A CONQUISTA DE NOSSOS IDEAIS

Por Henrique Araújo | 19/02/2010 | Crescimento

A CONQUISTA DE NOSSOS IDEAIS

               

         A vida é uma luta renhida nos bastidores da esfera terrestre que requer força, coragem e ação. E a cada minuto, a cada hora, a cada dia e ano precisamos lutar mais na conquista do nosso ideal. Cada passo firme no caminho do futuro é uma conquista a mais. Cada passo dado para trás é um pedaço de vida perdida. É por isto que devemos lutar para vencer e nunca deixarmos minguar os nossos ideais que são reflexos de nossas vidas.

          Há muitos que são pobres e sentem desejos de estudar, por um lado para conquistar um lugar a mais no rol da pátria. Você estudante deve lutar para chegar ao lugar desejado. Nunca deixe vencer pela corrente perigosa do destino, da fraqueza, do medo, do desânimo. Veja apenas em sua frente um caminho: a realização de seus sonhos. O resto é parte secundária e não faz parte do plano.

          Os pobres deste século lutam tremendamente para viver. E como é triste em nosso meio aparecer uma pessoa maltratada, mal vestida, passando fome. O pior de tudo é não ser reconhecida pela sociedade. Todas as pessoas são dignas e lutam por uma vida melhor.

          Todos os homens devem lutar para a defesa do próximo. O homem não consegue viver só, isolado. Ele precisa se alimentar, estudar, conversar, trabalhar, rezar e até para morrer precisa de ajuda. Uma criança jamais chegaria a ser adulta se não tivesse os pais. O homem pode se libertar de tudo, mas jamais pode viver sem o próximo.

          Quantos e quantos quiseram nos ajudar dando algum apoio num e noutro ponto para chegar onde estamos. Agora que melhoramos de situação, por que não dar uma ajuda aos que caminham atrás de nós?

          Quando o homem chega ao apogeu da vida, deve ajudar o que vem atrás. Devemos pagar o que os outros fizeram por nós trazendo-os pelos mesmos caminhos. O caminho da vida é um só, todos passarão pela mesma estrada e estão sujeito à mesma poeira, aos mesmos buracos e curvas, mas também todos têm o direito de viajar pelo asfalto.

          Por tudo isto nunca devemos desanimar desta longa caminhada pela terra. Somos peregrinos que devemos lutar firmemente para chegarmos à meta final e desejada. Se assim não fizermos, então nós seremos os vencidos, frustrados e aí sim se perde o desejo de viver uma vida como a nossa. Por outro lado se todos os nossos desejos são satisfeitos e realizados a nossa maneira, não teremos a felicidade completa. Dizem o povo que a felicidade dura pouco, isto depende de cada um, de cada modo de encarar a felicidade. Segundo alguns, a felicidade anda sempre a nossa vista, mas nunca ao nosso alcance. Esta é uma idéia pessimista, ela depende pura e exclusivamente de nós e mais ninguém. Cada um pode ser feliz do modo que programar esta felicidade, depende da luta, do sacrifício que fizer. E tudo o que o homem quiser, com o tempo e a paciência ele pode adquirir.

          Por isto cada um deve continuar sempre na esperança de vencer, de conquistar com punhos e sua própria força para alcançar a meta desejada. A vitória depende do nosso esforço. É claro que todos receberão ajuda de diversos setores como escolas, instituições filantrópicas, membros da comunidade, mas é preciso lutar muito para conseguir a vitória de nossos ideais.