A CONSOLAÇAO DOS JUSTOS

 

2 Coríntios 4:8  Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.

 

A consolação dos justos está na sua fé. Na crença em que há um Deus que tudo orienta e tudo permite. Algo que nos difere dos que não  crêem em Deus. A maioria dos homens até reconhecem que há um Deus que permite e concede, mas não entende que Ele não tem prazer no sofrimento dos seus filhos.

 

O ímpio busca consolo no que possui e dali deseja abundância de paz. Constatamos que por momentos esta paz ainda que vivida, logo acaba, e se percebe um vazio na alma. Falta a entronização do Parakleto  O Consolador enviado.

 

O sofrimento dos justos não está somente na perseguição dos estranhos da fé, está  também na sua vida cotidiana, próprio dos seres humanos. Quando Deus colocou o  homem no jardim do Éden, determinou que tirasse da terra o seu sustento. Então era vontade de Deus que o homem não somente tivesse comunhão com o Criador, mas que se esforçasse em sobreviver. Não teria sentido todo este globo existir sem que dele houvesse esforço à sobrevivência. (Gênesis 2.15)

 

Independente de sermos  filhos de Deus, somos um povo que precisa da sua misericórdia, sabemos que em Sua Palavra está que ela é a razão de não sermos consumidos.

Levítico 26:12  E andarei no meio de vós e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.

 

A teologia da MODERNIDADE, isto é a PROSPERIDADE, tem feito com que muitos

crentes, pensem que algo como: se “sou filho de Rei, então sou príncipe, logo sou herdeiro dos céus, e a isto então aguardo milagres acontecerem”.

Sabemos que não é assim que Deus deseja que seus filhos O busquem. A singeleza de coração não está no dizer das palavras, mas na razão das atitudes.

Jeremias 24:7  E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu coração.

 

Nosso Deus se agrada dos homens quando eles reconhecem a força da Sua Vontade, reconhecem a sua misericórdia. Reconhecem que sem ela ainda que os mais abastados possam usufruir de suas riquezas, mas que pudessem expressar-se : SEM DEUS NADA SOMOS.

Salmos 18:6  Na angústia, invoquei ao SENHOR e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.

 

Quantos tem procurado nas suas posses a manutenção das suas almas, mas não discernem que não conseguirão salvá-las pelo poder do dinheiro ou do prestígio. Morrendo eles, nem nisso serão lembrados. O que acrescentaria felicidade à alma do mais ilustre cidadão terreno, que pudesse Deus dizer: Aqui está realmente uma pessoa que soube aproveitar sua vida na terra, e nisso Deus se jubilasse em saber que esta pessoa conseguisse ser salva no dia do Juízo?  Sabemos por entendimento de fé, que nada pode ser acrescido. Poderia o socorro ou a orientação humana, servir de auxílio perante os céus?  Não !

Salmos 60:11  Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.

 

Deus não faz acepção de pessoa e não tira ninguém por inocente.

 

Sabemos que em Jesus  toda criatura tem CONSOLO, pois Ele  está no céu a interceder pelas nossas angústias diante de Seu Pai o Nosso Criador, eis que pelas suas pisaduras fomos sarados.

O que nos conforta em nossas tribulações aqui na terra, é a Ação do Espírito Santo de Deus.

Este que nos consola e nos dá alívio de todo o nosso sofrimento.

 

Nosso Mestre um dia disse: NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES MAS TENHA BOM ÂNIMO POIS EU VENCI O MUNDO.

 

Estamos no início do ano e certamente teremos lutas até o final dele. Desanimaremos?

Certamente não. Poderemos até ser atribulados, mas desistir em crer não.

Que Deus nos fortaleça pela sua Graça.

 

Valdir Carvalho - Cascavel-Pr, 07 de janeiro de 2010