1 IDENTIFICAÇÃO

O projeto tem como tema a Inovação E Tecnologia A Serviço Da Gestão De Negócios. Seu público alvo foi a sociedade do bairro Coração Eucarístico e região com abrangência nas áreas: Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Gestão. A duração do projeto foi de seis meses, com a pratica do projeto de mais seis meses, totalizando um ano entre o planejamento e a pratica da extensão.

2 JUSTIFICATIVA

A dependência econômica atual de Minas Gerais está vinculada com atividades da agricultura e mineração, visto que são atividades que demandam grande poder aquisitivo e geram um impacto ambiental é necessária uma mudança econômica para um futuro melhor e maior possibilidades para novos empreendedores.

A mudança econômica para o ambiente tecnológico traz maior possibilidade de serviços autossustentáveis e um desenvolvimento da sociedade, visto que tais serviços aumentam a qualidade de vida da população e não geram degradação ambiental.

Com o objetivo de fomentar a tecnologia, a divulgação do projeto Minas Digital possibilita o conhecimento do público às possibilidades oferecidas pelo governo, e os benefícios de tais projetos para a comunidade.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 A geração de informações com os sistemas de gestão integrados

. Segundo Hicks (1997), o Enterprise Resource Planning é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informação entre todas as funções dentro de uma companhia, tais como logística, finanças e recursos humanos.

O ERP automatiza os processos de uma empresa, com a meta de integrar as informações através da organização, eliminando interfaces complexas e caras entre sistemas não projetados para conversarem.

Desta forma, todos os processos de uma organização são colocados dentro de um mesmo sistema e num mesmo ambiente.

É através da integração de um sistema unificado como o ERP que além de automatizar processos que estão sujeitos a falhas humanas, também te coloca presente em tempo real e em constante atualização sobre os procedimentos de gestão que estão sendo ocorridos de dentro de uma organização. E graças ao avanço da tecnologia da informação e a internet, que esse tipo de monitoramento atualmente pode ser acessado através de um dispositivo móvel como os smartphones e tabletes.

  Com o ERP, a redundância de informações é eliminada, pois ele faz com que todos os usuários olhem para uma única fonte de dados, independentemente das tarefas que realizam. Este banco de dados é único e, contém e integra todos os dados que a empresa manipula e mantém, interagindo com todas as aplicações no sistema. Desta forma não há redundâncias, inconsistências, repetições de tarefas como a entrada de dados em duas ou mais aplicações, assegurando-se a integridade das informações.

Para Lieber (1995), o ERP permite que a empresa padronize seu sistema de informação e, segundo Sheridan (1995), o ERP, na essência, fornece a informação certa à pessoa certa, na hora certa.

O ERP fornece ainda às empresas grande agilidade e confiabilidade das informações, eliminando retrabalhos e operações manuais antes amplamente executadas.

Apesar da implementação ser difícil, demorada e cara, devido principalmente à extensa parametrização, não há dúvida dos benefícios do ERP são mais impactantes do que suas desvantagens.

3.2A importância da tecnologia para a tomada de decisão

Em uma época onde a tecnologia da informação vai a cada dia se aprimorando e trazendo novas oportunidades para melhorar e facilitar a vida das pessoas.  Podemos observar como a tecnologia tem impactado em diferentes vetores do convívio social, e principalmente no setor de gestão organizacional das empresas, pois é onde está foco do nosso trabalho.

            Esta tecnologia informacional precisa ser vista como um meio para uma empresa obter vantagens competitivas no mercado em que se atua, afim de ajustar a organização com condições necessárias para sua sobrevivência em um ambiente altamente competitivo, e gerando assim a necessidade da reorganização na estrutura operacional da empresa em busca de sua eficiência, qualidade e lucratividade.

             Através dessa linha de pensamento, que vemos a importância do processo de tomada de decisões pelos gestores, para que o sucesso seja atingido em uma organização. São as decisões dos administradores que vão influenciar nos indicadores de produtividade, desempenho, segurança dos processos e lucratividade.

             E quando conciliamos a gestão administrativa com a tecnologia da informação e a usamos como ferramenta, podemos entender sua função como instrumento de apoio para a tomada de decisão estratégica. Em virtude disso, é possível que compartilhemos parâmetros de desempenho com toda equipe da empresa, mantendo todos os funcionários alinhados aos objetivos e atualizados com os seguimentos, sendo possível atuar com mais precisão nas atividades corporativas.