Clássicos de classe

Conhecer os clássicos de um país significa penetrar a cultura de um povo para descobrir seus valores socioculturais. Nesse sentido, ler e reler Machado de Assis representa visualizar a Língua Portuguesa a serviço de um Realismo brasileiro de crítica social.
O livro Memórias póstumas de Brás Cubas, por exemplo, denuncia ironicamente o relacionamento por interesse econômico: "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis"; revela com pessimismo e amargura a existência humana: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria"; indica que, muitas vezes, os bons sentimentos escondem a face egoísta da hipocrisia: "Quem não sabe que ao pé de cada bandeira pública, ostensiva, há muitas vezes outras bandeiras modestamente particulares que se hasteiam e flutuam à sombra daquela, e não raras vezes lhe sobrevivem?".
Por tudo isso, essa obra frequentemente é indicada como leitura obrigatória aos vestibulandos, visando a mostrar para a juventude o valor de um livro que propõe a reflexão sobre o comportamento das pessoas, pois os jovens, para escapar da alienação imposta, precisam conhecer a classe dos clássicos.


Jean Carlos Neris de Paula