FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS - FESO

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS – UNIFESO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO-PROGRAD

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Ana Paula H.A. Coelho.

Cláudio H. Amaral

Cristiane dos Santos

Leandro C.Gomes

Maurício Fernando de R. Lourenço

Silvana de Abreu.

A CONDUTA DO ENFERMEIRO FRENTE AO EXAME COLPOCITOLÓGICO

Teresópolis

2008

Autores: Ana Paula H.A. Coelho, Cláudio H. Amaral, Cristiana dos Santos, Leandro C.Gomes, Maurício Fernando de R. Lourenço, Silvana de Abreu.

Introdução

O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para avaliar a saúde da mulher, é normal que existam medos e ansiedades para a realização do exame. A finalidade desse estudo é levantar as principais dúvidas, anseios, temores e responder a maioria das perguntas para que as mulheres possam entender como é e porque se realiza este exame.

O exame é simples e tem reduzido as mortes por câncer do colo do útero, câncer de mama e tratamento de IST (infecção sexualmente transmissíveis) em até 70% desde sua criação.

O sucesso do teste da-se vista que ele detecta doenças que ocorram no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer, o exame não é somente uma maneira de diagnosticara doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Quem deve fazer o exame, todas as mulheres com ou sem atividade sexual, devem fazer o exame anualmente, a melhor época para a realização do exame é no mínimo uma semana antes ou uma semana depois da menstruação, evitar duchas vaginais, cremes vaginais e não ter relação sexual no mínimo 24 horas antes do exame, mulheres virgens também deve ser examinado, existem varias técnicas que permite o exame nas virgens.

Nos casos de hemorragia a coleta pode ser feita adicionando á solução fixadora 3 gotas de solução aquosa de acido acético a 2%.

Problematização

Durante a realização do exame colpocitológico o enfermeiro presta um atendimento humanizado/acolhedor a sua cliente?

Questões Norteadoras

  • O enfermeiro presta atendimento humanizado na consulta ginecológica, mas em função do tempo a consulta torna-se incompleta/rápida.
  • As clientes possuem medos e receios que dificultam a interação do cuidador com o seu cuidado.

Objetivo geral

Refletir acerca da dinâmica do atendimento humanizado/acolhedor na realização do exame colpocitológico pelo enfermeiro.

Objetivo especifico

  • Identificar como o enfermeiro realiza o exame colpocitológico;
  • Conhecer a percepção do cliente frente ao atendimento no exame colpocitológico;
  • Investigar as praticas humanizadas/acolhedoras realizadas pelo enfermeiro na consulta do exame do colpocitológico .

Justificativa

Este estudo justifica-se pela possibilidade da  realização do colpocitológico pelo

enfermeiro(a), aonde , no Brasil ainda é grande o numero de casos de ocorrência do câncer de colo de útero e de que os enfermeiros(as) não se apoderam do direito de trabalhar com preventivo sendo assim, pretende-se promover maior divulgação aos enfermeiros do direito a realização do colpocitológico possibilitando maior segurança e domínio do tema.

Marco teórico

Segundo Carvalho (2001) o exame colpocitológico é o estudo das células obtidas na coleta de secreção vaginal para pesquisa de tumores genitais, enquanto para Cunha (1978), é um dos exames ginecológicos mais importantes. Serve para detectar doenças que ocorrem no colo do útero e seus anexos antes do desenvolvimento do câncer. A coleta do material do colo do útero que é mandado para um laboratório especializado em citopatologia.

Segundo Carvalho (2001) a conseqüência da não realização do exame Papanicolau eleva o índice de câncer do colo do útero. No entanto Cunha (1978) varias pesquisas  evidenciam que a não colaboração da cliente retarda o diagnóstico eficaz da doença. Quanto ao tratamento Carvalho (2001) citam em seus estudos que o objetivo é a coleta de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia, chamado também de citologia oncótica.É importante que as consultas sejam feitas de forma integrada apartir do encaminhamento do enfermeiro, de acordo com a necessidade da cliente. Esse exame pode ser feito gratuitamente nas unidades de Programa da Saúde da Família (UBS).

Segundo Horta (2001) a principal característica de uma perfeita realização de colheita é alcançar a Junção Escamocolunar(JEC) para obtenção de material da chamada zona de transformação cervix uterino, área de maior incidência de neoplasias.

Conforme Vianna (2001), o estudo do material colhido morre em uma colheita mal feita, para que isso não ocorra é necessário que o procedimento de colheita sigam certas normas antes de se iniciar a realização do exame (lâminas secas e limpas, frasco com fixador, espátulas ou similar e escova para coleta endocevical).

Metodologia

Este estudo será desenvolvido sob abordagem qualitativa do tipo descritiva por pretender refletir acerca das dinâmicas de atendimento do exame colpocitológico.

Considerações Finais

Os indicadores usados na validação do exame colpocitológico são influencia- dos como foi visto, por vários fatores que dizem respeito tanto ao procedimento citológico quanto ao histológico. O controle de qualidade destes dois procedimento como também a avaliação de qualidade nos laboratórios através da correlação citoistológica são essenciais para garantir a sensibilidade e a especificidade do exame de Papanicolau.O sucesso no rastreamento e controle do câncer de colo do útero dependerá da reorganização da assistência ginecológicas ás mulheres nos serviços de saúde; da capacitação dos profissionais de saúde; do aumento dos recursos humanos e financeiros destinados á esta área e da implementação efetiva de políticas públicas que resgatam os princípios de universalidade e integralidade presentes no cronograma de Atenção Integral á Saúde da Mulher.

Referência:

BASTOS, Álvaro da Cunha. Ginecologia . 11°ed.São Paulo: Atheneu,2006.

CARVALHO, Geraldo da Mota. Enfermagem em Ginecologia. São Paulo:EPU, 1996.

SALGADO, Clovis Rieper. São Paulo: colposcopia 2°ed. Rio de Janeiro: Fename.1973.

VIANA, Luis Carlos .Ginecologia.2°ed. São Paulo: Medsi,2001.

OLIVEIRA, Hildoberto Carneiro de.Tratado de Ginecologia.Rio de Janeiro:Revinter,2°vol,2001.