RESUMO

Para todas as áreas da vida profissional o Mercado exige conhecimentos, habilidades e atitudes específicas que terminam sendo o diferencial de qualidade, excelência e resultado no dia-a-dia do desempenho de atividades no trabalho, pois as competências dos colaboradores/funcionários é condição essencial para a competitividade e sobrevivência das Empresas. Portanto, uma pessoa tem bom desempenho quando possui os conhecimentos necessários, as habilidades e atitudes essenciais para eficácia no desenvolvimento de suas atividades. Para serem bem sucedidas, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa. Daí a necessidade de um processo seletivo abrangente para contratação e retenção de talentos, através de uma boa consultoria. Diante das necessidades apresentadas no mercado de trabalho, hoje as consultorias e empresas que trabalham com recrutamento e seleção tem a grande oportunidade de apresentar seus serviços com foco em recrutar profissionais bem qualificados. Neste artigo a principal ideia é mostrar que a terceirização de serviços de recrutamento e seleção, pode ser um fator fundamental para melhores resultados no desenvolvimento e na busca de candidatos de alta performance e que realmente podem ajudar as empresas com suas ideias e forma de gestão.

Palavras-chave: Gestão. Aplicabilidade.Recrutamento 

1 INTRODUÇÃO

A consultoria vem cada vez mais, melhorando sua forma de diagnóstico organizacional para a área de Recursos Humanos, incluindo a área de recrutamento e seleção de pessoal, onde hoje o cenário no mercado é bem exigente com as qualidades de seus funcionários. Empresas e ser humano, vivendo em conjunto no processo dialético, ficando juntas no processo de atrair uns aos outros, dessa forma as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados e tenham uma visão de alta performance, com características positivas e até sustentável.

Consultoria vem de afeitos e ações de consultar, podemos dizer que hoje muitos profissionais e grandes cargos no mercado tem a necessidade de buscar um conselheiro e trabalhos de terceirização para assim não colocar sua empresa em risco. Muitas vezes nas seleções de candidatos é necessário ética nas relações e com alguns funcionários internos isso não acontece, daí vem a necessidade de contratação de empresa de consultoria que por vez nos dias de hoje, oferece muitos tipos de pacotes e preços para assim apoiar e desenvolver a busca de melhoria continua nas organizações.

Castro em 1995 faz algumas comparações das características dos candidatos em processo seletivos e como descobrir uma pessoa adequada para aquele determinado cargo, atividade ou função. Segundo o filosofo grego Platão que viveu entre os anos de 428-348 a.c, já sugeriu alguns testes para a escolha de guardiões mais indicados para ideal república.

O recrutamento e seleção de pessoal para CHIAVENATO (1997) consistem a necessidades futuras da empresa e recursos humanos, é um trabalho com o objetivo de atrair candidatos com excelentes perfis para o determinado cargo. A função básica é seleção de pessoas, triar os currículos e realizar um bom trabalho de busca com mídias sociais e outros meios para assim encontrar os melhores perfis.

A introdução de recursos humanos na empresa é uma das duas tomadas de fases do recrutamento e seleção de pessoal e a primeira é a escolha, entre os candidatos selecionados, com o principal objetivo do crescimento da empresa em seu lucro e desempenho.

Possuir um bom currículo não sinônimo de disputar uma boa vaga no mercado de trabalho, mas que se faz necessário, excelente experiência na vaga e mais que isso, um excelente feedback da empresa em que o candidato passou. Ter sucesso e obter competências técnicas é muito importante também como diferencial na seleção, hoje falar outro idioma é muito bom para a escolha em trabalho como em hotéis e áreas de comunição.

As consultorias nessa área, desenvolve um bom planejamento estratégico e plano de ação, algumas até com fluxo de setor para melhor acompanhamento em seus processos.