, qual esta sendo mais procurado; como também na decisão de qual produto poderia investir ou não.

Fonte: Disponibilizado pela empresa Grupo RHT

 

 

 

3.1.7 Gerenciamento de Contas á Pagar

         Essa ferramenta possibilita à empresa controle sobre pagamentos a vencer, o montante dos valores a pagar, os dias dos vencimentos para cumprir com os compromissos da empresa, ou, até mesmo estabelecer prioridades de pagamentos, caso haja desfalque de caixa.

          Na empresa pesquisada, essa ferramenta auxilia á resolver dilemas na gestão, cuja ferramenta demostra, exemplo pagamentos a serem realizados. Podendo os gestores decidir o melhor dia para evitarem ou diminuírem a taxa de juros imposta a ela. 

 

3.1.8 Gerenciamento de Contas a Receber

        Possibilita à empresa monitorar o montante dos valores a ser recebido, conhecer os clientes inadimplentes, e os que pagam em dia para um melhor planejamento da cobrança.

3.1.9 Gerenciamento de Bens do Ativo

        O controle de bens do ativo imobilizado proporciona identificar os bens, conhecer a data de aquisição e seus custos, e também os posteriores acréscimos e baixas a eles referentes. Sendo assim, facilitando o controle da vida útil do bem e o cálculo da depreciação do mesmo.

 

4ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

 

         No meio das principais ferramentas contábeis importantes para a tomada de decisões, ressaltamos a análise das demonstrações contábeis.

         Pois é através da análise das demonstrações que pode se avaliar a situação da empresa, em perspectivas operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros, encaminhando a qual decisão a ser tomada em determinada situação. Com as informações fornecidas pela demonstração contábil, a análise tem como objetivo examinar e detectar os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro da empresa.

         Essa análise das demonstrações contábeis constitui se na deterioração, comparação e interpretação das demonstrações contábeis, pois provém da necessidade de informações mais detalhadas sobre a situação do patrimônio da empresa, e de suas variações no decorrer de cada período. É conhecida também como Análise das Demonstrações Financeiras. Mas, afinal, trata-se da análise das ferramentas contábeis, pois foi com o tempo que se exigiu outras demonstrações para análise dos interessados na informação contábil.

        Assim sendo, destaca-se a importância da análise das demonstrações contábeis, pois para os gestores e outros que são muitos os interessados nas informações disponibilizadas pelas mesmas, sejam os acionistas para o aumento do investimento, os bancos, para concessão de credito, dentre tantos outros interessados.

        Para uma maior abrangência da análise da empresa, devem ser analisadas todas as demonstrações contábeis, contudo cada demonstração tem sua particularidade e possui informações sobre determinadas operações da empresa. Cada uma contribuindo para análises mais especificas de acordo com o interesse do estimador.

 

4.1 Balanço Patrimonial

           O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis mais significativas, uma vez que mostra a situação patrimonial da empresa em um determinado período. Uma inovadora estrutura entrou em vigor com a Lei nº 11.638/07, e para se conseguir uma boa análise é importante estar sempre atualizado com a legislação.

 

 

4.2 Demonstração do Resultado do Exercício

 

A Demonstração do Resultado do Exercício destaca o resultado que a empresa obteve com suas obrigações e deveres, ou seja, demonstra as receitas e as despesas do período analisado. Desse modo, é uma importante ferramenta à disposição do tomador de decisão, que sendo assim poderá examinar detalhadamente como foi gasto o dinheiro e quanto foi apurado com os esforços da empresa.

 

4.3 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

       Evidencia quais os recursos entram na empresa qual procedência tem maior valor de participação. Assim como identifica como estão sendo aplicados esses recursos, por consequência, vai assessorar o gestor a compreender a posição financeira da empresa em um exercício, podendo tomar decisões.

 

4.4 Demonstração das Alterações do Patrimônio Líquido

        Propicia a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido, é uma demonstração completa e abrangente.

 

4.5 Demonstração do Valor Adicionado

        Capta o valor da riqueza gerada pela empresa e como foi distribuída ou transferida. Essa demonstração também teve a sua elaboração e divulgação obrigadas para todas as companhias abertas com a Lei nº 11.638/07.

 

 

 

5NORMAS DO CÓDIGO DE ÉTICA CONTÁBIL

 

            A ética profissional descreve um conjunto de normas direcionadas à atos de integrantes de uma estabelecida categoria profissional, tendo como alvo primordial a de regulamentar não só o exercício da profissão como também o comportamento ético do profissional que a exerce. Nesse contexto, os códigos de ética são organizados como verdadeiros guias visando a encorajar o sentido de justiça e de decência do profissional, seja em relação aos seus clientes ou usuários a de serviços.

           Os contadores atuam com suas atividades sob tutela do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais. Esta tutela diz respeito à proteção daqueles que conquistaram o direito ao exercício profissional, tal qual, na precaução dos interesses da sociedade, que e última iminência, é a grande usaria dos serviços de qualquer profissão.

           Para que o exercício da profissão contábil seja harmonioso e haja um controle sob seus mais variados aspectos, principalmente da legalidade e credibilidade, a legislação confere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Contabilidade o poder de indagar os procedimentos éticos dos contabilistas. Consequentemente, fere o Código de Ética Profissional do Contabilista aquele que não cumprir, no prazo estabelecido, determinação dos Conselhos Regionais de Contabilidade depois de regulamentar notificado, ficando sujeito às penalidades previstas nos preceitos éticos.

 

6CONTABILIDADE GERENCIAL

 

A contabilidade gerencial é substancial para a gestão de negócios, pode ser caracterizada como um enfoque a várias técnicas e práticas contábeis já conhecidas e tratadas na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise de demonstrações, ou seja, trata-se de uma forma de apresentação e classificação especificas, com a finalidade de auxiliar os gestores das empresas nas tomadas de decisões.

           Preocupa se essencialmente com as informações contábeis que são uteis para a administração da empresa, já que é através destas informações que os gestores terão em mãos fundamentos que serão indispensáveis no processo decisório da organização.

           Em decorrer do tempo, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

 

“As informações da contabilidade gerencial incluem dados históricos e estimados, usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias integradas de negócios” (WARREN, REEVE & FESS, 2008, p. 2).

 

7IMPACTOS DA CONTABILIDADE NA GESTÃO E NA TOMADA DE DECISÕES

 

          Ao decorrer de seus registros a contabilidade define posições e fluxos financeiros, para não ficar restrita á uma colocação e sim se transformar uma peça essencial para a gestão de uma empresa. A empresa atua em um universo repleto de mudanças, fazendo com que seu valor patrimonial cresça, desenvolva-se, possibilitando riqueza.

        Um parecer contábil entende o valor da empresa como sendo o valor contábil do seu Patrimônio Líquido, ou seja, o valor da empresa é igual a desigualdade entre seus Bens e Direitos e suas Obrigações. As avaliações contábeis constituem se nos Balanços Patrimoniais e nas Demonstrações de Resultado.

         Os ativos geralmente têm seus valores transformados por correções monetárias, que não retrata a realidade do mercado, as dívidas podem não estar atualizadas e alguns compromissos podem não estar registrados, como é o caso no Leasing. Os investimentos devem ser equiparados com os de outras empresas de mesmo ramo para averiguação. Diante disso, é significativo analisar o nível dos estoques, o prazo ofertado aos clientes e recebido dos fornecedores, ou seja, se não há nenhuma conta em atraso.   

        Do lado das obrigações, é considerável aferir os encargos trabalhistas, se há demandas, processos e ações fiscais inconclusos e se foram previstas reservas para cobertura desses riscos, além de analisar e atualizar as dívidas bancárias, que podem sofrer atrasos em seus lançamentos.

        A contabilidade avalia as Despesas e esse valor é afrontado com as Receitas produzidas para fins de apuração do lucro. Enquanto o Balanço mede os Ativos pelo que custaram ou valiam na época, o valor da empresa deve refletir o quanto esses Ativos valerão no futuro e quanto irão produzir de lucro.

                              

7.1 Impactos dos encargos trabalhistas na folha de pagamento da empresa

 

No Brasil, foram criadas as Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT), constituídas com várias leis e normas de proteção ao trabalhador.  Nelas, os direitos trabalhistas são considerados direitos fundamentais de natureza individual e coletiva.

No nosso país, existem taxas e contribuições paga pelo empregador definidas pela CLT e pela Constituição Federal para resguardar os direitos do empregado. Elas são denominadas encargos sociais e trabalhistas.

Os encargos sociais são taxas e contribuições pagas pelo empregador para financiamento das políticas públicas que beneficiam de forma indireta o trabalhador.  Eles incluem Seguridade e Providência Social; FGTS; PIS/PASEP; Salário-Educação; Sistema S (SENAI, SENAC, SESC, SESI, SEBRAE, SENAR, SEST E SENAT).

Já os encargos trabalhistas são valores pagos diretamente ao empregado mensalmente ou no final se seu trabalho, inclusive benefícios não expressos em valores. Neles incluem Adicional de Remuneração; Adicional de Férias; 13º salário; Ausência Remunerada; Férias; Licenças; Repouso Remunerado e Feriado; Rescisão Contratual; Salário Família; Vale Transporte; Indenização por Tempo de Serviço e outros benefícios (assistência médica, vestuários, etc.)

Na empresa pesquisa, assim como nas empresas de todo o país, os encargos sociais e trabalhistas possuem um peso bastante relevante na folha de pagamento dos empregados. O DIESSE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômico–os encargos podem chegar a 25,1% sobre o salário do empregado.

Fonte: Disponibilizado pela empresa Grupo RHT

Assim como explicitado pela Instituição, os encargos trabalhistas na folha de pagamento da empresa possuem grande impacto, sendo de fundamental importância o estudo contábil-financeiro para analisar a decisão,por exemplo de uma nova contratação.

8O PAPEL DO CONTADOR NA CONTABILIDADE GERENCIAL

 

Nas organizações já se percebeu a importância da contabilidade, como uma ferramenta nas tomadas de decisões, dado que fornece informações para a avaliação do desempenho da empresa.

Sendo assim, ter um contador dentro da empresa é bastante importante, pois é ele que vai procurar inserir a contabilidade como instrumento gerencial, mostrando a indispensabilidade em se extrair dela as informações do momento vivido pela empresa.

Com a inovação na legislação o profissional contábil percebeu a necessidade em estar cada vez mais atualizado com os avanços da empresa. Com a integração, as empresas compreenderam que com o controle das informações e o domínio das técnicas contábeis favorecem o gerenciamento organizacional, possibilitando um melhor acompanhamento das operações da empresa e de seus resultados, em todos os níveis e mercados.

O contador gerencial deve empenhar-se para proporcionar que a administração tome melhores decisões estratégicas para o longo prazo. Dessa maneira o contador deixa de ser qualificado como um profissional que meramente olha para o passado e passa então a tratar do futuro também, desenvolvendo assim desenvoltura, perspicácia e disponibilidade para resolução de impasses que venham surgir. Ou seja, ele realmente atribui-se as noções de risco, incertezas, oportunidades, e hoje em dia já pode ser considerado um braço direito do administrador no processo de decisão.

 

9O EQUILIBRIO PESSOAL DO PROFISSIONAL COMO AUXILIADOR A GESTÃO CORPORATIVA

 

          Segundo Freud o trabalho é um dos caminhos para o investimento da pulsão por meio da sublimação, que mais aproxima o homem do seu desenvolvimento. O confronto com uma realidade restritiva é que mobiliza a não gratificação dessa energia funcional, gerando conflitos e causando sofrimento.

 

9.1 O trabalho é uma construção social onde uma pessoa pode se identificar com o que ela trabalha.

Falta de tempo e uma vida cheia de afazeres tem se tornado uma coisa muito normal na grande maioria dos trabalhadores de todo mundo. Com uma jornada média de tempo nacional dispendido no emprego principal é de 39,8 horas semanais, o ambiente de trabalho para muitos é local onde as pessoas passam a maior parte do seu dia.

Seus problemas podem ser causados por sua vida pessoal e reconhecer e tratar de uma forma eficaz para que esse tipo de problema não chegue ao ambiente corporativo é a postura de um profissional que tem qualidade e sabe preservar a imagem de onde trabalha.

Tudo pode ser resolvido agindo com a harmonia do trabalho e a vida pessoal, distinguindo momentos exatos para aliviar um lado e se comprometer um pouco mais com o outro.

Saber quem é você e onde você está ajudara a tomar decisões sabias, fazendo as coisas certas na hora certa.

A saúde mental do trabalhador é de grande importância para o equilíbrio psicológico no ambiente de trabalho já que ela reflete diretamente nos resultados dele e da empresa. O stress, uma doença mental, está associado a vários outros problemas de saúde, como gastrite e ansiedade. Eles atrapalham o desempenho dos funcionários e impedem sua capacidade.

 

Fonte: Instituto de Psicologia e Controle de Stress – IPCS

 

Tendo em vista do bem comum, é bom que a empresa faça a sua parte dispondo de condições necessárias para o desenvolvimento correto das atividades feitas pelo trabalhador. Também conhecendo as limitações de cada um e não sobrecarregando seus trabalhadores com preções por metas abusivas. Esse estresse causado por excesso de trabalho pode aparecer em manifestações físicas e psicossomáticas.

Somente com um corpo e uma mente saudável o profissional pode exercer todo o seu potencial, assim alinhando os interesses profissionais e da corporação, com o objetivo de trazer longevidade para ambos e retorno financeiro.

E de grande ajuda contar com profissionais da área da psicologia no auxílio e na detecção de algum problema na própria empresa.

As empresas exigem uma boa dose de dedicação para alcançar sucesso na carreira, e é necessário comprar os objetivos da empresa para chegar ao topo. Organizações são estruturas formadas por indivíduos que tem seus desejos, vontades e problemas também, cada indivíduo tem seu próprio humor, nem sempre ele estará 100% de sua capacidade produtiva, mas isso não deve deixar prejudicar as suas responsabilidades profissionais. Ser organizado e disciplinado pode ajudar mesmo em momentos de crise, como ter os seus afazeres programados e em dia para poder ajudar na hora de reservar um tempo para procurar um médico ou um psicólogo.

 


Os transtornos psicológicos já são a terceira maior causa dos afastamentos trabalhistas no Brasil e esses números só tendem a aumentar em empresas que deixam de lado o aspecto humano do seu trabalhador. 

               Qualquer que seja o seu lugar na hierarquia de sua organização sua condição psicológica influenciara diretamente na vida da empresa e de seus colegas de trabalho, em sua tomada de decisão diária e de seu rendimento. Lembrar que ser uma pessoa realizada não é só ter um bom salário, mas na verdade é ter um equilíbrio saudável. Sua vida pessoal depende de seu trabalho e seu trabalho depende deu sua qualidade pessoal.

10 ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA E A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTABÍL

 

O avanço tecnológico trouxe mudanças significativas para a contabilidade, alguns consideram que essas mudanças causaram uma revolução na área contábil, já que reduziu e praticamente eliminou a quantidade de papéis utilizados, além de que a modernização tornou mais ágil os processos gerencias. É claro que para acompanhar esses avanços foi e ainda é necessário que o profissional contábil busque está se atualizando a todo o momento.

A mudança mais perceptível para a contabilidade foi a redução do excesso de papeis, popularmente conhecido como “papelada”. Antes tudo era manual e utilizava-se várias folhas para a contabilidade. Agora a maioria ou quase todos os documentos e arquivos importantes são digitalizados, o que torna mais fácil localizá-los, além de se ter um espaço de trabalho mais organizado.

Outra mudança importante para a contabilidade foi o fato de que não era mais necessário ir pessoalmente a um local apropriado para entregar ou pegar documentos. Por exemplo, as declarações de imposto de renda, que eram feitas manualmente, deveriam ser entregues em formulários e deveriam ser levados pessoalmente nos endereços da Receita Federal. Atualmente essas declarações podem ser feitas por meio de programas de processamento de dados e através da internet são enviadas para o órgão competente. Esse fato otimizou o tempo dos profissionais contábeis, pois agora eles utilizam o tempo, que seria necessário para levar os documentos pessoalmente, para focar nas análises gerencial e ficais.

Hoje em dia, profissionais contábeis que trabalham em escritórios não necessitam ir pessoalmente pegar documentos com seus clientes, pois um grande avanço para a contabilidade, considerado para muitos profissionais dessa área como uma revolução, foi a criação de sistemas integrados de contabilidade. Esses sistemas realizam a integração contábil entre empresas e escritórios contábeis. Esses sistemas são práticos, pois o contador não precisar mais digitar manualmente cada um dos dados necessários para os lançamentos contábeis, já que estes sistemas importam diretamente os lançamentos feitos pelos clientes.

Vale ressaltar que o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital foi um importante e impactante avanço na área contábil, sendo significativamente responsável para a redução na quantidade de papéis necessária a contabilidade. Ele unifica atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos dos empresários e sociedades empresariais. O SPED busca integrar e compartilhar informações, tornando mais moderno e racional a administração tributária brasileira. Em outras palavras SPED obriga que a transmissão de dados seja feita no formato digital, buscando com isso padronizar os arquivos digitais dos sistemas empresarias.

De acordo com Reinaldo Luiz Lunelli:

Enfim, todo este avanço valoriza ainda mais o profissional contábil, que frente a estas mudanças, trata de se atualizar. A contabilidade tem hoje a missão de informar não somente dados fiscais, mas também aspectos econômicos e gerenciais aos quais a empresa está sujeita e tudo isto com a maior exatidão, clareza e velocidade possível.

(LUNELLI, Reinaldo Luiz. A contabilidade e o avanço da tecnologia. Em:<http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm >>. Acesso em 18 abril 2016.)

 

Pode-se perceber que essas mudanças ocorridas por causa dos avanços tecnológicos exigem um novo perfil de contador, ele necessita ser flexível ágil, proativo e estar sempre se atualizando, seja através do ambiente virtual ou presencial, por meio de cursos, palestras e eventos da área contábil, com o objetivo de torna-se mais eficiente e eficaz.

O profissional contábil é uma ferramenta preciosa para a empresa já que faz parte do processo estratégico dela, seja para negociar com um cliente, ou para analises gerenciais e fiscais. Essas analises, hoje em dia, são feitas rapidamente em comparação há algumas décadas. Por causa dos avanços já mencionados um profissional contábil que esteja sempre se atualizando é capaz de analisar cada um dos clientes rapidamente, informado a empresa qual seria a decisão gerencial mais adequada para se tomar naquele momento.

Os avanços tecnológicos criaram a necessidade de uma melhora no pensamento contábil, visto que ocorreu um crescimento da corrupção e do uso da contabilidade para fins ilícitos, por causa disso criou se uma visão social e ambiental na contabilidade, além de uma maior intervenção do Estado por meio de normas nacionais e o fato de que tinha que estar em conformidade com as normas internacionais.

No ambiente competitivo que existe hoje o profissional contábil que não busca se atualizar e ampliar os seus conhecimentos, pode se considerar fora do mercado. Por isso o profissional contábil busca constantemente ampliar seus conhecimentos gerais, contábeis e gerencias. E essa busca tornou-se mais fácil, graças à facilidade que se possui hoje em dia para se ter acesso a informações e a cursos, principalmente através da internet.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

          Tendo em vista os aspectos observados neste trabalho interdisciplinar, concluímos que com o auxílio das ferramentas gerenciais contábeis, te maior facilidade em identificar as oportunidades de acordo com as análises das demonstrações e nas tomadas de decisões.

           Com os sistemas inovadores tecnológicos houve um importante e impactante avanço na área contábil, reduzindo significativamente na quantidade de papéis necessários para a contabilidade. E o cuidado com a saúde pessoal do profissional, facilita reconhecer e tratar de uma forma eficaz os problemas pessoais do trabalhador, seja eles mentais, emocionais ou físicos, dando tal conotação e tratando para que não chegue ao ambiente de trabalho corporativo.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

A importância da atualização profissional para contadores. [S.I]: Jornal Contábil, 2015. Disponível em: <http://www.jornalcontabil.com.br/?p=4710 >. Acesso em: 24 mar. 2016.

 

BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações Contábeis. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

 

DIEESE. Encargos sociais e desoneração da folha de pagamento. Nota técnica. n 101. Julho, 2011. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/notatecnica/2011/notatec101Desoneracao.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2016

 

LUNELLI, Reinaldo Luiz.  A contabilidade e o avanço da tecnologia. [S.L.] Portal da Contabilidade. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm >. Acesso em: 25 mar. 2016

 

OLIVEIRA, Aristeu de. Cálculos trabalhistas: em conformidade com a Resolução nº 121/2003. 14. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

 

PADONEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2000. 

 

ROVEDA, Vinicius. Tecnologia ajuda o escritório contábil a minimizar efeitos da crise. [S.L.] ContaAzul, 2015. Disponível em: <http://contaazul.com/contabilidade/blog/tecnologia-ajuda-o-escritorio-contabil- a-minimizar- efeitos-da- crise/ >. Acesso em: 24 mar. 2016

 

SANTOS, Armando Marques dos. SPED Contábil: O que é? [S.L.]: Nico, 2015. Disponível em: <https://www.nibo.com.br/blog/sped-contabil-o-que-e/> . Acesso em: 21 abr. 2016.

 

Saúde mental do trabalho: a importância do equilíbrio psicológico. [S.I] Novembro, 2013. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/52519/saude-mental-do-trabalhador-a-importancia-do-equilibrio-psicologico>. Acesso em: 19 abr. 2016.

 

SPED – Sistema Público de Escrituração Contábil. [S.I.]: Portal de Contabilidade. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/sped.htm>. Acesso em: 18 abr. 2016.

 

Stress no Brasil. [S.I] Instituto de Psicologia e Controle do Stress. Disponível em: < http://www.estresse.com.br/pesquisas/>. Acesso em: 20 abr. 2016.

 

Tortorette, Maiara. O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Catho. Março, 2010. Disponível em: <http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/o-equilibrio-entre-a-vida-profissional-e-pessoal>. Acesso em: 19 abr. 2016

WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E.;Contabilidade Gerencial. São Paulo: Thomson, 2001.